Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Inbound e Outbound nas vendas: o que é e como funciona

Imagem de um tablet em cima do teclado de um notebook
Business / Tecnologia e Negócios
Segmento:

Inbound e Outbound nas vendas: o que é e como funciona

O que é Inbound e Outbound? Essa é uma das grandes dúvidas de quem está buscando melhorias nas vendas. Ao primeiro olhar, esses nomes parecem complicados, mas podemos resumir esses conceitos da seguinte maneira: são técnicas comerciais para conquistar novos clientes e aumentar a conversão de uma empresa.

Apesar de serem ideias que se relacionam, cada uma delas utiliza abordagens diferentes para atingir tal objetivo. Um fator em comum é que ambas podem tirar vantagens de ferramentas tecnológicas e das automações no setor empresarial. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e veja todas as informações que nós da Clicksign separamos para você!

Temos também um post completo sobre o que é automação e como ela pode ajudar empreendimentos, vale a pena conferir!

Como funcionam as vendas Inbound?

Vendas Inbound, Inbound Sales ou Marketing de Atração é uma estratégia com objetivo de fazer com que o cliente venha até a empresa, e não o contrário. O conceito se baseia na criação de diversos conteúdos de qualidade e altamente relevantes para o público-alvo, levando-o a tomar conhecimento sobre os produtos ou serviços daquela marca por meio do nicho de materiais que ela cria no ambiente virtual.

Para que esse método funcione, é necessário entender muito bem as dores de seus clientes em potencial:

  • Quais suas necessidades?
  • Quais as dúvidas que eles possuem sobre a área em que seu produto está inserido?
  • Como dá para relacionar seu serviço a outros tópicos de interesse dessas pessoas?

Todas essas são questões que devem ser feitas e estudadas em seus concorrentes para que possa oferecer algo realmente atrativo para aquele comprador.

E as vendas Outbound? O que são?

Também pode ser chamado de Marketing Tradicional e, ao contrário da estratégia anterior, a empresa é quem vai até o cliente. Para cumprir esse objetivo são utilizados meios mais tradicionais de comunicação, arriscando-se pouco nos meios virtuais de comunicação – mas de forma alguma ignorando-os completamente.

Nas vendas Outbound são produzidos materiais que despertem no comprador a vontade urgente de consumo. É uma comunicação mais direta, mais envolvida com os gatilhos mentais de venda

Mas não pense que apenas porque um é mais direto que o outro, que ele é o único que funciona. Ambas estratégias são eficientes, apenas possuem distinções. Entenda o porquê!

Quais são as diferenças entre Inbound e Outbound?

Bom, nessa altura já deu para entender que uma das grandes diferenças entre as técnicas de Inbound e Outbound Sales é como cada uma delas chega até o conhecimento do cliente: o primeiro atrai o usuário até si, enquanto o segundo vai atrás do cliente. Sendo assim, os recursos que cada um costuma utilizar também é distinto.

O Inbound baseia-se nos métodos digitais de comunicação, possuindo sites, atuando em redes sociais e se beneficiando de todas as ferramentas modernas de marketing. Já o Outbound busca métodos de divulgações mais conservadores, como a televisão, panfletos e outros anúncios. Mas também há formas digitais de aplicar as estratégias desse método, elas só não são as principais.

Apesar de ambos buscarem aumentas as vendas, os objetivos específicos de cada uma dessas estratégias também são diferentes:

As vendas Inbound têm como sua prioridade a conquista e a fidelização de seu público. Já as estratégias Outbound têm como objetivo a conversão rápida.

Uma empresa que busca o aumento da conversão pode se beneficiar de ambos os métodos de abordagem, atingindo de maneira mais efetiva pessoas que estão em diferentes momentos da jornada do consumidor. Para saber qual plano deve priorizar, é necessário entender a quantas andam as métricas de sua empresa.

Aprenda sobre como monitorar resultados, acesse “KPI: o que é e como pode melhorar a gestão do seu negócio?“.

O que é preciso para aplicar Inbound e Outbound em um negócio

Se interessou por Inbound e Outbound Sale e quer aplicar em sua empresa? Descubra o que é preciso para fazer essas técnicas se tornarem efetivas!

Escolha as mídias certas

Já citamos que uma das grandes diferenças entre as estratégias de marketing que estamos apresentando nesse post são as mídias que elas utilizam para atingir o aumento de vendas. No entanto, não é possível produzir com assertividade e qualidade para todas os canais existentes. Tentar colocar isso em prática nem mesmo é inteligente para as finanças de um negócio, afinal são gastos recursos a cada nova propaganda.

Estude o Perfil do Consumidor Ideal (PCI) de sua empresa para entender em quais mídias seus potenciais compradores estão. Assim, fará gastos para gerar conteúdos nos lugares certos e as ações da equipe de marketing trarão muito mais resultados.

Corrija erros nos processos da empresa

Não adianta buscar aumento de vendas se sua marca não for capaz de atender a essa demanda, certo? Por isso, um dos primeiros cuidados que um gestor deve tomar é identificar os gargalos na produção e processos administrativos da empresa. Só assim será possível encontrar formas de resolver questões que travam o avanço de um negócio.

Já falamos aqui no blog da Clicksign sobre Growth Hacking, uma tendência que trabalha diretamente nos gaps que acontecem em empresas dos mais diversos setores. Esse método identifica os pontos críticos da operação e traça planos para solucioná-los, aumentando o escoamento de produção e destravando setores administrativos. Vale a pena conhecer essa técnica mais a fundo!

Fique de olho nos avanços do mercado

Com tantos avanços tecnológicos acontecendo no setor empresarial, quem não se mantém a par das ferramentas e estratégias mais modernas fica para trás. Esteja sempre observando os lançamentos para o ramo que atua, ou soluções que seus concorrentes diretos encontraram para questões de trabalho que você também pode se beneficiar.

Já existem diversas automações disponíveis que permitem gestores controlar os documentos de sua empresa na nuvem, trabalhando com criptografia para aumentar a segurança das transações que realizam e que fazem a distância já não ser mais um problema para fechar negócio.

Um excelente exemplo disso são as assinaturas digitais que agilizam processos, permitem contratar empresas de outros locais se estas oferecem mais vantagens para a marca, e ainda são uma garantia maior sobre a incorruptibilidade de um arquivo.

Com essas dicas já dá para ter uma ideia de como começar a aplicar o Inbound e Outboud marketing em sua empresa. Acompanhe nossas publicações para sempre descobrir ainda mais novidades e melhorias para o setor empresarial por meio de automações!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.