Trabalho remoto internacional: saiba mais sobre!

Trabalho remoto internacional: saiba mais sobre!

O trabalho remoto internacional já é uma possibilidade para profissionais e empresas de diversos setores, mas e você, já pensou em tentar preencher uma vaga desse tipo? Esta escolha pode ser um passo decisivo.

Aqui, no blog da Clicksign, trazemos diversas pautas sobre a modernização dos setores profissionais e entram nesse escopo, inclusive, os diversos modelos de trabalho. Continue a leitura e saiba todos os detalhes!

banner teste grátis

Para complementar seu aprendizado, depois de finalizar esse texto, confira o post completo sobre trabalho remoto!

Trabalho remoto internacional: como funciona?

Ao contrário das vagas de emprego fora do país em que o funcionário precisa se mudar para exercer suas atividades, o trabalho remoto no exterior possui uma configuração que permite o colaborador ficar em sua casa, em outro país e, mesmo assim, prestar serviços para empresas uma empresa gringa.

Os casos mais conhecidos desse tipo de contratação são de empresas no exterior que contratam brasileiros. No entanto, essa pode ser uma oportunidade para você, gestor de um empreendimento nacional, levar sua marca para solo internacional sem arcar com os custos de um escritório – e, acredite, existem vários profissionais de outros países que trabalham dessa forma!

Existem oportunidades reais para esse tipo de mercado?

Sim, tanto para quem está contratando quanto para quem quer ser contratado! O profissional que está buscando uma chance fora pode ser recrutado por diversas multinacionais que desejam atuar no mercado brasileiro, ou até realizar um intercâmbio profissional prestando serviços para a empresa de um local enquanto viaja conhecendo outros destinos.

Da mesma forma, existem especialistas nascidos e formados em outros países que buscam oportunidades de trabalhar para marcas de outra região. Então, se você está à frente de um negócio que já possui interesse e potencial para começar a atuar no mercado internacional, é hora de começar a se planejar para iniciar um projeto de prospecção no exterior.

Existem até mesmo plataformas especializadas em ofertas de vagas para trabalho remoto no exterior. Elas podem te ajudar a concretizar essa meta. Antes de já pesquisar sobre essas oportunidade, descubra sobre os pontos positivos desse estilo de emprego e com o que se preocupar antes de assinar um contrato!

Quais são as vantagens do trabalho remoto no exterior?

Existem vantagens tanto para as empresas quanto para os colaboradores que decidem se aventurar em mercados de trabalho no exterior. Conheça quais são elas!

1. Mão de obra nativa

Muitos profissionais internacionais são contratos, principalmente, para produzir conteúdos e levar à frente negociações com outros clientes do exterior. E, mesmo que um colaborador fluente em outro idioma pudesse realizar essa tarefa, não dá para negar que um falante nativo da língua tem maior conhecimento de mercado e facilidade para conduzir conversas até convencer o público do seu ponto de vista.

2. Redução de gastos operacionais

Como o trabalho remoto internacional não é um modelo de negócio em que é necessário uma sede da companhia em outro país e todos os gastos envolvidos com a manutenção de um espaço físico, os custos operacionais para manter funcionários é muito menor. Nesse sentido, que gestor irá reclamar sobre gastar menos mantendo a qualidade, não é mesmo?

3. Maior produtividade

Essa é uma das vantagens para os colaboradores e que acaba, também, beneficiando a empresa. Muitas vezes, o ambiente corporativo acaba não sendo cômodo para algumas pessoas por conta de barulho, movimentação ou até por questões de deslocamento.No entanto, os funcionários que atuam remotamente podem conseguir aumentar a sua produtividade ao utilizarem, por exemplo, lugares mais confortáveis para realizarem suas tarefas.

4. Flexibilidade de horários

Essa não é uma realidade em 100% das empresas que contratam colaboradores para trabalhar remotamente, mas, ao observar esse mercado, podemos perceber que a grande maioria oferece essa possibilidade. Com a flexibilização de horários, os funcionários podem escolher um momento que fica melhor para cumprir sua carga horária, o que também reflete na produtividade da equipe.Se em seu negócio é possível disponibilizar essa opção, pense bem sobre a possibilidade e em como a produção geral da marca poderia aumentar!

5. Enriquece o currículo

Ter em seu currículo que trabalhou para uma empresa no exterior pode ser um diferencial muito grande que chamará atenção de outros recrutadores. Além de todo o aprendizado de mercado, terá praticado outro idioma e desenvolvido suas habilidades, características que são vistas com bons olhos pelo setor de recrutamento de muitas empresas.

6. Receber em outra moeda

Essa é uma vantagem para os profissionais contratados por companhias de fora do Brasil, pois recebem seus salários em outras moedas que muitas vezes são mais valorizadas que o real. Ou seja, o salário nesses casos acaba sendo maiores que a média paga por empresas nacionais.

O que é preciso ter em mente para trabalhar remotamente e internacionalmente?

Caso tenha se interessado pelas oportunidades de trabalho remoto internacional, seja para você ou para sua empresa, entenda alguns dos pontos que são fundamentais para que essa contratação seja legal e não traga nenhum problema!

  • tributação: existem impostos específicos para quem realiza operações financeiras internacionais;
  • Invoice: uma nota fiscal específica para negociações de produtos ou serviços com instituições de outro país;
  • câmbio do salário: por receber em outra moeda, você precisará conventer seus ganhos para conseguir gastar esse dinheiro no Brasil.

Além das preocupações legais, é preciso adequar a forma de trabalho para que todas as atividades possam ser realizadas mesmo do estrangeiro. Para isso, será necessário aderir a algumas ferramentas que possibilitam esse desempenho!

Quais ferramentas podem facilitar o trabalho remoto internacional?

Separamos uma lista com as 5 principais ferramentas que empresas e profissionais que atuam com trabalho remoto no exterior utilizam!

Plataformas de recrutamento online

Existem sites e aplicativos que ajudam empresas encontrarem candidatos para vagas de empregos remotos e vice- versa. Essas plataformas normalmente compilam cargos em diversos países e setores. Falamos mais sobre outras ferramentas para recrutadores no post "5 técnicas de recrutamento e seleção na era do RH Digital". Não deixe de conferir!

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem pode facilitar a transmissão de documentos, arquivos e, até mesmo, otimizar a organização de produções realizadas pelo profissional remoto. Da mesma forma, a empresa pode liberar certos conteúdos importantes para o funcionário para que ele acesse facilmente de onde estiver.

Comunicação interna

Esse é um ponto importante da operação, mas que muitas vezes acaba sendo esquecido quando pensamos sobre os tópicos que devem ser prioridade em uma empresa. Existem diversos aplicativos para troca de mensagens e informações internas da marca, por isso é possível escolher o que mais lhe agradar.

Plataformas de gestão de atividade

A gestão de atividade em plataformas tecnológicas é a melhor escolha para que nenhuma tarefa fique para trás. Esses softwares também ajudam o contratante a acompanhar qual está sendo a produção de seu funcionário. No mercado é possível encontrar inúmeros sites e aplicativos que oferecem essa funcionalidade, cada um deles com layouts e opções diferentes.

Assinatura digital de documentos

Como o funcionário remoto estará em um país e a sede da empresa em outra, não podemos contar com contratos assinados à punho, não é mesmo? Por isso, as assinaturas digitais são indispensáveis para garantir a comprovação legal das negociações feitas, dos pagamentos e do cumprimento das obrigações burocráticas.Aprenda mais sobre a diferença entre assinatura digital e assinatura eletrônica em nosso post sobre o assunto!Deixe aí nos comentários se você já conhecia sobre o trabalho remoto internacional e o que achou sobre o tema! Acompanhe os conteúdos do blog da Clicksign para sempre ter acesso às dicas de como melhorar sua empresa com automações e outras tecnologias!A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, clique aqui e fale com um especialista.

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign