Sustentabilidade empresarial: o que é, importância e desafios para as empresas

Sustentabilidade empresarial: o que é, importância e desafios para as empresas

Com 87% da população brasileira preferindo consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis, fica cada vez mais evidente que o sucesso a longo prazo não pode ser alcançado apenas pensando nos lucros. Assim, junto a uma preocupação global com o meio ambiente, entra em foco a sustentabilidade empresarial.

Seja quando pensamos em empresas enterprise ou startups, a sustentabilidade empresarial não é apenas uma responsabilidade moral, mas também uma estratégia inteligente para os negócios. Afinal, empresas que adotam práticas sustentáveis ganham vantagem competitiva, sendo percebidas como mais confiáveis e responsáveis pelos consumidores. 

O fato é que a demanda por produtos e serviços sustentáveis está em crescimento, e as empresas que se antecipam a essa tendência têm mais chances de se destacar no mercado. Por isso, que tal explorar a sustentabilidade empresarial e entender como a Clicksign pode ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável?

banner teste grátis

O que é sustentabilidade empresarial?

O conceito de sustentabilidade nas empresas está intrinsecamente ligado ao conceito de desenvolvimento sustentável. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável é “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Logo, esse conceito considera a interação equilibrada entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais. 

No contexto empresarial, a sustentabilidade implica em adotar práticas que visem não apenas o lucro imediato, mas também a preservação dos recursos naturais, a minimização dos impactos ambientais e a promoção do bem-estar social. Trata-se de uma abordagem que reconhece a interdependência entre o sucesso econômico e a conservação do meio ambiente, além do respeito à sociedade como um todo.

Pilares da sustentabilidade empresarial

Para atingir a sustentabilidade empresarial plena, é necessário abranger um processo cíclico, que começa no tripé da sustentabilidade e perpassa o ESG (social, ambiental e governança): 

  • Social: tem o objetivo de combater as desigualdades.
  • Ambiental: com foco no meio ambiente, esse pilar vigia a utilização de recursos naturais e sua consequente escassez.
  • Governança: em uma junção dos primeiros pilares, a governança coloca que é preciso não só cuidar da sociedade e do ambiente, mas também da parte administrativa. Isso envolve a transparência nas informações financeiras, a ética nos negócios, entre outros.
O movimento cíclico da sustentabilidade empresarial começa com ESG. Fonte: Ecoassist

Principais objetivos da sustentabilidade empresarial

Os principais objetivos da sustentabilidade empresarial buscam equilibrar considerações econômicas, sociais e ambientais, promovendo práticas de negócios responsáveis e conscientes. Assim, empresas sustentáveis são aquelas que buscam integrar a sustentabilidade em todas as áreas de sua atuação, desde a cadeia de suprimentos até a gestão interna, passando pelo desenvolvimento de produtos e serviços.

Elas adotam práticas e tecnologias para reduzir o consumo de energia, otimizar o uso de recursos naturais, minimizar a geração de resíduos e poluentes, promover a responsabilidade social corporativa e engajar-se em projetos e parcerias que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Principais benefícios da sustentabilidade nas empresas

A sustentabilidade empresarial pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Uma companhia que se importa com pessoas e meio ambiente tem vantagem competitiva sobre aquelas que não dão esse valor aos seus produtos. Além disso, se adaptar para ser sustentável envolve uma série de práticas de inovação que alavancam estrategicamente os produtos e serviços dessa empresa.

Ou seja, adotar uma produção mais sustentável não apenas contribui para a proteção do meio ambiente e o bem-estar social, mas também pode trazer benefícios econômicos significativos para os negócios. Confira alguns deles:

Redução de custos operacionais

Ao adotar práticas sustentáveis, como o uso eficiente de energia e água, a reciclagem de resíduos e a minimização de desperdícios, é possível reduzir os custos operacionais. Por exemplo, a implementação de medidas de eficiência energética pode diminuir os gastos com eletricidade, enquanto a utilização de uma tecnologia como a assinatura eletrônica diminui o gasto com papel e com o transporte de documentos físicos.

Aumento da eficiência na cadeia de suprimentos

Uma produção sustentável envolve a avaliação e melhoria de toda a cadeia de suprimentos, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto final. Otimizar essa cadeia pode resultar em processos mais eficientes, redução de desperdícios e menor consumo de recursos naturais, levando a uma operação mais enxuta.

Melhoria da reputação e imagem da marca

Dados da Forbes consideram que 92% dos consumidores confiam mais em marcas que são ambientalmente conscientes. Logo, uma produção sustentável pode ajudar a melhorar a reputação da marca, além de agregar valor aos clientes e atrair investidores e parceiros comerciais.

Acesso a novos mercados e oportunidades

Muitos governos e instituições têm implementado regulamentações e incentivos relacionados à sustentabilidade. Empresas que adotam práticas sustentáveis podem se beneficiar dessas políticas, obtendo acesso a mercados preferenciais, participando de licitações e contratos públicos e aproveitando oportunidades de financiamento. Além disso, a demanda por produtos ecológicos e socialmente responsáveis está em crescimento, o que pode abrir novos nichos de mercado.

Resiliência a riscos e mudanças futuras

A produção sustentável geralmente envolve uma abordagem que considera os impactos ambientais e sociais a longo prazo. Ao adotar essa perspectiva, é possível se tornar mais resiliente a riscos futuros, como escassez de recursos, mudanças regulatórias e mudanças nas expectativas da sociedade.

E como uma empresa pode vir a ser sustentável?

A sustentabilidade empresarial é um processo contínuo. Por isso, é importante avaliar regularmente os resultados e buscar constantemente maneiras de melhorar suas práticas. 

42% dos líderes empresariais estão alavancando suas atividades de sustentabilidade para impulsionar a inovação, a diferenciação e o crescimento empresarial por meio de produtos sustentáveis.

 Saiba por onde começar:

1) Integre o compromisso sustentável à sua cultura organizacional

Envolva stakeholders e procure saber quem são as pessoas que têm suas vidas impactadas positiva e negativamente por seu negócio. Crie um planejamento estratégico e defina quais serão as ações e políticas de sustentabilidade que vão ser implantadas na empresa, além de incluir os impactos e custos de cada projeto. 

2) Faça uma gestão eficiente de resíduos

Implemente um sistema de gestão de resíduos em sua empresa. Isso envolve a redução da geração de resíduos sempre que possível, a reciclagem de materiais como papel, plástico e metal, a compostagem de resíduos orgânicos e a busca por fornecedores que tenham políticas sustentáveis de embalagens.  

3) Estimule seus colaboradores

Promova a conscientização e o engajamento dos seus funcionários em relação à sustentabilidade. Realize campanhas internas, ofereça treinamentos sobre práticas sustentáveis, crie comitês ou grupos de trabalho dedicados ao tema e incentive a participação dos colaboradores em projetos e iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

4) Responsabilidade social corporativa

Além de reduzir seu impacto ambiental, busque também realizar impactos sociais positivos na comunidade em que a empresa está inserida. Isso pode ser feito por meio de parcerias com organizações sem fins lucrativos, voluntariado corporativo, doações para causas sociais e investimentos em programas de educação, saúde e desenvolvimento comunitário.

5) Invista em tecnologias verdes

Procure incorporar tecnologias verdes em suas operações empresariais. Isso pode incluir a adoção de equipamentos mais eficientes em termos de consumo de energia, a utilização de energias renováveis, como a solar ou a eólica, a implementação de sistemas de monitoramento e controle para otimizar o uso de recursos e a adoção de processos digitais, como a assinatura eletrônica, para reduzir o consumo de papel.

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign