Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Sandbox Regulatório: Por que participar?

mulher usando computador para se inscrever no sandbox regulatório
Jurídico / Negócios

Sandbox Regulatório: Por que participar?

Nos últimos meses, diversas situações provaram que a sociedade pode fazer muito mais do que faz com a tecnologia, ideias inovadoras e funcionalidades inéditas. Os primeiros vestígios de um projeto que democratiza essa perspectiva, surgiu no Reino Unido, em 2014 – quando um sandbox embrionário foi desenvolvido no intuito de fomentar e estimular ferramentas do âmbito financeiro, de forma inédita e revolucionária.

A ideia de atrelar a tecnologia à criatividade no mercado financeiro, vem ganhando uma popularidade emergente ao percebermos que é possível fazer diferente quando existe uma forma muito mais objetiva e assertiva de fazer negócios.

É em conformidade com esse cenário que o Banco Central formulou um Sandbox Regulatório, onde entidades autorizadas irão acompanhar o desenvolvimento, finalidade e funcionalidade de projetos em estágios experimentais. Essa ação emerge, massivamente, da possibilidade de potencializar a capilaridade nacional, bem como fomentar a competitividade ao tornar o palco flexivelmente acessível às experimentações tecnológicas.

Portanto, já é importante alertar que houve uma mudança considerável no prazo final para seleção dos projetos: o Banco Central do Brasil comunicou que, do dia 16 de setembro de 2021, o período foi estendido para o dia 26 de novembro. A mudança surgiu após ser concedido um prazo recursal para que projetos considerados inadequados pudessem recorrer a uma segunda análise.

Mas por que participar do Sandbox? O que eu ganho com isso?” – é exatamente sobre esse assunto que vamos conversar no post de hoje. Vem com a gente e descubra os processos, facilidades, requisitos e objetivos que compõem esse projeto!

Por que inscrever seu projeto no Sandbox Regulatório?

Desenvolver um projeto fica ainda mais difícil quando se trata do público. Toda a ferramenta precisa de um período de teste, onde clientes se voluntariem conscientemente, para uma funcionalidade que ainda pode sofrer alterações e problemas técnicos.

Esse período nem sempre é seguro, uma vez que a estrutura do projeto ainda é muito frágil e pode submeter o nome da empresa a conflitos indesejáveis. Envolve a política de privacidade, regulamentação sólida do esboço, bem como aprimoramento dos seus detalhes.

Essa margem de erro sempre deve ser considerada como um dos fatos mais importantes da projeção de uma ideia. No Sandbox, uma estrutura detalhada consegue oferecer o ambiente experimental necessário para a maturação consciente do projeto e até mesmo de seus idealizadores.

No Sandbox Regulatório do BC, existe a presença de órgãos reguladores, que atuam oferecendo suporte e acompanhamento próximo neste período de teste. É um momento de construir e aprimorar com olhares internos e externos, enriquecendo a experiência do usuário e a eficiência do produto experimental! Vamos a alguns exemplos desse direcionamento:

Mapear e reconhecer os pontos fortes e de melhoria da ferramenta

É aqui que o seu projeto vai ganhar um objetivo e um lugar em meio às inovações tecnológicas no departamento financeiro. No Sandbox, é possível traçar uma visão macro da sua ideia, em perspectiva com as necessidades mais pertinentes dos usuários: o resultado é uma funcionalidade revolucionária e assertivamente projetada às demandas mais recorrentes.

Espaço para errar e acertar sem comprometer a sua empresa

Um dos privilégios mais notáveis é a possibilidade de errar e aprender com esses erros. Ainda que o seu esboço não esteja em conformidade com toda a regulamentação legislativa, a experimentação é válida até que seu produto tome uma forma comercializável e juridicamente válida. Além disso, os agentes reguladores constituem uma base construtiva com feedbacks e pontos que, normalmente, um projeto solo não receberia sem maiores observações. É o momento de testar e planejar a longo prazo, para tornar o lançamento assertivo e prevenido contra avarias.

Redução de custos

Com o amparo dos agentes reguladores do Sandbox, a construção e projeção da ferramenta passa a ser, naturalmente, mais dinâmica do que as convencionais. Dessa forma, o tempo gasto para concretização e implementação do seu projeto é muito menor, assim como os custos caem consideravelmente: uma vez que a ideia será desenvolvida em paralelo com o Sandbox e poderá usufruir de toda a estrutura necessária para a experimentação.

Maior visibilidade da empresa e do produto

Com a promoção, amparo e até mesmo prestígio de ter sido o projeto do Sandbox, sua inovação terá a imprensa e a credibilidade de estar, sobretudo, amparado rigorosamente com toda a segurança e legislação vigente.

Maior chance de financiamento empresarial

Passar pelos processos, avaliação e regulamentação dos agentes regulatórios, é tido com muito bons olhos por investidores que querem apostar na inovação.

Impacto da iniciativa

Nessa perspectiva, o Sandbox Regulatório torna-se uma ambientação completa para empresas grandes ou pequenas, expande a diversidade de modelos de negócios e lapida o pioneirismo de inovações no Brasil. Toda a seleção dos projetos inscritos é redigida pelo Comitê Estratégico de Gestão e, o Sistema Financeiro Nacional, conjuntamente com o Sistema de Pagamentos Brasileiros, atuam assegurando a regulamentação dos sistemas.

Além disso, é mais uma possibilidade que influencia e abre caminho para a autarquia financeira nacional, uma vez que a iniciativa fomenta e investe em um mercado financeiro moderno e seguro. Esse nível de independência é favorável tanto para o surgimento de novas ideias revolucionárias, quanto para o ecossistema econômico do país – é nisso que o Sandbox investe ao tornar o campo de pesquisa palpável e acessível.

Requisitos

Todos os participantes devem conhecer antecipadamente os termos específicos e aceitar os riscos envolvidos. Também estudamos a possibilidade de exigir que as empresas interessadas tenham recursos suficientes para compensar eventuais perdas dos clientes” – alega a matéria do site oficial do Governo do Brasil, ao explicar sobre as condições do Sandbox.

Embora amparados por toda a legislação, os participantes do Sandbox devem estar cientes de que estão submetidos a possíveis falhas; assim como os próprios clientes beta deverão ter essa consciência. É necessário deixar claro aos usuários que estarão usufruindo de uma funcionalidade ainda em fase de testes e aprimoramentos.

Não é novidade que ferramentas no campo virtual estão à mercê de vários problemas técnicos, além de necessitarem de uma margem de segurança robusta. Portanto, é importante ter em mente que seu projeto pode não apenas ser inédito, como também trazer soluções que aprimorem aspectos de ferramentas já disponíveis, como o Pix!

Em sua página, o Governo também destacou alguns pontos que são prioritários no ciclo 1 do Sandbox. Serão de 10 à 15 projetos escolhidos, sendo como prioridade os aspectos:

  • projetos que tratem sobre soluções para o mercado de câmbio;
  • fomento ao mercado de capitais por intermédio de mecanismos de sinergia com o mercado de crédito;
  • fomento ao crédito para microempreendedores e empresas de pequeno porte;
  • soluções para o Open Banking;
  • Soluções para o Pix;
  • soluções para mercado de crédito rural;
  • soluções para o aumento da competição no SFN e no SPB;
  • soluções financeiras e de pagamento com potenciais efeitos de estímulo à inclusão financeira;
  • fomento a finanças sustentáveis.

Acaso o número de inscrições ultrapassar a quantidade de vagas ofertadas, alguns critérios de pontuação serão estipulados no ato da convocação e, a lista de prioridades acima, é uma dessas metodologias decisivas.

O projeto ainda deverá primar pela confiabilidade, integridade, segurança e sigilo em suas transações em período de testes, bem como estar em conformidade com os interesses e necessidades massivas de usuários e clientes; dessa forma, a inovação fará jus à conveniência popular.

Conte com a gente para o seu projeto inovador!

A Clicksign é uma empresa pioneira em Assinatura Eletrônica no Brasil. Movida pela tecnologia criativa, trabalha para levar essa revolução nos diferentes departamentos acadêmicos, corporativos e sociais. Conte com a gente para conhecer mais sobre a Assinatura Eletrônica, conveniência, segurança, e faça seu período de testes conosco, por 14 dias gratuitos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *