O que é biometria? Conheça os 10 tipos mais populares

O que é biometria? Conheça os 10 tipos mais populares

A internet é um solo fértil para resolução de problemas, para facilitar e acelerar processos e otimizar tempo. Mas, quanto mais ativos somos no mundo digital, mais atenção com a segurança das nossas informações e dados precisamos ter. Nesse sentido, a autenticação de usuários é uma das principais medidas de segurança utilizadas atualmente, já que as tradicionais senhas já não são mais suficientes — e é aí que entra a biometria.

Com o aumento de ameaças cibernéticas, como roubo de identidade e fraudes financeiras, cada vez mais empresas e organizações estão buscando maneiras de proteger suas informações e as de seus clientes. 

Nessa perspectiva, o mercado de tecnologia biométrica deve crescer a uma taxa anual de 22,7% até 2025, impulsionado pelo aumento da demanda por soluções de segurança em diversos setores, como financeiro, governo, saúde e varejo.

Ressalte-se que, em 2020, a receita global do mercado de biometria foi de US$ 22,5 bilhões, e a previsão é que esse número chegue a US$ 68,6 bilhões até 2027, mostrando a tendência de crescimento dessa tecnologia nos próximos anos.

banner teste grátis

O que é biometria?

A biometria é uma tecnologia de identificação de usuários por meio de características físicas únicas, como impressões digitais, íris, voz, rosto, entre outras. Essa tecnologia é amplamente empregada em sistemas de segurança, controle de acesso, identificação pessoal, e até mesmo em transações financeiras, com o objetivo de aumentar a segurança e a precisão na identificação de pessoas.

Ao contrário das senhas, que podem ser roubadas ou esquecidas, as características biométricas são inerentes à pessoa e difíceis de serem falsificadas, tornando a autenticação biométrica uma forma mais segura e confiável de identificação de usuários.

No Brasil, o ordenamento jurídico (como a LGPD) prevê o direito à “inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem”, bem como o respeito à privacidade atrelado aos direitos humanos, ressaltando a necessidade de segurança na era digital

Por isso, empresas que não seguem em conformidade com a legislação, estão sujeitas a multas e até mesmo impossibilidade de exercerem a função frente ao consumidor. Por isso, inovar em tecnologias que aumentem a segurança é primordial.

Nesse sentido, uma pesquisa do GetApp mostra que usuários estão se sentido cada vez mais confortáveis para usar os mais diversos tipos de biometria.

Gráfico mostrando o crescimento do conforto no uso de biometria (2020-2022) entre usuários por tipo.
Usuários estão se sentido cada vez mais confortáveis para usar os mais diversos tipos de biometria | Fonte: GetApp

Quais os tipos de biometria mais populares?

Existem vários tipos de autenticação biométrica, cada um com suas vantagens e desvantagens. Entre os principais, citamos:

Impressões digitais

As impressões digitais são talvez o tipo de biometria mais conhecido e utilizado atualmente. Elas são únicas para cada indivíduo e relativamente fáceis de se coletar.

São amplamente utilizadas em dispositivos móveis, como smartphones e também em sistemas de segurança em geral. A sua coleta é feita por meio de um scanner de impressões digitais, que converte a imagem em um padrão digital para ser comparado com o padrão previamente armazenado no banco de dados.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente em aplicativos de segurança. Ele funciona por meio do reconhecimento das características faciais únicas de cada indivíduo, como formato do rosto, olhos, nariz e boca.

Geralmente, é feito por meio de câmeras integradas em dispositivos móveis ou sistemas que utilizam algoritmos de reconhecimento de imagem para comparar as características faciais com as armazenadas em um banco de dados.

Reconhecimento de voz

O reconhecimento de voz é uma tecnologia que utiliza as características únicas da voz de um indivíduo para autenticação. Ele funciona por meio da análise do tom de voz, padrões de fala e outros fatores relacionados ao som da voz.

É especialmente útil em sistemas de reconhecimento de chamadas telefônicas, sistemas de controle de acesso de voz e outras operações semelhantes.

Reconhecimento de retina

O reconhecimento de retina é um tipo de biometria que utiliza as características únicas da retina dos olhos de um indivíduo para autenticação. Ele funciona por meio do uso de um scanner de retina, que emite uma luz infravermelha para analisar a imagem da retina.

Em sua essência, é uma técnica bastante utilizada em sistemas de segurança em que a precisão é essencial, como em sistemas de controle de acesso em ambientes altamente restritos.

Reconhecimento de íris

O reconhecimento de íris é um tipo de biometria que utiliza as características únicas da íris dos olhos de um indivíduo para autenticação.

O seu funcionamento se dá por meio do uso de um scanner de íris, que emite uma luz infravermelha para analisar a imagem da íris.

Assim como o reconhecimento de retina, é mais utilizado em sistemas de segurança em que a precisão é decisiva.

Reconhecimento de palma da mão

A palma da mão apresenta características distintivas, como linhas e sulcos, que são utilizadas para verificar a identidade de uma pessoa de maneira rápida e precisa. Logo, o reconhecimento de palma da mão é um método biométrico que se baseia na análise detalhada da geometria da mão, incluindo as linhas e padrões presentes na palma. 

Esses padrões únicos e estáveis oferecem uma forma eficaz de autenticação, sendo particularmente valiosa em ambientes onde as impressões digitais podem estar desgastadas ou não serem claramente identificáveis. 

Assinatura biométrica

A maneira como uma pessoa assina, incluindo a pressão exercida, a velocidade de traço e a sequência dos movimentos, é única para cada indivíduo. Assim, a biometria de assinatura analisa a forma e os traços únicos da assinatura manuscrita de uma pessoa. 

Reconhecimento de padrões de digitação

Cada indivíduo possui uma dinâmica única de digitação, resultante de hábitos, habilidades motoras e características físicas. Dessa forma, o reconhecimento de padrões de digitação analisa a forma como uma pessoa digita, incluindo a velocidade, a pressão nas teclas e os padrões de digitação. Essas nuances na forma de digitar são capturadas e usadas para autenticar a identidade do usuário de forma segura. 

Geometria da mão

A biometria baseada na geometria da mão é realizada por um dispositivo que analisa a estrutura da mão e a compara com uma base de dados. Este método considera as dimensões dos dedos, a largura dos ossos e o padrão das articulações para criar um perfil individual.

O dispositivo de leitura extrai medidas em três dimensões e as converte em um identificador matemático, gerando assim um modelo. Para uma leitura precisa, é essencial replicar a mesma posição da mão que foi usada durante o cadastro.

Biometria vascular

A identificação biométrica pode ser efetuada através da análise das veias presentes na mão, um método conhecido como Identificação por Veias (Vein ID - VID). As veias não podem ser clonadas nem substituídas, conferindo uma precisão de 99% a essa técnica.

Para reforçar ainda mais essa precisão, a leitura das veias da mão só é possível quando acompanhada de um gesto específico de punho, o que torna mais difícil a fraude e a simulação de parâmetros pessoais.

Vantagens do uso da biometria

Você já parou para pensar na importância que o cliente de hoje, imerso no mundo digital e ciente das vantagens e problemas, dá à segurança de informações e principalmente à validade jurídica dos documentos que ele assina? E que, possivelmente, manda para os clientes dele também?

Dados da Fortinet, líder global em soluções amplas, integradas e automatizadas de segurança cibernética, mostra que, só entre janeiro e junho de 2021, foram mais de 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em nosso país.

Então, investir em mais pontos de autenticação não só aumenta a segurança das operações, como também diminui o risco de fraudes e de invasores se utilizando de má-fé para roubar as suas informações.

Segurança, criptografia e autenticação se tornaram direitos básicos de todo o usuário, em nível global. 

Afinal, no fim do dia, a confiabilidade no mundo corporativo é, de fato, um dos ativos mais valiosos e quanto mais segurança o seu cliente/parceiro identificar, menos dúvidas ele terá em relação aos dados/permissões e, por consequência, mais negócios serão firmados.

Na Clicksign, o direito à privacidade é coisa séria. Prezamos e respeitamos as particularidades de qualquer natureza, desde dados confidenciais até o comprometimento e zelo que dispensamos ao ato de assinar documentos. 

Não é a toa que possuímos a única empresa de assinatura eletrônica brasileira a obter a certificação ISO 27001 e contamos com diversas formas de autenticação para nossos clientes.

Exemplos de biometria na prática

Um exemplo prático de como a biometria está mudando a forma como nos identificamos é o uso de impressão digital em smartphones. Em vez de inserir uma senha ou PIN para desbloquear o dispositivo, basta colocar o dedo no leitor biométrico para acessar o aparelho.

Isso torna o processo de autenticação mais rápido e conveniente para o usuário, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança.

Outro exemplo é o reconhecimento facial. Em aeroportos e outros locais de grande movimentação, o uso de tecnologia de reconhecimento facial pode agilizar o processo de identificação de passageiros e visitantes, aumentando a eficiência e reduzindo as filas.

O momento da economia global é de contínua transformação e inúmeras soluções digitais surgem cada vez mais rápido. Um negócio inteligente está atento para as inovações e para a importância de incluir métodos cada vez mais seguros e automatizados, já que investir em tecnologia é estar à frente do mercado.

Outro importante exemplo do uso de biometria está na autenticação de signatários que utilizam a assinatura eletrônica.

Ao assinar um documento, seja ele de qual finalidade for, é necessário que haja um elevado grau de segurança. Principalmente as instituições financeiras e bancárias demandam cada vez mais esse tipo de controle na validação dos signatários dos seus documentos, pois há um risco alto de fraude na solicitação de empréstimos e processos do dia a dia.

Por isso, implementar esse recurso na sua empresa, seja ela qual for, é primordial. Vejamos, na prática, como isso é possível.

6 passos para assinar com biometria facial na Clicksign

Gif mostrando como assinar com biometria facial na Clicksign.
  1. Usuário remetente envia o documento para assinatura com autenticação biometria facial;
  2. O signatário, após clicar em “Assinar”, preenche ou confirma seus dados;
  3. Faz a ativação de sua câmera e seleciona o tipo de documento que deseja utilizar na autenticação;
  4. Tira uma foto da frente e verso do documento escolhido e aguarda o processo de OCR - tecnologia que checa se os dados do documento são os mesmos informados pelo signatário ou operador remetente;
  5. Tira uma foto de seu rosto e aguarda o reconhecimento facial, que avalia se o rosto na imagem do documento é o mesmo da pessoa;
  6. Insere o token e finaliza a assinatura do documento.

A biometria está mudando a forma como protegemos nossos dados

Como visto, a biometria é uma tecnologia que vem ganhando espaço no mercado de segurança e autenticação de usuários.

Com a sua ascensão, podemos esperar uma maior facilidade de uso em dispositivos móveis e outras aplicações e também uma redução no número de fraudes e roubos de identidade.

Além disso, a biometria pode desempenhar um papel importante na democratização do acesso a serviços financeiros e outras áreas que exigem uma identificação segura.

Embora as senhas ainda sejam amplamente utilizadas, é provável que a biometria se torne cada vez mais popular nos próximos anos, conforme a tecnologia evolui e se torna mais acessível. Portanto, fique de olho nessa tendência e busque maneiras de implementar a biometria em seus processos, já que a sua utilização permite tornar os processos mais seguros, convenientes e eficientes.

De fato, a biometria está transformando a forma como nos identificamos e protegemos nossos dados, e com certeza continuará a ser uma das tecnologias mais relevantes e promissoras da era digital.

Pensando nisso, se você deseja digitalizar os seus processos de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e teste já a biometria em nossa plataforma por 14 dias grátis, enviando até 30 documentos para assinatura hoje mesmo.

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign