O que é computação na nuvem: seus benefícios e aplicações

O que é computação na nuvem: seus benefícios e aplicações

Cada vez mais a "Nuvem" passa a fazer parte de nosso dia a dia, e suas comodidades são imensas e se confundem com tudo o que fazemos nos ambientes digitais. Se você se pegou indagando o que é computação na nuvem, veio ao lugar certo: hoje vamos discutir seu conceito e principais aplicações.

banner teste grátis

O poder da Nuvem no futuro da tecnologia

Capacidade de processamento e armazenamento sempre demandaram capacidades físicas. É só imaginar os antigos computadores, que ocupavam salas e tinham poucos kbites de armazenamento. Depois os saudosos disquetes, que armazenavam até 1,4MB, ou os HDs clássicos, de 80GBs, que hoje sequer são suficientes para armazenar um game de nona geração.

Com a chegada da computação em nuvem, que foi um dos principais avanços tecnológicos e divisor de águas no mundo da informática, o armazenamento e a execução de diversas atividades virtuais se tornaram muito mais acessíveis e também seguros.

Com esse recurso, arquivos e atividades podem ser transferidas para um espaço digital de armazenamento sem fronteiras físicas como as dos antigos HDs. A "Nuvem" é um espaço de armazenamento criptografado para que cada usuário possa usar de forma privada ou pública seu espaço virtual de qualquer lugar ao acessar a internet.

Esse fenômeno foi responsável pela transformação digital, uma revolução na maneira como todo o Mercado e diversos ambientes se organizam.

Como funciona a computação em nuvem

Na metade da primeira década do século XXI, muitos serviços de armazenamento virtual online surgiram, oferecendo assinaturas para que seus usuários guardassem arquivos importantes para acessar de qualquer lugar através de suas contas.

Cada arquivo era criptografado, isto é, transformado em um conjunto de códigos fragmentados que só poderiam ser "montados" de volta dentro da conta daquele usuário. Esse tipo de transformação do arquivo otimizava muito seu tamanho, o que aumentava a capacidade dos servidores físicos das empresas que ofereciam o serviço.

Logo a integração entre diferentes serviços e contas passou a acontecer, para diminuir os esforços dos usuários e integrar tudo em um espaço só, como no caso especial da Google, que criou um império de serviços na nuvem, que conta com agenda, e-mail, serviços Office, chat, mapas, armazenamento e uma lista que cresce a cada dia.

Por ser criptografado e protegido por uma conta de acesso restrito, é possível explorar diversas soluções profissionais, educacionais e para entretenimento dentro da computação em nuvem, já que, mais do que armazenar, você pode também executar atividades e criar dados e outros bens.

Soluções da computação em nuvem

A lista de possibilidades de atividades na nuvem só cresce a cada dia, e vale a pena mencionar as principais:

Programação

O desenvolvimento de códigos para sites e softwares pode ser executado em plataformas online, facilitando sua exportação e aplicação, além de testagem e distribuição.

Sistemas integrados

Sistemas ERP, que organizam a gestão empresarial em diferentes etapas podem ter todos os seus dados armazenados na nuvem, além de já poderem ser acessados de forma remota pela internet, permitindo sua análise e gestão de qualquer ambiente, além de conferir um grande poder de integração do sistema a outros recursos administrativos.

Acesso a serviços

Diversos tipos de serviços exigidos pelo governo, que antes demandavam pilhas de documentos e exigiam um prazo enorme de processamento, hoje podem ser realizados de forma ágil.

A contabilidade digital é um dos melhores exemplos de serviços que podem ser automatizados através da integração com outras soluções, como os ERPs e sistemas TEF de pagamento, que geram dados importantes para a escrituração contábil e também para a elaboração de importantes informações de valor tático para o orçamento da empresa.

Streaming

Graças à computação na nuvem é possível acessar milhares de filmes e séries em um único ambiente, sem precisar baixar absolutamente nada, direto de seu navegador. Além de audiovisual, games já estão cada vez mais consolidados nessa modalidade, indicando uma transformação no caminho do futuro dos consoles.

Autenticação digital

Além de poupar a impressão e manejo de documentos fiscais, os serviços na nuvem podem servir para a autenticação digital de documentos, que dispensa gastos consideráveis com cartório e office boys através de uma série de tecnologias mistas que dão valor legal a documentos de maneira remota.

Gestão de documentos

Além da autenticação, a gestão desses documentos é tão importante quanto. E sua segurança exige esquemas cada vez mais criativos, onde a criptografia e as etapas de identificação certamente são as principais atualmente.

Mais do que segurança, esses serviços oferecem diversas maneiras de organizar documentos de maneira dinâmica e com acessos restritos, de maneira que empresa e cliente possam ter acesso sempre aos seus materiais.

Os benefícios da computação na nuvem

Muitos benefícios de o que é computação na nuvem já ficaram claros com nossa lista, mas as possibilidades vão ainda mais além:

1. Mais do que serviços individuais, a Nuvem também é um espaço de integração muito importante para projetos públicos, acadêmicos, iniciativas públicas e privadas e para o Mercado como um todo.

Sistema complexos, como bolsas de valores, estão na Nuvem, e ela permite também a integração de ambientes de automatização, desde os sistemas para áreas de gestão quanto para a organização das cidades inteligentes.

2. A transformação digital também trouxe uma nova modalidade de empreendedorismo verde, que vai desde poupar papel e combustível até gerenciar importantes sistemas de gestão e economia de energia, dispositivos de segurança e georeferenciamento.

3. A simplificação da gestão de grandes volumes de documentos trouxe uma capacidade de digitalização que ajuda a salvar patrimônios e catalogá-los com acesso público, criando desde grandes acervos até serviços ultra detalhados.

4. A Nuvem trouxe muita acessibilidade para a população: onde antes um serviço precisava ser comprado integralmente e utilizado em um único terminal, com demandas grandes de processamento, hoje diversos serviços podem ser acessados através do navegador, e ao invés de processamento, a velocidade da internet passa a contar, e sinais podem ser compartilhados de forma pública.

Serviços podem ser pagos na medida em que são consumidos, personalizando as compras e diminuindo consideravelmente os preços de produtos, que se tornam muito mais competitivos e inovadores.

5. Inovação certamente é a palavra chave, afinal, a grande maioria dos empregos do futuro vai ser altamente dependente dos serviços de computação na nuvem, Então a familiaridade com eles ajuda a garantir uma versatilidade profissional cada vez maior.

6. O volume massivo de dados que podem ser armazenados na nuvem são fontes inesgotáveis de informações e aprendizados, e a cada dia surgem mais tecnologias para otimizar a metrificação de dados.

Mas mais do que nós humanos aprendermos, são justamente as inteligências artificiais que avançam cada vez mais rápido ao aprender padrões e soluções adotadas por usuários.

A computação em nuvem é promissora e cada vez mais presente em nossas vidas. A Clicksign é uma empresa pioneira ao apostar nos serviços em nuvem e trazer muito mais comodidade e otimização para suas atividades.

A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!

Quero fazer um teste grátis ➞

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign