Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Fique por dentro das profissões do futuro com a Clicksign

Simbolo do avanço tecnologico
Negócios / Tecnologia

Fique por dentro das profissões do futuro com a Clicksign

O século XXI já começou com um volume enorme de transformações, e esta década já tem se mostrado uma vitrine do que está em nosso caminho: os implementos, comodidades, novos desafios e, especialmente, quais serão as profissões do futuro, assunto que tem deixado muitas pessoas atentas às tendências.

Como a chegada da Geração Z – que já nasceu na era digital – ao mercado de trabalho, muitos talentos e novas soluções têm surgido, e conforme as próximas décadas avançam, muitas novidades se insinuam na esteira do progresso, e quem quer garantir um futuro promissor no porvir, deve ficar inteirado das carreiras que trazemos nesta lista.

O futuro é cada vez mais digitalizado, automatizado e personalizado, esses são os grandes guias que definem a produção, o relacionamento do Mercado e o dia a dia das pessoas, e as profissões do futuro têm uma conexão direta com tudo isso, conheça alguma delas:

1. Professor online

O futuro da educação é digital. Nos dias hoje as circunstâncias já adiantaram o EaD, que tem mostrado resultados crescentes na adaptação dos jovens, mas o mais interessante em relação à educação digital é que ela abriu portas para os adultos voltarem para a sala de aula.

Com o isolamento social, as pessoas têm mais tempo para passar em casa, e as oportunidades criaram uma cultura de estudantes digitais, que finalmente encontraram um tempo para desenvolver seus interesses, transformar seus hobbies em fonte de renda e buscar profissionalização.

A variedade de públicos na internet cria diversos nichos; sempre vai haver alguém querendo aprender algo, e as plataformas que unem professores e alunos têm ganhado um grande destaque.

2. Desenvolvedor de software

Quando falamos de automação, são os desenvolvedores de software que arquitetam as estruturas por trás das diversas comodidades que temos em nossas vidas.

A automação é uma das grandes responsáveis por tantas transformações na forma como vivemos, e a chamada automação empresarial é a grande protagonista das principais otimizações que aumentaram radicalmente a produtividade empresarial e industrial.

3. Analista de dados

Os dados são os novos commodities da vez: ajudam a personalizar a experiência dos usuários ao alimentar algoritmos, guiam as estratégias técnicas mais sofisticadas do Mercado e criam possibilidades infinitas de informações e projeções.

Lidar com todo esse volume de dados não é tarefa fácil, e para otimizar o processo e ajudar as empresas a fazer um uso assertivo dessas informações, o analista de dados tem um papel cada vez mais fundamental entre os competidores que já entenderam qual é o futuro do Mercado.

4. Especialista em segurança de informação

Falando nos dados e em sua importância, é fácil imaginar o quanto é fundamental ter um cuidado ao manejar dados de clientes e funcionários, não é mesmo?

A segurança na internet precisa ser triplicada, já que o número de sequestros de dados e usuários mal intencionados é grande. Os especialista em segurança digital criam protocolos criptográficos que aumentam a segurança e confiabilidade dos usuários, que é um dos principais pontos na hora de se escolher uma determinada empresa ao invés de outra.

5. Profissional do marketing digital

Já faz um bom tempo que o marketing é a “profissão do futuro”, e se antes, no mundo analógico, ele já era indispensável para garantir a performance e imagem pública de uma empresa, hoje é impensável cair de cabeça no mercado digital sem estar bem assessorado por um profissional dessa categoria.

O marketing se divide em muitas áreas; do SEO ao copywriting, especialistas em reputação online, gestores de redes sociais, de anúncios pagos, todo são indispensáveis e criam uma imagem forte e ativa nos mais diversos ambientes.

Com o tamanho da concorrência que a internet propiciou, mais oportunidades surgiram para competir em um nível mais igual, e muitas empresas que souberam arquitetar bem seu marketing digital conseguiram deslanchar em um intervalo relativamente curto de tempo.

6. Profissional de saúde mental

A chegada da era virtual é bastante recente, e essa transformação certamente causa um conjunto de impactos que ainda estamos entendendo. A compulsão pelo virtual, a ansiedade e a depressão tem se tornado as doenças do século, e isso nenhum robô será capaz de sanar.

O suporte psicológico profissional nunca foi tão requisitado para lidar com a velocidade da vida contemporânea e os diversos estresses que passamos em decorrência dela.

Terapias são cada vez mais parte das atividades de prevenção, no trabalho e na vida privada e se tornaram um cuidado básico para manter a qualidade de vida.

7. Geneticista

A biotecnologia é um ramo em franca expansão graças à capacidade que ganhamos de sequenciar o DNA e entender cada vez melhor as patologias e o funcionamento do corpo.

A bioengenharia melhora não só a qualidade de vida das pessoas como também aumenta a produtividade de alimentos e materiais para a indústria.

8. Gestor financeiro

Investir em ativos financeiros se tornou um hobby para muitas pessoas, e cada vez mais investidores pequenos querem buscar a autonomia financeira apostando em empresas e fundos que surgem em meio ao Mercado 4.0.

Para dar segurança, bons investimentos e educação econômica, o gestor financeiro se transformou em uma espécie de guia, elaborando carteiras de investimentos personalizadas para ajudar cada pessoa a atingir suas metas de acordo com seu perfil de risco, tempo e aporte.

9. Gestor de produtividade

Mais do que um RH, o gestor de produtividade e qualidade é aquele profissional focado em reconhecer as dificuldades, erros e redundância nos processos e assessorar os profissionais para que consigam se organizar e lidar com suas dificuldades.

Com o trabalho remoto se tornando um regime muito comum, a demanda por gestores de produtividade aumenta proporcionalmente, o que ajuda a garantir muito mais qualidade de procedimentos para o empregador e qualidade de vida para o colaborador.

10. Criador de conteúdo

Mencionamos no início do teste post que a personalização é um fator muito importante para os usuários: agora todo mundo pode escolher o que mais gosta e quer acompanhar entre uma série de conteúdos fáceis de acessar.

O criador de conteúdo encontra um nicho e cria uma relação próxima com o público; influenciadoras, instagrammers, youtubers, streamers, coaches, artistas, comentadores políticos, humoristas e criadores de memes, todos esses profissionais têm angariado um público considerável, e são importantes fontes de informação, entretenimento e também pontes de marketing de muita qualidade.

O futuro do trabalho se mostra cada vez mais iminente, com inovações cheias de comodidade e empregos cada vez mais criativos e flexíveis. Agora que você conheceu mais de perto alguns deles, vai adorar navegar pelo blog da Clicksign, aqui trazemos uma série de dicas e soluções para as mais diversas necessidades profissionais!

Comments (2)

  1. carmem Lúcia

    Gostaria de saber mais a respeito da materia

    14/09/2021 at 15:21
    |Responder
    1. Ashley Paes

      Olá, Carme. Espero que esteja bem!

      Que legal que se interessou pela matéria. Estamos vivendo um momento de transformação digital e as profissões listadas nesta matéria têm tudo a ver com este período. Você ficou com dúvidas em alguma parte específica?

      Ah, se quiser ler mais conteúdos como este, assine nossa newsletter! Todo mês enviamos conteúdos com temas relacionados à tecnologia, inovação e segurança, para ajudar a simplificar sua forma de fazer negócios: Clique aqui para se inscrever.

      Aguardamos você,
      Até logo.😁

      27/09/2021 at 11:23
      |Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *