Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Gestão de Startup: como as assinaturas de documentos online podem melhorar e acelerar os seus processos

Gestão de Startup
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Gestão de Startup: como as assinaturas de documentos online podem melhorar e acelerar os seus processos

O trabalho da gestão de startup é crescer. De registros corporativos, bancos de dados, pagamentos eletrônicos, gestão de RH e outros registros que anteriormente exigiam o uso de papel, as assinaturas de documentos online agora são uma maneira útil de aumentar a segurança e a confiabilidade dos processos através de um sistema codificado e simples de usar.

Hoje, a digitalização de documentos na gestão de startups é imprescindível para negócios que possuem necessidades legítimas de entrar em transações remotas e lidar com informações confidenciais em um ambiente online.

Através dela, é possível obter informações que os tradicionais procedimentos baseados em papel não permitem, como reforçar a validade jurídica do arquivo através dos mais diferentes tipos de autenticação. 

Para isso, a assinatura de documentos online fornece um método prático que se tornou imperativo para empresas que precisam de uma solução economicamente viável que desburocratize os seus processos internos.

Por que implementar a assinatura de documentos online?

Se você pensa em alavancar a sua startup, esta modalidade de assinatura deve estar em sua lista de prioridades. Além de simplificar o fechamento de contratos, ela permite que as suas equipes aumentem a produtividade, concluindo mais transações e aumentando a sua base de clientes muito mais rápido. 

Importante dizer que, nesse caso, diferentes países têm diferentes disposições, já que sua criação e uso são desenvolvidos pelos próprios governos e isso ajuda na sua adoção e confiabilidade.

No Brasil, a validade jurídica da assinatura eletrônica é reconhecida desde 2011 por meio da Medida Provisória 2.200-2. Ela se aplica tanto a entes públicos quanto privados e é responsável pela criação da Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP-Brasil, que emite os certificados digitais.

Muitas atividades comerciais podem se beneficiar desses recursos, seja para liberação de alguma atividade interna, validação de atas, contratos, fechamento de negociações, equity e muitos outros documentos.

Para que uma assinatura digital seja eficiente e confiável, ela deve ser criada dentro dos limites da criptografia vinculada aos padrões do setor. 

No Brasil, a Clicksign, primeira empresa de assinatura eletrônica do país, foi também o primeiro player do mercado de assinatura eletrônica a obter o certificado ISO 27001 com validade em território nacional – uma norma de reconhecimento mundial para a gestão da Segurança da Informação, garantindo a proteção de dados dos seus documentos

Usamos uma tecnologia de alta segurança que protege o conteúdo do documento contra possíveis alterações: o Código Hash, formado a partir de um cálculo matemático utilizado para criptografar o documento original.

Desta forma, é gerado um código único que assegura a integridade do seu conteúdo, garantindo que nenhuma alteração, por menor que seja, será feita após a assinatura sem que essa chave seja alterada.

Além disso, é possível reforçar a segurança do processo de assinatura ao escolher pontos de autenticação obrigatórios e adicionais, como por exemplo o Certificado digital ou a Biometria facial. Os dados das autenticações ficam registrados no histórico do Log, como é possível conferir na imagem abaixo:

Fonte: Clicksign

Mais que isso, se a sua empresa tem uma imagem forte, ela precisa ficar registrada em todas as ferramentas que utiliza e a Clicksign permite que seus documentos sejam personalizados com a sua marca e suas cores. Assim, é possível assinar documentos online de onde estiver em menos de 1 minuto e com validade jurídica, melhorando a experiência do seu cliente.

Afinal, de acordo com a maior pesquisa sobre CX (customer experience) no Brasil, o CX Trends 2022: 

86% dos consumidores declararam dar preferência para comprar de marcas que oferecem uma boa experiência.

Externamente, essa tecnologia oferece, ainda, insights valiosos sobre seus documentos, suprindo o desperdício de tempo que uma documentação física teria e permanecendo ágil o suficiente para escalar. 

As startups precisam que suas equipes enxutas cubram os gaps do seu crescimento e a Clicksign é a sua melhor aliada para que os seus principais documentos não fiquem isolados na companhia – falta de documentação e organização retardam a implementação de uma cultura de growth.

Entre as principais soluções e benefícios que a sua startup terá com a Clicksign, podemos citar:

Caso queira ter acesso a um passo a passo de como essa ferramenta funciona na prática, clique aqui.

As startups líderes inovam, entram no mercado e escalam otimizando os seus processos 

Com milhares de novas empresas sendo lançadas todos os dias, as startups não podem se dar ao luxo de relaxar e não experimentar ou inovar. Por isso, é crucial que se mantenha sempre atenta ao que está acontecendo ao seu redor na validação de seu MVP, especialmente, em relação àquilo que seus concorrentes ou novos players estão fazendo.

Segundo divulgado pela Startup Genome, as startups estão sendo um catalisador para o crescimento econômico global e local, criando um valor que já está quase no mesmo nível do PIB de uma economia do G7. 

Fonte: Startup Genome

No Brasil, seguimos quebrando recordes de financiamento. Em 2021, o país viu um crescimento de 237% no valor em dólares das rodadas da Série B + em comparação com 2020. O valor total de saída do país para 2021 foi de US$ 49 bilhões, um grande salto em relação a US$ 1 bilhão em 2020.

Nesse sentido, atualmente são raras as empresas que não estão optando pelo digital para atrair mais clientes e otimizar seu processo de trabalho. Elas estão usando extensivamente assinaturas eletrônicas como diferencial competitivo, ao invés das assinaturas manuscritas que arrastam os procedimentos e os deixam muito mais tediosos e demorados – tanto no manuseio, quanto na execução.

As startups são conhecidas pelo seu caráter inovador e disruptivo, por isso, precisam estar sempre acompanhando as tendências das suas indústrias, já que seus clientes estão acostumados a fazerem negócios de novas maneiras e, portanto, esperam que as companhias com as quais trabalham forneçam serviços cada vez mais rápidos e confiáveis.

Portanto, o conceito de assinatura de documentos online está ganhando força, permitindo que as organizações economizem tempo, dinheiro e mão de obra para operações importantes e críticas. Isso não apenas ajuda na gestão do tempo, mas também na obtenção de um maior retorno sobre o investimento (ROI) e em uma mentalidade sustentável.

Por fim, vale lembrar que os investidores em startups e scale-ups estão cada vez mais olhando atentamente para os componentes ESG de suas propostas. A alteração da assinatura física para a eletrônica elimina o transporte de papéis e a emissão de gases poluentes.

Em recente pesquisa, a PwC constatou que 83% dos consumidores acham que as empresas deveriam moldar ativamente as melhores práticas de ESG. Portanto, agora é a hora de tomar decisões de compra com base no impacto ambiental e social da sua companhia. E isso não é tudo:

“Vou descontinuar meu relacionamento com empresas que tratam mal o meio ambiente, os funcionários ou a comunidade em que atuam”

76% dos consumidores no relatório PwC Consumer Intelligence 2 de junho de 2021

Logo, para sobreviver e prosperar, você precisa garantir que a gestão da sua startup seja eficiente, sustentável e responsável. Por isso, incorpore agora mesmo as soluções de assinatura de documentos online em seu fluxo de trabalho diário.

Por fim, caso você deseje digitalizar os seus processos agora mesmo e otimizar a sua gestão de startup, como fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e conheça os nossos Planos e Preços.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.