O que é certificado digital e como funciona

Quer entender melhor o que é certificado digital? De maneira resumida, esse recurso é como uma identidade digital para empresas ou pessoas. Sua origem se deu a fim de facilitar os processos burocráticos que precisamos desenvolver ao longo da vida profissional, deixando de lado o jeito tradicional, que usa papéis e canetas.
Com a vantagem de serem feitos à distancia, os certificados e assinaturas digitais não precisam mais ter o reconhecimento de cartório, ao passo que possuem, ainda, a mesma aptidão judicial que os feitos da forma tradicional. Podemos dar os créditos novamente a evolução tecnológica!
Há quem diga que a segurança dessas novas formas digitais de documentação são ainda maiores e mais invioláveis. Não é possível dizer ao certo, mas podemos afirmar que, sim, os certificados digitais são seguros o suficiente. Sua garantia de preservação de dados de dão a partir de chaves de criptografias. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura:
Assinaturas eletrônicas e certificado digital
A assinatura digital possui definição correspondente às assinaturas tradicionais, mas com uma diferença: os certificados digitais precisam estar vinculados a ela. Além disso, os certificados necessitam do credenciamento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Diante disso, entendemos melhor a razão do certificado digital ser tão seguro quanto qualquer outro.
O funcionamento da assinatura junto ao certificado pode parecer confuso inicialmente, mas vamos facilitar: a validação das assinaturas precisam de um certificado que, por sua vez, carrega um arquivo com as informações sobre a pessoa ou empresa correspondente.
Fique atento a diferença entre assinatura eletrônica e digital, apesar de terem sentidos próximos, não são iguais. Enquanto a assinatura digital necessita de certificados digitais emitidos por entidades com vínculo ICP-Brasil, a assinatura eletrônica utiliza certificados mais acessíveis disponibilizado por jurisdições privadas.
Para que é usado
Os certificados digitais são utilizados como um comprovante de identidade, uma vez que possui arquivos eletrônicos com as informações e dados relativos a cada corporação ou indivíduo. Mais do que isso, assim como mencionado anteriormente, o certificado digital soma à assinatura digital para validação desta.
Outra funcionalidade dos certificados digitais é a possibilidade de ingressão em processos eletrônicos mais restritos, como o INSS ou a Receita Federal. Sabendo disso, fica claro que toda e qualquer empresa precisa do certificado digital, dado que o contato direto com instituições públicas é essencial em sua rotina.
Podemos elencar outros benefícios dos certificados digitais, como:
- o comodismo para realizar procedimentos onde desejar;
- agilidade para burocracias;
- segurança de dados e informações.
Quais os tipos
Há, basicamente, dois tipos de certificados digitais, o S e o A. O certificado do tipo S funciona como criptografia de dados e informações, sendo possível apenas o acesso de pessoas autorizadas. Já o certificado digital do tipo A, é o mais comum, podendo ser subdividido em duas categorias principais: 1 e 3.
Certificado digital do tipo A
Serve como identificador de assinantes, funcionando para garantir autenticações de operações. Para explicar melhor, podemos separar os subtipos A1 e A3.
Certificado A1
- Validade de um ano após instalação;
- Armazenamento direto no seu computador;
- Permite a instalação simultânea em vários computadores;
- Não necessita instalar leitor de cartões;
- Não é dependente de outros dispositivos para assinatura.
Certificado A3
- Validade variável, que vai de um a três anos;
- Armazenamento em dispositivos externos;
- Nível máximo de segurança;
- Não permite transferência ou cópia para outros dispositivos.
Como escolher
A escolha do tipo de certificado digital depende diretamente do sistema, lugar onde será usado e finalidade de utilização. Se há outra pessoa que gerencia ou que é responsável por sua máquina – como o pessoal de T.I. da empresa – certifique-se com os responsáveis e veja se existe alguma restrição de instalação e, caso não haja, siga as especificações de cada uma e escolha o da sua preferência.
Como obter o certificado digital
Para obter seu certificado é necessário, a princípio, escolher o modelo e o tipo de certificado que você precisa. Os modelos variam de acordo com as identidades da pessoa ou empresa: para as pessoas jurídicas é o e-CNPJ e para profissionais da saúde, a identidade digital é e-SAÚDE, por exemplo.
Depois de escolhido o modelo com base na identidade, é o momento de escolher o tipo ideal. Como discutimos, os mais comuns são os do tipo A1 e A3, mas não se limitam a eles. O certificado digital do tipo S e T são utilizados para garantir segurança e sigilo de informações, dados e transações. Entre os menos comuns, também podemos citar: tipo A CF-e-SAT e tipo OM-BR (Objeto Metrológico).
Os próximos passos para obtenção do certificado digital é: a procura por autoridades certificadoras com credencial ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação); validação do certificado; instalação e assinatura. Se você tem interesse em obter o seu, procure a entidade de sua preferência e por lá você conseguirá maiores informações. Outro profissional que pode ser de grande ajuda é o seu contador, já pensou em falar com ele?
Sem dúvidas, os certificados digitais surgiram para facilitar a vida dos profissionais e, em alguns casos, eles são indispensáveis. Suas vantagens podem ser simplificadas entre: comodidade, segurança, agilidade e o bônus de economia de papéis, canetas e tinta para impressora. Ao fim desse post ficou mais fácil entender isso, não é mesmo?
Agora é com você: escolha o tipo de certificado que mais se adequa as suas necessidades e siga as etapas para obtenção adequada. Antes disso, que tal conferir nossas outras publicações no blog com dicas, informações e notícias sobre o mundo tecnológico? A nossa recomendação é o post Transformação digital: o que o futuro reserva para o mercado e seus desafios.
Te aguardo por lá!
Comment (1)
Danilo Soares
Gostei do que li, acho que os certificados.cc digitais deveriam ter valores mais acessíveis. Afinal, é uma solução que não demanda muito recurso ou empenho de tempo por parte das empresas.