Empreendedorismo verde: como a assinatura eletrônica contribui para a sustentabilidade da sua empresa

Empreendedorismo verde: como a assinatura eletrônica contribui para a sustentabilidade da sua empresa

O empreendedorismo verde é um movimento das empresas em prol da preservação do meio ambiente e da aplicação de práticas sustentáveis em suas atividades. Existem diversas maneiras de investir nessa tendência mundial, mas, nesse artigo, você vai conhecer uma das opções mais simples e eficazes de fazer parte desse movimento daqui em diante: a assinatura eletrônica.

Empresas que utilizam essa tecnologia têm a possibilidade de melhorar seus processos de assinatura de documentos, reduzir custos logísticos e, mais do que isso, ser mais sustentáveis em suas práticas. Por isso, a assinatura eletrônica é uma ótima alternativa para investir no empreendedorismo verde. Mas, primeiro é preciso saber: o que é empreendedorismo verde?

O que é empreendedorismo verde

Para definir o empreendedorismo verde, é preciso voltar alguns anos. Desde o final do século passado, a emissão de carbono e a destruição de áreas verdes têm sido um dos principais temas das políticas multilaterais internacionais, e delas surgem tratados importantes como o de Quioto, por exemplo, que adotou medidas para diminuir consideravelmente a emissão de carbono na atmosfera.

O crescimento da indústria e o consequente aumento do consumo e da dependência de fontes de energias não-renováveis acendeu um alerta vermelho na condução de todas as atividades no mercado global.

O que é definido como empreendedorismo verde é essa política empresarial de trabalhar de maneira sustentável. Cada empreendimento tem uma particularidade em sua produção: indústrias e escritórios, por exemplo, têm atividades muito distintas, e cada uma é capaz de encontrar maneiras de reduzir seu impacto no meio-ambiente.

Por que o empreendedorismo verde é tendência no mundo atual?

Simplesmente porque a urgência ecológica não é mais apenas uma questão de princípios. Diminuir as “pegadas de carbono” (ou seja, o volume de poluição produzido) se tornou uma medida para aumentar a economia no ambiente.

Além disso, uma cultura mais sustentável dentro do ambiente de trabalho tem impactos muito positivos nos sentimentos e na proatividade dos colaboradores. Pessoas que sentem que estão fazendo a diferença de alguma forma são estimuladas a transformar mais áreas de suas vidas, seja dentro ou fora de casa. Funciona como um gesto produtivo com um grande poder multiplicador.

Em contrapartida, atividades com alto impacto em pegadas de carbono vão se tornar cada vez mais caras e mais punitivas no bolso das empresas, enquanto atividades sustentáveis - como o uso de energias renováveis, reciclagem e reaproveitamento, implementos para aumentar a efetividade de recursos hídricos e afins - vão garantir mais do que isenções, conquistando selos de qualidade importantes para a reputação da empresa.

Nos dias de hoje, ter uma boa reputação é fundamental para as empresas. Por esse motivo, praticar a sustentabilidade tem um enorme poder de marketing, afinal, conquistar um selo de empreendedorismo verde facilita créditos e funciona como um importante distintivo junto aos consumidores mais exigentes. A sustentabilidade já é um dos maiores critérios entre clientes, abrindo diversas portas para colocar seu negócio no patamar de outras grandes empresas.

A Importância de um futuro sustentável

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), se as emissões de gases de efeito estufa continuarem no ritmo atual, a temperatura global pode aumentar de 3°C a 4°C até 2100. Só esse dado já é um grande motivo para que as empresas adotem o empreendedorismo verde em suas práticas, mas existem muitos outros números que assustam e mostram o cenário atual em que todos se encontram. 

Construa um futuro sustentável com a assinatura eletrônica

Tudo o que você precisa para tornar sua empresa sustentável e aplicar o empreendedorismo verde é começar. Como você já viu, é possível fazer isso de diversas maneiras, e a assinatura eletrônica certamente é uma delas. 

Com o auxílio dessa tecnologia, é possível alcançar resultados que fortalecem o empreendedorismo verde na sua empresa. Você pode, por exemplo, diminuir consideravelmente a necessidade de contratar motoboys para coletar e autenticar documentos, reduzindo as viagens feitas e o consumo de combustível.

As mesmas assinaturas eletrônicas, somadas ao ambiente de segurança de rede e organização de arquivos, podem diminuir drasticamente o consumo de papel e de espaço onde os antigos arquivos costumavam ficar. Com essa tecnologia, tudo pode ficar disponível na nuvem para ser acessado com segurança, com uma dinâmica de arquivamento extremamente prática.

O uso de upload na nuvem também amortece um impacto pouco discutido: o de servidores. Servidores tradicionais podem ser ineficientes e ter um consumo elevado de energia, enquanto o armazenamento em nuvem é capaz de criar criptografias otimizadas que aumentam em muito a qualidade de armazenamento.

Como a Clicksign pode ajudar você com o empreendedorismo verde


O empreendedorismo verde precisa fazer parte do planejamento e desenvolvimento da sua empresa. 

Com a Clicksign, você tem acesso a soluções de assinatura eletrônica que promovem a redução de custos e de recursos para sua empresa, por meio da utilização de uma plataforma totalmente digital que permite enviar e assinar documentos de qualquer dispositivo com acesso à internet, de forma rápida, prática e segura. E, como você viu acima, essas soluções também podem auxiliar no desenvolvimento sustentável e na sua jornada por esse caminho.

Até dezembro de 2023, a quantidade de documentos assinados pela Clicksign equivalia a mais de 96 milhões de páginas que não precisaram ser impressas. Levando em consideração a estimativa de que com uma árvore é possível produzir em torno de 10 mil folhas de papel, os clientes da Clicksign já ajudaram a salvar mais de 10 mil árvores. Esse é o poder da assinatura eletrônica no empreendedorismo verde.

E não parou por aí. A Clicksign continua alcançando cada vez mais clientes e parceiros que, além de desejarem utilizar a plataforma de assinatura eletrônica e todas as suas funcionalidades, querem fazer parte do empreendedorismo verde e trilhar um caminho mais sustentável.

Se você deseja saber mais sobre essas soluções e todas as possibilidades que a assinatura eletrônica promove ao seu negócio, faça um teste gratuito e conheça a plataforma Clicksign na prática.

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign