Localização compartilhada:  mais segurança na assinatura

Localização compartilhada: mais segurança na assinatura

Publicado em:
19
/
06
/
2023

Quando assinamos um documento, todos os dados que são registrados durante o processo de assinatura desempenham um papel vital na sua validade jurídica e na confirmação da identidade do signatário. Esses dados ajudam a estabelecer a autenticidade e a integridade do documento, fornecendo evidências que respaldam sua validade legal. Quanto mais evidências, mais seguro o documento se torna. 

Quando falamos de validar a identidade do signatário, ao optar pela assinatura eletrônica, por exemplo, a validação ocorre por meio de dados como endereços de IP, endereços de e-mail e métodos de autenticação utilizados. No caso de uma assinatura física, o reconhecimento de firma realizada no cartório assume tal responsabilidade. Assim, quanto mais detalhadas as informações do processo de identificação e responsabilidades de quem assina o documento, mais seguro aquele documento é. 

Nesse contexto, a Clicksign traz uma nova funcionalidade para deixar a assinatura eletrônica de documentos ainda mais segura: a localização compartilhada

O recurso já está disponível, sem custo adicional. Vamos conhecer mais sobre ele?

O que é localização compartilhada?

Com a localização compartilhada, as informações de localização geográfica do signatário no momento da assinatura são capturadas pela configuração do navegador. Ele busca as informações de geolocalização do endereço IP, que fornece a localização aproximada do dispositivo em que ocorreu o processo de assinatura.

O recurso permite agregar um nível adicional de proteção, ajudando no combate à fraude ao possibilitar que a localização seja utilizada em uma eventual conferência da veracidade da assinatura. 

Rastrear o local durante a assinatura eletrônica pode ser importante:

  • Em caso de conflito;
  • No momento da Auditoria;
  • Ao determinar a posição em que os dados foram alterados;
  • Para determinar se o documento é da fonte certa;
  • Ao localizar o signatário;
  • Na determinação do caminho do documento.

Dessa forma, ao incorporar um registro auditável da localização geográfica dos signatários, a Clicksign adiciona uma camada adicional de evidência para ajudar a validar a autenticidade e integridade das assinaturas. Esses registros são armazenados junto com as informações do documento assinado, criando uma trilha de auditoria que pode ser consultada posteriormente, se necessário.

Ao verificar a correspondência entre a localização do signatário e a localidade exigida, é possível reduzir o risco de assinaturas fraudulentas ou não autorizadas. Isso ajuda a fortalecer a confiabilidade dos documentos assinados digitalmente e a assegurar que os requisitos legais sejam atendidos.

Vale ressaltar que a nova funcionalidade está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e que a política de privacidade da Clicksign não foi alterada, pois nela já consta a informação de coleta da localização.

Como funciona a localização compartilhada?

No momento da assinatura do documento digital, o signatário vai poder autorizar ou não o compartilhamento da sua localização. O compartilhamento é opcional e, em caso de não autorização, o processo de assinatura do documento ocorre normalmente.

A funcionalidade está disponível tanto em computador quanto em celular. Geralmente, a localização é mais precisa em dispositivos móveis por conta do GPS que os smartphones possuem. 

Ao habilitar a localização compartilhada, os dados de latitude e longitude serão gravados no Log do documento e na plataforma da Clicksign. Assim, o remetente consegue consultar essas informações ou visualizar um mapa com a localização aproximada.

Se o navegador usado pelo signatário não for compatível com a funcionalidade, o processo de assinatura seguirá normalmente, sem solicitação de localização e, consequentemente, sem o seu registro no Log e histórico do documento.

Entenda como esse processo ocorre na visão de quem assina o documento e de quem o envia:

Visão do signatário

No processo de assinatura do documento, durante a etapa de confirmação dos dados, surgirá uma mensagem para o signatário pedindo permissão para compartilhar a sua localização. 

Ao selecionar “Ok” ou “Não permitir”, o processo de assinatura segue normalmente, independente da resposta. O navegador gravará aquela opção e a mensagem não aparecerá novamente no caso de outros documentos assinados futuramente na Clicksign pelo mesmo navegador.

Caso o signatário deseje alterar a escolha feita posteriormente, é preciso habilitar ou desabilitar novamente nas configurações do navegador.

Janela de autorização da localização compartilhada no Chrome.
Cada navegador tem suas próprias configurações. Ao acessar o Chrome pelo computador, por exemplo, é possível ativar ou desativar a localização por meio do atalho mostrado na imagem.

Visão do remetente

Após assinado, será possível visualizar o documento e ver o Log do documento na aba Histórico, na plataforma Clicksign. Lá, constarão as informações de localização dos signatários (latitude e longitude e um link do mapa com a localização aproximada). 

Telas que mostram a localização compartilhada do signatário na plataforma Clicksign.

Segurança extra para seus documentos

Como pudemos ver, a localização compartilhada desempenha um papel importante na assinatura de documentos digitais, ajudando a prevenir fraudes ao criar um registro auditável da localização geográfica de quem assinou o documento. 

A localização compartilhada já está disponível gratuitamente na Clicksign. Teste agora sem precisar de cartão de crédito!

Mais do que assinar

Além de todas as funcionalidades disponíveis você também pode utilizar a plataforma para enviar seus documentos para assinatura.

Tela do App Clicksign
Promoção Click50

Modernize e expanda seu negócio aproveitando os descontos exclusivos nos planos de 50 documentos.