Dia do Consumidor: o que é e quando é comemorado

Dia do Consumidor: o que é e quando é comemorado

No cenário global de comércio, o consumidor desempenha um papel central e fundamental. Ele não é apenas o destinatário final dos produtos e serviços, mas também o motor que impulsiona a economia. Reconhecendo essa importância, o Dia do Consumidor surge como uma celebração anual, não só homenageando os consumidores e trazendo promoções diferenciadas para o dia, mas também refletindo sobre seus direitos, responsabilidades e o impacto que exercem no mercado. 

     

Banner_Teste_Grátis_03

 

O que é o Dia do Consumidor e quando é comemorado?

No Brasil, o Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, sendo conhecido, inclusive, como a “Black Friday do 1º semestre” por trazer oportunidades de vendas imperdíveis para quem deseja alavancar sua receita. Normalmente, a data conta com promoções exclusivas para o dia, que pode até se estender em “Semana do Consumidor” ou “Mês do Consumidor”. 

Essa iniciativa não apenas atrai consumidores ávidos por ofertas especiais, mas também permite que as empresas fortaleçam seus laços com o público, demonstrando seu compromisso com a satisfação do cliente e a valorização de sua fidelidade. 

Como se preparar para o Dia do Consumidor?

Como vimos, para as empresas, o Dia do Consumidor representa uma oportunidade única de aumentar as vendas, fortalecer o relacionamento com os clientes e impulsionar a marca. E, para isso, algumas estratégias são essenciais para se antecipar e garantir o sucesso desse dia:

Planejamento antecipado

Comece a planejar suas promoções e estratégias de marketing com antecedência. Determine quais produtos serão incluídos nas ofertas, defina os descontos e estabeleça metas de vendas realistas.

Estoque suficiente

Certifique-se de que você tem um estoque adequado para atender à demanda durante o Dia do Consumidor. Antecipe as quantidades necessárias com base nas vendas do ano anterior e nas projeções de crescimento.

Prepare sua equipe

Treine sua equipe para lidar com o aumento no volume de vendas e para oferecer um excelente atendimento ao cliente durante o Dia do Consumidor. Certifique-se de que eles estejam preparados para responder a perguntas e resolver problemas dos clientes de forma rápida e eficiente.

3 estratégias para vender mais nessa data

Confira algumas estratégias comerciais para aproveitar ao máximo o Dia do Consumidor:

1. Promoções atraentes e bem divulgadas

Crie promoções e ofertas especiais que sejam atraentes para os clientes. Descontos significativos, brindes ou frete grátis podem ajudar a atrair mais consumidores. Oferecer vantagens exclusivas para clientes fiéis, como acesso antecipado às promoções ou cupons de desconto adicionais para futuras compras, também é uma forma de manter quem já é cliente satisfeito, levando-os a comprar cada vez mais.

Além disso, analise quais são os canais de marketing disponíveis para promover suas ofertas, como e-mails, redes sociais, anúncios online e marketing de influenciadores.

2. Diversifique as formas de pagamento

Facilite o processo de compra para seus clientes oferecendo uma variedade de opções de pagamento. Além dos métodos tradicionais, como cartão de crédito e débito, considere aceitar pagamento por meio de carteiras digitais, transferências bancárias e até mesmo criptomoedas, se aplicável. Quanto mais opções de pagamento você oferecer, maior será a probabilidade de atrair clientes que preferem métodos específicos.

3. Invista em experiência do cliente

Investir na experiência do cliente é fundamental para garantir que eles tenham uma jornada de compra satisfatória durante o Dia do Consumidor. Certifique-se de que seu site ou plataforma de vendas online seja intuitivo e fácil de navegar, com informações claras sobre produtos e políticas de compra. Além disso, ofereça um atendimento ao cliente excepcional, respondendo rapidamente às dúvidas e preocupações dos clientes e garantindo uma entrega rápida e eficiente dos produtos.

Outra dica é investir na assinatura digital de contratos, diminuindo o tempo para fechar negócios e facilitando a experiência do consumidor. Ao oferecer aos seus clientes a opção de assinar contratos eletronicamente, você promove uma experiência mais facilitada e elimina a necessidade de documentos físicos, tornando seus processos comerciais mais ágeis e seguros. 

Assim, você e sua equipe podem economizar tempo e reduzir custos com impressões e envios, além de expandir as fronteiras do seu negócio.

Confira as vantagens exclusivas do Mês do Consumidor Clicksign e:

  • Envie documentos para assinatura online com validade jurídica, de onde estiver.
  • Integre a assinatura eletrônica aos seus sistemas.
  • Automatize a geração de documentos.

Com a Clicksign, você começa a utilizar a assinatura eletrônica hoje mesmo e ainda garante vantagens exclusivas* para potencializar o fechamento de negócios:

  • Contrate o plano Empresarial e ganhe três funcionalidades por 3 meses: Envio por Whatsapp, SMS e Aceite via Whatsapp.
  • Contrate o plano Integração e ganhe 20% de desconto na primeira fatura do plano mensal ou 10% de desconto no plano anual.
  • Contrate o plano Automação e ganhe 20% de desconto na primeira fatura do plano mensal ou 10% de desconto no plano anual.

Conheça mais sobre o Mês do Consumidor Clicksign.

*Consulte o regulamento.

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign