Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Como melhorar a experiência da contratação de serviços

Como melhorar a experiência da contratação de serviços
Assinatura eletrônica / Negócios

Como melhorar a experiência da contratação de serviços

Melhorar a experiência da contratação de serviços é fundamental para a saúde financeira de sua empresa. Isto ocorre porque vivemos em um mundo de negócios extremamente competitivo. As diferenças entre um serviço oferecido por uma companhia do que é prestado por outra, são mínimas. Portanto, o que vai pesar na escolha de seu cliente não é o preço ou a equipe que faz o trabalho. Mas, sim, a experiência que ele teve com o atendimento e a prestação do serviço. Estar atento a experiência ajuda a manter o cliente fiel a sua empresa e não o troque pelo concorrente.

Existem muitas formas de melhorar a experiência da contratação de serviços. É preciso se pensar, primeiramente, na forma como o consumidor é conquistado. Depois, outros fatores devem, também, ser levados em conta, como por exemplo, a velocidade com que o serviço é fechado. Assim, quanto mais rápido e, por consequência, com menos vai e volta, o contrato é fechado, maior é a sensação de agilidade que fica para o cliente. Entretanto, outro fator fundamental é manter os canais de comunicação com o consumidor bem claros e amigáveis. Isso fará com que a imagem de sua empresa tenha essa mesma impressão.     

Os pontos de contato com o cliente

Podemos definir pontos de contato como todo e qualquer lugar ou momento em que um consumidor se depara com sua marca. Isso, antes, durante ou depois de fechar negócios com você. Um ponto de contato pode ser online, como um site, um anúncio no Google ou, por exemplo, uma página de negócios em uma rede social. Entretanto, ele pode ser offline também. Nesse caso podemos encontrá-lo em um anúncio de jornal ou, até mesmo, em um cartão de visitas.

Online ou offline é importante se ater a alguns pontos simples, mas que são a chave para que o cliente uma boa experiência da contratação de serviços. Esses pontos podem ser um formulário para solicitação de contato, um telefonema, um e-mail, uma versão self-service para compra, o fechamento de contrato, o suporte, entre outros.

Logo, por essa definição, já podemos concluir de que se trata de uma ferramenta muito importante para conquistar um cliente e melhorar a experiência que ele tem da contratação de serviços de sua empresa.

Entenda quem é o seu cliente

Saber quais são e onde estão seus pontos de contato é um dos princípios para entender o seu consumidor. E sobretudo para conseguir mapear a jornada que seu cliente faz até chegar a você. Assim, para identificá-los faça uma lista com os principais momentos e locais em que seu público-alvo interage com você. Separe-os em antes, durante e depois das compras, isto vai ajudar bastante.

Após ter feito o mapeamento dos pontos de contato será possível criar uma estratégia de direcionamento do cliente para onde você deseja que ele vá. E, principalmente, oferecer a ele uma experiência única dentre seus concorrentes, que o fará se lembrar para sempre de sua empresa .

Diminuir o “vai e volta” na experiência de contratação de serviços

Poucos fatos impedem tanto uma venda quanto o vai e vem de contratos. A hora de fechar o trato deve ser o ponto alto da negociação e, portanto, deve-se evitar jogar a transação no meio do vento glacial que é o ato de enviar o contrato múltiplas vezes para um mesmo cliente. Esse, deve ser um momento rápido, composto pelas etapas de leitura e assinatura do documento. Pois essa é a hora em que o cliente está “quente”, já visualizando o serviço prestado. Se ele pensar demais as chances de desistir do negócio aumentam consideravelmente. Portanto, esse é um momento chave que deve ser muito bem aproveitado.

O Fluxia, neste caso, colabora muito com a agilidade do fechamento de contrato. Principalmente porque o documento já está pré-montado, bastando que o próprio cliente preencha um formulário que o sistema envia por e-mail, SMS ou Whatsapp. A assinatura do documento é feita de forma eletrônica, sendo necessário para isso, apenas um Token de segurança que a própria plataforma do Fluxia envia ao seu cliente.

Assim, o tempo com que se fecha um negócio ao utilizar o Fluxia é muito reduzido. Esse é um fator preponderante quando se quer melhorar a experiência do consumidor na contratação de serviços. Trata-se de uma solução altamente tecnológica que vai moldar ainda mais a imagem de sua empresa como moderna e antenada com as melhores ferramentas do mercado.  

Aproveite uma única oportunidade para capturar os dados do cliente

Não é sempre que o cliente estará à sua disposição para oferecer as informações necessárias para sua empresa. Aproveite sua melhor oportunidade e pergunte a ele o que precisa saber. Esses dados podem servir para elaboração do contrato de serviço, como é o caso do RG, CPF, CNPJ, endereço e nome dos representantes legais, por exemplo. Mas, também, podem ser informações necessárias para uma eventual campanha de marketing e vendas, como um e-mail, telefone, Whatsapp, redes sociais, etc…

Os dados para utilização do marketing, podem ser capturados de forma digital, através de um formulário de perguntas e respostas em uma landing page. Mas é sempre muito importante informar ao cliente, ou possível cliente, sobre o que será feito com esses dados e lembrar-se que nesse ano de 2020 entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, que regulamenta o que pode e o que não pode ser feito com as informações de consumidores em poder das empresas.

Assim, os dados para campanhas de marketing, no geral, são capturados de forma automatizada em landing pages. Entretanto, as informações para elaboração dos contratos não. Portanto, se elas não forem registradas em uma única oportunidade, o cliente pode se sentir incomodado de ter que perder seu tempo para fornecer uma informação que já poderia ter enviado em uma conversa anterior. Isto, é claro, prejudica a experiência da contratação de serviços.

Layout amigável

Manter uma interface que não apenas ajude, mas sobretudo, guie o seu cliente na jornada de compra, é o que fará a diferença na hora de melhorar a experiência dele com sua empresa. E, mesmo com a popularização das redes sociais, a página corporativa na internet, ou website, ainda é o principal canal de contato com o cliente. Pelo menos é o que garante a integridade de sua empresa.

Portanto, para criá-lo defina qual será seu objetivo com ele, que pode ser meramente informativo, sem qualquer outra intenção que não seja mostrar os tipos de serviço que você presta. Contudo, ele pode ser também um site dinâmico, que você vai usar para vender seus serviços. Independente do objetivo, o site precisa ter um layout bem claro. Quanto menos elementos que distraiam a atenção do usuário melhor.

Conclusão 

Sobretudo, é preciso lembrar que um site pode ser acessado tanto por um desktop quanto por um celular ou tablet. Por isso, não se esqueça de montá-lo para ser acessível aos mais diferentes dispositivos. Manter as informações mais importantes de seu site ao alcance fácil do usuário é, também, fundamental. E, por último, não podemos nos esquecer de estabelecer estratégias de ranqueamento de sua página nos buscadores da internet, como o Google. Afinal, de nada adianta ter um site perfeito se ele não aparece nas buscas dos usuários.

Portanto, quando pensar em melhorar a experiência da contratação de serviços leve em consideração todos esses itens: os pontos de contato, diminuição do vai e vem de contratos, utilizar soluções tecnológicas como o Fluxia, não perder oportunidades de conseguir informações e manter um bom site corporativo na internet. Você vai ver como a percepção do cliente sobre sua empresa vai melhorar muito.  

Gostou? Inscreva-se na News!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *