Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Entenda o que é OKR e sua importância em um empreendimento

Homem e mulher trabalhando com OKRs em quadro branco
Business

Entenda o que é OKR e sua importância em um empreendimento

Você sabe o que é OKR? Esta é uma metologia cada vez mais utilizada nos setores empresariais do mundo inteiro. Isso porque se trata de uma estrutura estratégica para definir metas de crescimento dentro de um empreendimento. Mais do que isso, o método visa melhorar os processos gerenciais.

Apesar de ser um assunto bastante disseminado no mercado de trabalho em diferentes empresas, OKR ainda é um tema que gera algumas dúvidas sobre seu conceito e funcionamento. Diante desses fatos, a Clicksign reuniu as principais informações sobre o assunto para você ficar por dentro.

Continue lendo e saiba o que é OKR, como ele funciona na prática, a diferença com KPI e sua importância no universo empresarial. Aproveite e confira nosso artigo falando sobre Como a ESG atua na gestão de uma empresa.

Afinal, o que é e como funciona OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, em tradução livre, Objetivos e Resultados-Chave, uma metodologia elaborada para desenvolver, na prática, a gestão de uma empresa. Em outras palavras, também é certo dizer que a OKR funciona para padronizar as metas.

Com auxílio da nomenclatura, podemos atribuir os objetivos como as metas a serem atingidas e a direção com os próximos passos a serem passados. Os “resultados-chave” são as medidas que mostrarão se os objetivos foram ou não atingidos — basicamente, são as metas menores de um projeto. Com essa breve definição, conseguimos observar um pouco mais sobre a importância desse método nos processos estratégicos de uma instituição.

Quando falamos sobre Objectives and Key Results, estamos falando, sobretudo, de um conjunto de boas práticas para impulsionar um empreendimento. Entendendo que uma empresa precisa de organização e planejamento, o OKR vem para melhorar ainda mais esses aspectos.

Diante dos fatos, também podemos destacar que esta é uma estratégia inteligente que muitas empresas ainda não adotaram, descredibilizando a importância de ter táticas consolidadas nos processos, etapas e setores empresariais.

Como a OKR se destaca de outros métodos tradicionais

A diferença da OKR para outras metodologias tradicionais, amplamente utilizadas por empresas com mais tempo de mercado, é, basicamente, eficiência e êxito. Com o advento das tecnologias no setor empresarial nos últimos anos, podemos ter acesso a métodos, ferramentas e estratégias que buscam otimizar cada vez mais os processos de uma empresa, resultando em um crescimento exponencial para as organizações que se arriscam em se adaptar e utilizar desses novos métodos.

Os métodos tradicionais, apesar de parecerem mais simples e suficientes, dando conta dos principais aspectos da gestão, não contemplam as principais necessidades de uma empresa, especialmente sobre as novas formas de trabalhar, considerando as transformações do mercado do nicho trabalhado. Para tanto, o OKR funciona para todo e qualquer empreendimento que queira melhorar seus processos.

Falamos mais sobre esse momento evolutivo neste post: “O que é a Quarta Revolução Industrial e o que você precisa saber sobre ela”. Vale a pena conferir!

OKR e KPI: Entenda a diferença

OKR e KPI possuem conceituações próximas, mas não são a mesma coisa. Enquanto o OKR trabalha diretamente na gestão para atingir metas, o KPI é o Indicador chave de performance, ou seja, um método para medir o desenvolvimento de uma empresa, utilizando um time de colaboradores para realizar as métricas atribuídas.

Ambas são ferramentas de gerenciamento, mas cada uma possui suas próprias particularidades e objetivos. Para determinar a melhor opção para seu negócio, você deverá entender, com precisão, o funcionamento de cada uma dessas metodologias. Se você precisa direcionar melhor suas atividades, por exemplo, o OKR é a melhor opção, mas, se o que você precisa é medir os resultados do seu empreendimento, os KPIs serão mais efetivas.

A importância do OKR para uma empresa

Entendido os principais aspectos sobre a definição e conceituação, é hora de entender a importância da OKR no cenário empresarial. Esse modelo inovador de gestão abre portas para definir metas de crescimento e de atualização de uma empresa e não podemos deixar de citar uma delas como sendo o uso de documentos digitais com assinatura digital e sistemas de automação e API’s.

Os documentos e assinaturas digitais fazem parte do processo de transformação digital que as empresas e demais setores sociais passaram e estão passando. Falamos um pouco mais sobre o assunto nesta publicação: A evolução digital na Gestão de Documentos e suas vantagens. Não deixe de conferir!

Ademais a isso, a importância da OKR também se dá por outros aspectos. Para elucidar, selecionamos os principais benefícios da Objectives and Key Results:

  • inclusão de processos simples de serem realizados;
  • praticidade para realização das pequenas e grandes metas;
  • envolvimento de todo time de colaboradores;
  • direcionamento firme sobre os objetivos da empresa;
  • alta possibilidade de crescimentos do empreendimento;
  • aumento de performance e produtividade nas tarefas.

Agora que você sabe o que é OKR e a importância da sua implementação, é hora de considerá-la para seu negócio. Aproveite e confira também nossos conteúdos diversos sobre automação empresarial e assinatura digital no blog da Clicksign!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...