Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Assinatura digital e eletrônica: explicamos as diferenças!

Homem utilizando tablet e caneta eletrônica para fazer assinatura eletrônica
Assinatura eletrônica / Jurídico

Assinatura digital e eletrônica: explicamos as diferenças!

Diante de tamanho avanço tecnológico e a versatilidade do mercado contemporâneo, cada vez mais requisitados são os conhecimentos acerca da otimização de processos que antes eram pessoalmente, e hoje necessitam da agilidade da tecnologia da informação à distância e com toda a segurança possível.

Sabendo que a migração para a mundo digital foi quase que compulsória – e que bom, nesse caso – por conta a pandemia, a necessidade de automatização de processos e acesso contínuo à redes, sejam elas as sociais, as de trabalho, aos clientes de forma online, etc., chegou para ficar.

Dito isto, paira na comunidade em geral uma dúvida bastante comum sobre qual a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital. Há ainda quem confunda as duas com o certificado digital  Parece mesmo confuso, já que são todas formas de assinar e validar um documento ou conteúdo, mas na verdade é bem simples entender suas diferenças.

Então, a fim de clarear seu entendimento resolvemos fazer uma apanhado sobre essas duas assinaturas e suas funcionalidades.  Acompanhe o conteúdo!

Assinatura eletrônica, o que é?

A assinatura eletrônica é o gênero referente a todos os métodos utilizados para acessar, assinar, compartilhar e aprovar informações (suas) no mundo virtual. É semelhante à assinatura no papel, porém no meio eletrônico, e é considerada uma modalidade bastante acessível e objetiva para tanto.

Esse tipo de autenticação é bem simples, ágil e menos burocrático quando se trata se poder acessar alguns conteúdos e páginas de maneira exclusiva com as determinadas permissões.

Protegida por tecnologias de ponta, ela possuirá validade desde que executada através de um Systems of Agreement, utiliza um certificado de autoridade privada ou outras formas de autenticação simples, de modo a ser mais viável a todos.

Porém, mais do que isso, para ter valor legal a assinatura eletrônica deve ser composta por três elementos essenciais:

  1. Comprovação da integridade do documento assinado;
  2. Identificação e autenticação do autor da assinatura;
  3. Registro da assinatura.

Existem várias formas de assinatura digital, podendo ser feita por meio de uso de uso de senhas, impressão digital, assinatura digital, assinatura por biometria facial, ou até por aquela assinatura pelo touch screen do smartphone quando você recebe uma encomenda dos correios, sabe?

Caso queira aprender definitivamente a fazer uma assinatura eletrônica, indicamos a leitura de um post especialmente com essa temática e que inclui com um passo a passo para você. Confira!

Campos de funcionalidade da assinatura eletrônica

Você pode não ter notado – ainda –, mas as assinaturas eletrônicas são muito mais presentes em sua vida do que você imagina!

É possível fazer a assinatura eletrônica pelo PDF, por exemplo, no qual você cria uma assinatura eletrônica que tornará o documento incorruptível, sendo muito utilizadas, por exemplo, em assinaturas de contratos.

O e-CPF também é um meio de fazer uma assinatura eletrônica segura com seus dados para entrar em site, ou baixar algum arquivo, bem comotransações bancárias pelo aplicativo no celular.

O que é assinatura digital?

A assinatura digital é uma espécie de assinatura eletrônica, mas que utiliza um certificado digital para ter sua efetivação. Incrivelmente, esse formato de assinar é resultante de uma operação matemática que utiliza criptografia e permite aferir a origem e a integridade do documento eletrônico.

Entendeu a confusão? O certificado digital não é uma forma de assinatura, mas sim uma meio para a funcionalidade e validade da assinatura digital, de modo que vinculada ao documento – que é eletrônico – e  caso seja feita qualquer alteração, a assinatura será tida como quebrada.

Preciso de certificados digitais?

Aqui a diferença entre a assinatura digital e eletrônica se difundem mais ainda, de maneira que para a realização de uma assinatura digital você necessitará de um Certificado Digital emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e também ao ICP Brasil.

Esse certificado digital terá suas informações pessoais e profissionais e é dotado de um grau muito maior de proteção, sendo então umaassinatura digital eletrônica qualificada ou assinatura eletrônica digital.

Nós também temos um post bem completo sobre quais os tipos de certificações digitais e como obtê-las, caso você tenha interesse em se aprofundar no assunto.

Funções e aplicabilidade prática

Como relatado, as assinaturas digitais têm uma maior vazão em setores públicos jurídicos, pois estes necessitam que todo e qualquer acesso seja registrado e que cada pessoa seja responsável pelos atos dentro de algum órgão ou processo eletrônico.

Por exemplo, caso você seja advogado certamente já se deparou com as plataformas judiciais e todas elas, sem excessão, necessitam da assinatura digital com certificação digital para entrar no sistema, bem como para validar, assinar e anexar qualquer arquivo.

O mesmo se aplica a qualquer empresa que possua certificados digitais, como as instituições bancárias.

O futuro até das profissões mais antigas é tecnológico, já notou?

Assinatura com certificado digital

Posso confiar que meus dados estarão seguros com ambas assinaturas?

Pode e deve confiar! Seus objetivos são facilitar a vida das pessoas, bem como fazer isso com muito segurança.

A assinatura eletrônica, por exemplo, é uma das formas mais utilizadas para evitar casos de fraude, tendo sua atuação sido bem efetiva nesse sentido.

Por sua vez, as assinaturas eletrônicas digitais atuam também na proteção de dados de seguridade social, por exemplo, de maneira que eles ficarão seguros na plataforma do INSS e só poderão ser acessados por você e por quem – comprovadamente e por meio de certificado digital – se identifique e comprove o vínculo.

A Clicksign se preocupa em como os avanços tecnológicos estão sendo transformando a sua realidade e, por isso, optamos por produzir sempre conteúdos relevantes como esse  para te auxiliar a não ser impactado negativamente pelo turbilhão de informações. Fique atento ao nosso blog, sempre tem novidades! Aliás, que tal continuar sua leitura por aqui conferindo nosso post: Transformação digital – o que o futuro reserva para o mercado e seus desafios?