Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Renovação automática de contrato: fique por dentro desse assunto!

image (94)
Assinatura Eletrônica e Digital
Segmento:

Renovação automática de contrato: fique por dentro desse assunto!

A renovação automática de contratos é um assunto que gera muitas dúvidas. Muitos não sabem o que ela é, para o que serve ou como deve ser feita para estar de acordo com a lei. Fato é que essa ferramenta pode ser uma “mão na roda” para clientes e também para as empresas, mas é preciso ter cuidado para não acabar em um problema maior.

Se você quer saber mais sobre esse tema, continue a leitura. A Clicksign preparou uma explicação completa sobre esse tipo de automação, também falaremos sobre as vantagens que ela apresenta e o que a lei diz sobre. Temos um post exclusivo sobre o que é automação e como ela pode ajudar sua empresa, vale a pena conferir!

Afinal, o que é renovação automática de contrato?

Sabe quando contratamos algum serviço ou produto e temos que ter o trabalho para preencher toda a papelada? Consegue imaginar ter que mensalmente escrever todas suas informações novamente em um papel? A renovação automática é uma forma de evitar que esse problema aconteça, reiniciando a validade legal do documento a cada fim de ciclo. No entanto, há diferentes formas de realizar esse processo

Existem dois principais tipos de renovação automática, ambas têm o objetivo de tentar manter os clientes vinculados a uma empresa pelo maior tempo possível.

O primeiro acontece, por exemplo, quando acaba um contrato imobiliário e o proprietário renova esse documento sem sequer consultar o cliente. Nesses casos as cláusulas contratuais não são debatidas e, por isso, é uma prática passível de punição. Isso acontece por dois motivos: má índole por parte do contratado e falta de fiscalização do processo.

O segundo tipo de renovação é aquele em que o usuário tem conhecimento da recorrência desse contrato – o que torna a transação segura para os dois lados. Essa forma conta com um sistema de automação como o da Clicksign. Ele verifica as etapas do processo, gera avisos quando está próximo ao vencimento do documento e permite que o cliente saiba o que está acontecendo.

É uma forma de automatizar a operação, otimizar tempo e evitar o desgaste do preenchimento das informações. Tudo isso sem que o consumidor seja lesado ou tenha um trabalho desnecessário para fechar algum contrato. Essa é apenas uma das vantagens de documentos digitais, falamos mais sobre eles em outro post. Confira depois!

Renovação automática de contrato é legal? A Clicksign explica!

Caso a empresa esteja realizando o segundo tipo de renovação que explicamos, a resposta é: sim, essa é uma forma legalmente reconhecida de contratar produtos e serviços! Quando ambas as partes estão cientes das cobranças futuras e o contratante tem uma forma de cancelar a assinatura sem muitas complicações, não há nada de errado nesse tipo de ferramenta.

Como estamos falando de operações que acontece em um ambiente virtual, como a contratação de um aplicativo ou a assinatura em um site, é preciso de uma confirmação do contratante. A assinatura eletrônica é uma forma de expressar a vontade real desse usuário em adquirir esse serviço, ela serve como comprovação legal do consentimento do assinante.

A forma ilegal que acaba ocorrendo essa operação é quando a empresa adiciona a cláusula de renovação automática contratual sem que o cliente saiba. Nesses casos, o consumidor deve buscar seus direitos e quebrar a validade do documento. O Código de Defesa do Consumidor oferece respaldo jurídico para o ganho dessa causa.

Por isso, se você está pensando em oferecer aos seus clientes a renovação automática de contratos, não se esqueça de escolher uma boa plataforma de automação. Assim você estará seguindo as leis e oferecendo mais segurança a quem confiou em sua marca – além de construir uma boa reputação no mercado!

Entenda quais as vantagens desse tipo de serviço

Essa é uma ferramenta usada em diversos setores da vida, desde as contas de telefone e planos de saúde, até a versão premium de aplicativos e jogos. Empresas que fornecem produtos e serviços acabam utilizando esse processo para melhorar a experiência de seus clientes e, consequentemente, tentar mantê-los por mais tempo.

Se feito da maneira correta, a opção de contratos serem renovados automaticamente auxilia tanto empresas quanto usuários. Saiba o porquê!

  • Otimização de tempo na transação: o contratante não precisará ir até a empresa ou entrar na plataforma do serviço contratado para preencher os dados todos os meses. A empresa também não terá que lidar com a verificação e certificação desses documentos ao fim de cada ciclo;
  • Aumento da retenção de clientes: ao oferecer facilidades no contrato, é provável que se consiga fidelizar aquele usuário por mais tempo;
  • Sem preocupações com prazos: o sistema de automação fornece avisos quando fica próximo do vencimento do documento, assim não precisa esquentar a cabeça com o medo de esquecer;
  • Melhora a reputação de uma empresa: ao oferecer um serviço de qualidade, com facilidades para o cliente e tomando cuidados para que ele não seja lesado, a empresa aumenta sua credibilidade;
  • Maior segurança: por contar com a assinatura eletrônica e a fiscalização do sistema de automação, esse processo cuida dos dados fornecidos e da veracidade da transação.

O que podemos concluir é que esse sistema usa a tecnologia para dar apoio ao capital humano das empresas — ele diminui a quantidade de processos repetitivos e permite que os profissionais tenham tempo para se dedicar a outras funções. E não é só isso, modernizar as formas de assinatura de seus produtos faz com que consiga atender as necessidades de cada vez mais clientes.

Os sistemas de automação são os grandes responsáveis de todos esses benefícios. Eles que fazem a operação ocorrer da forma menos trabalhosa possível, e também quem assegura o usuário. Ao contratar um desses serviços, sua marca estará agindo na legalidade enquanto oferece ótimas condições para o público.

Renovação automática de contrato na prática – Como fazer?

A seguir, selecionamos um mini guia de aplicação dessa modalidade de contratos:

  1. A princípio, é preciso estar ciente sobre a vontade de ambas as partes possuem sobre a ativação automática. Dessa forma, tenha em mente se todos os envolvidos querem continuar com a prestação de serviços oferecidas no contrato.
  2. Também é importante considerar que as possibilidades de renovação, para então, oferecer um prazo para solicitação de distrato.

Pensando nisso, é essencial que as renovações automáticas sejam feitas com algumas prescrições prévias, sendo elas:

  • a solicitação com prazo para pedidos de distratos;
  • exigência de reajustes ao longo do processo – ainda que a renovação seja feita automaticamente;
  • e notificações sobre a ininterrupção do contrato.

Seguindo esses passos, a efetividade da renovação automática de contrato será muito maior. Lembre-se, ainda, de utilizar a tecnologia junto a assinatura eletrônica para que as facilidades e assertividades sejam superiores.

Agora que sabe sobre renovação automática de contrato, leia nosso post sobre a importância da Política de Segurança da Informação para ficar ainda mais por dentro do assunto. O blog da Clicksign tem muitos conteúdos sobre formas de otimizar sua gestão empresarial. Fique atento para não perder nada!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.