Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Qual a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

mitech-processing-service-image-01
Assinatura eletrônica / Jurídico

Qual a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

Qual é a diferença entre assinatura eletrônica, assinatura digital e certificado digital?

Uma dúvida bastante comum é qual a diferença entre assinatura eletrônica, assinatura digital e certificado digital. Então vamos esclarecer aqui as diferenças para facilitar a sua vida.

Assinatura eletrônica é o gênero referente a todos os métodos utilizados para assinar um documento eletrônico. É semelhante à assinatura no papel, porém no meio eletrônico. Para ter valor legal, a assinatura eletrônica é composta por três elementos essenciais: comprovação da integridade do documento assinado, identificação e autenticação do autor da assinatura e registro da assinatura.

Certificado digital é um arquivo eletrônico emitido pelo Governo contendo um conjunto de informações que identificam um agente.

Assinatura digital é uma espécie de assinatura eletrônica que utiliza o certificado digital. A assinatura também é resultante de uma operação matemática que utiliza criptografia e permite aferir a origem e a integridade do documento. A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico, que caso seja feita qualquer alteração, a assinatura se torna inválida.

Assinatura de documento

A Clicksign atua com Assinatura Eletrônica e foi desenvolvida para reforçar a validade de documentos e assinaturas eletrônicas, é compatível com as principais normas internacionais de assinatura eletrônica.

Quer saber mais sobre Assinatura Eletrônica? Veja a nossa matéria Assinatura Eletrônica: entenda como funciona