Como as soluções da Clicksign podem impulsionar a sua imobiliária

Como as soluções da Clicksign podem impulsionar a sua imobiliária

Seja a sua imobiliária digital ou não, uma coisa é certa: você precisa lidar, diariamente, com uma gigantesca quantidade de documentos e informações no seu dia a dia.

Embora isso seja um desafio, também é uma necessidade – e a eficiência com que os seus colaboradores gerenciam essas atividades têm um impacto significativo em seus resultados.

banner teste grátis

E mais, apesar da experiência (e presença) dos corretores de imóveis permanecer vital para concretização das operações imobiliárias, a Internet surgiu como uma ferramenta para otimizar processos, auxiliando todas as gerações de consumidores e dando tração para as companhias. 

De acordo com um estudo realizado pela National Association of Realtors:

  • 97% de todos os compradores de casas usaram a internet em suas buscas;
  • 76% dos compradores de casas usaram um dispositivo de pesquisa para celular ou tablet; 
  • os millennials (nascidos entre 1981 a 1996) usaram dispositivos móveis quase 2x mais que a geração silenciosa (nascidos entre 1925 e 1942);
  • apesar da tecnologia ser vista como um desafio para 41% das empresas, 95% dos profissionais da área utilizam o e-mail diariamente, 57% usam aplicativos de mídia social e 69% têm um site.

Além disso,

“a ferramenta de software mais fornecidas e incentivadas pelas empresas foi a assinatura eletrônica (83%)”. 

Sem dúvidas, esse momento é uma grande oportunidade para o seu negócio! Já imaginou o impacto no seu faturamento se os seus corretores pudessem otimizar, de maneira simples e prática, o seu processo de criação, acompanhamento, gestão de contratos e fluxo de trabalho, aumentando a sua produtividade?

Esse é justamente o papel das soluções digitais, conduzindo ao sucesso as empresas que souberem transformar a tecnologia no mercado imobiliário em uma ferramenta de negócios geradora de receitas e redutora de custos. Vamos, então, dar uma olhada em como a Clicksign pode ser a sua aliada nessa jornada?

Clicksign Assinatura: porque flexibilidade é tudo na hora de fechar negócios

Imagine concretizar os seus contratos de aluguel, venda, arrendamento ou depósito, e aceitar ofertas de qualquer dispositivo: celular, tablet ou PC, de forma rápida e com a máxima segurança jurídica?

Ao utilizar o serviço de assinatura de documentos online da Clicksign, os corretores de imóveis e gestores de imobiliárias têm muito mais flexibilidade operacional, pois ficam liberados da necessidade de organizar horários e localizações geográficas diferentes para fechar os seus negócios. 

Além disso, as assinaturas eletrônicas garantem total transparência para todas as partes envolvidas no processo de compra, venda ou aluguel de um imóvel e você consegue acompanhar todo o ciclo de assinaturas do documento em tempo real.

Exemplo de solicitação de assinatura via email | Clicksign

Ainda tem dúvidas se a sua imobiliária precisa dessa ferramenta? Veja só algumas das vantagens do uso da Clicksign Assinatura:

  • Feche negócios em minutos;
  • maior satisfação do cliente;
  • maior satisfação dos seus colaboradores (a satisfação no trabalho tem papel fundamental nos ganhos, já que corretores de imóveis que se identificam como felizes em suas carreiras ganham em média três vezes mais do que corretores insatisfeitos).
  • inovação constante;
  • assine contratos e outros documentos sem a necessidade de as duas partes se encontrarem no mesmo espaço físico;
  • redução substancial dos processos presenciais;
  • seus clientes podem assinar documentos de qualquer dispositivo, sem precisar instalar nenhum software;
  • diminuição de turnover, reduzindo os pontos de atrito para assinatura ser efetivada e consequente aumento do faturamento da sua companhia;
  • validade jurídica garantida pela Medida Provisória 2.200-2.

Vale lembrar que este último é o item mais importante da lista. Afinal, sem uma solução de assinatura eletrônica juridicamente vinculativa, nada mais importa e a Clicksign é o primeiro player 100% brasileiro do mercado de assinatura de documentos online a obter o certificado ISO 27001 (norma de reconhecimento mundial para a gestão da Segurança da Informação) com validade em todo o território nacional.

Casos de uso para o setor imobiliário

A digitalização de contratos imobiliários é uma tendência que está ganhando o mundo, assim como as imobiliárias digitais, a venda de terrenos no metaverso e o crescimento das proptechs estão redefinindo os rumos dessa indústria. 

Atualmente, a assinatura de documentos online para esse mercado engloba uma extensa gama de declarações, certidões, comprovantes, registros e acordos. De maneira especial, podemos dividi-los em 3 grandes grupos: locações, compra e vendas e documentos internos.

  1. Locações: aqui, o principal uso é focado em renovações de contratos e avisos de término de contrato de locação. Além disso, a Clicksign Assinatura também agiliza o processo de documentos como transferências, registros, cancelamentos e mudanças de titularidade de contratos de fornecimento de água, luz, telefone, conexão à internet, gás natural, assinatura de seguro-caução e seguro residencial, autorização para solicitar reformas, notificação de descumprimento e autorizações de pagamento. Ter um serviço de assinatura de documentos online é uma vantagem real que permite otimizar a pesquisa, a gestão e o arquivamento de todos esses procedimentos, evitando gaps e deixando essas diligências  muito mais seguras.
  2. Compra e vendas: entre os principais documentos, estão o compromisso de compra e venda, contratos de autorização de anúncios em portais imobiliários, relatórios de visitas a imóveis, inventários de bens, seguro residencial, termos e condições, acordos com terceiros, aceitação de ofertas e contrapropostas… Gerenciar essa lista de informações envolve anexar uma quantidade considerável de “papelada” a cada propriedade. Por isso, assinar esses documentos digitalmente, além de trazer economia de recursos, facilita o acesso para consulta e injeta recursos mais rapidamente em seu caixa.
  3. Documentos internos: além dos itens acima mencionados, as imobiliárias trabalham com uma infinidade de documentos internos de todos os tipos, como financeiro, comercial, recursos humanos, jurídico etc.

Felizmente, quase todas as soluções modernas de assinatura digital são consideradas legais, desde que sigam as diretrizes estabelecidas pelo ordenamento jurídico. 

💡Nesse ponto, é importante se atentar a dois importantes fatores!

  1. Respeito à forma exigida em lei, ou seja, a observância correta ao tipo de assinatura que a normativa brasileira eventualmente pode exigir. Como exemplo, sabemos que documentos relativos a transferências de bens imóveis precisam ser assinados com certificado digital para que possuam validade, conforme a legislação vigente. Assim, esse tipo de documento poderá ser recusado se tiver assinatura diversa do que a lei exige. Desta forma, antes de configurar o tipo de assinatura de determinado documento, o seu time jurídico deve ser consultado para que tais eventuais requisitos sejam verificados. Neste ponto, informamos que a Plataforma Clicksign dispõe de todos os tipos de assinatura mencionados na Lei 14.063/2020, que divide as assinaturas em simples, avançadas e qualificadas, e você pode escolher o tipo de assinatura que mais lhe convém de acordo com o documento que possui e com a orientação do seu time jurídico.
  2. Além da forma adequada, deve-se respeitar as disposições legais sobre o conteúdo do documento. Por exemplo, o Código de Processo Civil brasileiro disciplina que, para ser considerado um título executivo extrajudicial, um documento precisa conter a assinatura de duas testemunhas. Assim, ainda que o processo de assinatura feito pela Clicksign seja seguro e auditável, um documento assinado em nossa Plataforma que não contenha duas assinaturas poderá ser recusado pelo Judiciário como título executivo extrajudicial diante da ausência do requisito legal. Na Plataforma, é possível inserir quantos signatários forem necessários, bem como definir ordenação e as devidas qualificações de assinatura (representante legal, parte, testemunha e várias outras disponíveis para a sua escolha).

Essas particularidades ajudam a garantir que todos os contratos e acordos sem papel – incluindo documentos imobiliários – sejam aceitos.

Agora, se o objetivo é descomplicar ainda mais a vida do seu cliente, também temos o Aceite via Whatsapp. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e muitos gestores e corretores também precisam mais do que uma simples assinatura eletrônica para agilizar suas operações diárias. Assim, pelo Aceite, você consegue realizar:

  • Confirmação de termos de vistorias;
  • reembolso / abatimento de investimentos feitos pelo locatário em imóvel;
  • entrega de algum documento ao cliente (nesse caso, é necessário obter o aceite de um conteúdo, confirmando a entrega desse documento); 
  • acerto de honorários;
  • confirmação de leitura;
  • alteração cadastrais;
  • autorização;
  • recebimento de documentos;
  • confirmação de serviços prestados;
  • confirmação de escopo de serviços a serem prestados;
  • agendamento de visitas;
  • aceitação de termos de uso.condições;
  • confirmação de requerimento e muito mais.

Clicksign Automação: crie, gerencie e automatize seus fluxos de trabalho

À medida que os profissionais da área criam novos documentos e gerenciam os antigos, as soluções tradicionais de assinatura eletrônica podem não ser suficientes, sendo necessário lidar com um fluxo de trabalho personalizado.

Para isso, a Clicksign Automação é uma solução avançada e exclusiva criada para agilizar ainda mais o processo de contratação eletrônica através da automatização de processos.

Isso significa não só rastrear operações e gerenciar documentos, como também ser muito mais produtivo. 

Essa ferramenta engloba um processo de contratação de ponta a ponta com apenas alguns cliques. Através dela, é possível gerar modelos de documento na plataforma, capturar as informações dos signatários (quem assina) através de formulários, inserir as informações através de uma planilha, permitir assinaturas em série, encaminhar lembretes e mais.

A Clicksign Automação revoluciona a forma como os documentos são preparados, assinados e gerenciados, dando rapidez e precisão ao seu processo de assinatura de documentos, de forma segura e mais conveniente, economizando tempo e dinheiro. 

https://www.youtube.com/watch?v=6-K4IqyVqwU

Clicksign Integração: vincule a sua marca à inovação

Em linhas gerais, com a Clicksign Integração, você integra a assinatura eletrônica às soluções da sua empresa. Imagine as inúmeras possibilidades de se integrar via API as soluções da Clicksign dentro do seu site ou app?

Além de serem facilmente configuradas, permitirá que o seu cliente não precise sair do ambiente com o qual está acostumado para assinar. Isso desburocratiza a experiência do usuário e marca pontos na consideração da sua marca.

De igual modo, pode ser um divisor de águas para corretores de imóveis que desejam ganhar mais em menos tempo, permitindo melhor produtividade e coordenação de suas atividades. 

Assim, independente da sua necessidade, temos a solução perfeita para você ir além da assinatura eletrônica e conquistar a maior fatia do mercado.

É hora de virar a chave: aproveite a sazonalidade do mercado imobiliário para testar a nossa plataforma

Como acontece em outros setores, o mercado imobiliário segue um padrão sazonal, o que significa que o número de vendas, o número de imóveis à venda e os preços oscilam em função da época do ano.

Historicamente, essa indústria passa por baixas significativas nos meses de janeiro e julho em decorrência do contexto de férias escolares, em que muitas pessoas optam por viajar e adiam os planos de comprar ou alugar um imóvel. Não é à toa que menos lançamentos de unidades acontecem nesses meses do ano. 

No entanto, existem outros aspectos que interferem nesse movimento, fazendo com que a sazonalidade não seja a mesma em todos os locais. Por exemplo, em cidades frias, as vendas tendem a ser mais lentas no inverno, pois as pessoas querem evitar se mudar no inverno. 

Por outro lado, em áreas mais quentes, um maior registro de vendas acontece durante o inverno. Assim, é fundamental entender cada período de acordo com o mercado em que se está inserido. 

Outro fator que influencia a sazonalidade imobiliária é o ano letivo. Potenciais clientes que possuam filhos evitarão mudanças bruscas durante o calendário acadêmico, para diminuir o estresse da realocação e até uma eventual necessidade de troca de instituição. 

De fato, a grande vantagem de compreender os efeitos da sazonalidade é que ela ajuda os compradores a encontrarem os melhores negócios e os vendedores a venderem suas casas com o melhor preço. 

Desta forma, realize um planejamento cuidadoso para realizar as melhores projeções para o seu negócio e entenda como aproveitar o comportamento do consumidor. 

Ainda que se esteja em um eventual período de baixas, é possível fortalecer o seu relacionamento com o cliente mostrando uma postura disruptiva e novidades personalizadas, facilitadas e possibilitadas pelos inúmeros recursos tecnológicos disponíveis nesse ecossistema.

Acredite, é possível agir diante dessas imprevisibilidades com a solução certa, aumentando seu fluxo de trabalho sem papel, aprimorando suas habilidades de gerenciamento e ganhando tempo.

Para isso e muito mais, a Clicksign tem a resposta certa para acelerar e alavancar o crescimento da sua imobiliária! Se você deseja digitalizar os seus processos, como já fazem as principais empresas do mercado, a Clicksign é a solução ideal!

Saiba mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!

Quero fazer um teste grátis ➨

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign