Veracidade de documento online: como verificar assinatura digital?

Veracidade de documento online: como verificar assinatura digital?

Imagine perder uma negociação importante pelo fato de um simples certificado digital estar expirado ou uma rubrica não ser mais verídica. Ou pior, estar inseguro por uma das partes tentar modificar o teor do conteúdo do arquivo para prejudicar um terceiro?Estudos indicam que, apenas no Brasil, 600 milhões de dados teriam sido vazados em 2021, com cerca de 44,5 milhões de tentativas de golpe virtuais de estelionato e 41 milhões de bloqueios de malware - um ano conturbado para a segurança digital.Para evitar esses e muitos outros problemas, saber verificar assinatura digital e ter a certeza de que o documento recebido possui validade jurídica é essencial. Afinal, conforme levantamento da Statista, as soluções de documentos online já estão sendo empregadas em todos os setores, com destaque para os departamentos de vendas e marketing:[caption id="attachment_15389" align="aligncenter" width="1000"]

Gráfico com o emprego de ferramentas de documentação digital em 2020, por departamento

Fonte: Statista[/caption]Assim, neste post faremos um passo a passo de como realizar uma checagem de assinatura digital e mostraremos detalhes sobre o que precisa ser observado para não aceitar certidões inválidas. É só continuar lendo o blog da Clicksign!⚠️Atenção: se você é novo na área de certificações digitais e quer entender mais sobre o assunto, confira nosso texto " Você sabe como emitir um certificado digital? ".

O que observar para verificar a assinatura digital?

É claro que esse não é um processo feito a "olho nu" e precisa de um sistema para conferir uma assinatura digital. No entanto, é importante saber o que é necessário para que um arquivo seja considerado como válido para que a primeira triagem seja realizada de forma eficiente, economizando tempo.Por exemplo, vale relembrar que, ao criarmos um documento digital, é necessário validá-lo para que seja adicionado uma rubrica.Existem leis que regulamentam o uso da Assinatura Digital, e o Artigo 10, § 2º da Medida Provisória 2.200-2/2001 é uma delas.Destaca-se que os certificados devem seguir um padrão normativo obrigatório, como o código Hash do arquivo, – que também podem ser apresentados de Resumo Criptográfico.. Também existem elementos que são o Código para verificação e carimbo de tempo .Ao observar a presença dos itens obrigatórios, é a hora de levar esse documento ao sistema que atesta sua validade e documento. Ele confere se o conteúdo está intacto, assim como uma assinatura. O próximo passo é verificar se o arquivo não foi revogado. Por último, é conferido se existe um Carimbo do Tempo anexado , o que faz com que se torne uma escritura vitalícia – caso não tenha, durará até o certificado expirar.

Passo a passo de como consultar a assinatura digital

Se é a primeira vez que usa um documento online – ou já fez isso, mas faz um tempo – antes pode mudar com o processo de confirmação da assinatura digital. Por isso, preparamos um passo a passo para não ter nenhum problema na hora de realizar essa atividade.

1. Baixe o arquivo assinado

Quando alguém cria uma escritura digital, ela é baixada para o dispositivo como uma pasta em formato ZIP. Nela está contido o documento original e outra versão com assinatura inclusa.

2. Acesse o Verificador de Assinaturas ICP-Brasil

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é responsável pelos procedimentos de configuração digital disponível. Em site gratuito, ela disponibiliza o Verificador de Assinaturas Instituições e Privadas para fornecer um arquivo de forma gratuita.

3. Conferência do arquivo

Ao entrar no sistema, é só clicar na opção "Iniciar" e fazer o upload do que desejar. Será necessário aceitar os Termos de Responsabilidade e Uso solicitado pelo site, ação que não oferece risco à sua. Em seguida, terá rapidamente a resposta que busca: se aquele documento digital ou original.Você pode repetir essa ação quantas vezes forem necessárias. As escrituras digitais são uma ferramenta válida para a maior parte dos processos dentro do território nacional. Mesmo com essa etapa de verificação, ainda é uma forma bem menos burocrática de lidar com questões jurídicas. Além disso, economiza muito tempo por não precisar mover para fechar um acordo.Confira nosso post Setores do mercado que se beneficiam com a revolução digital e descubra mais vantagens dessa funcionalidade.A opção de consultar a assinatura digital faz com que cada vez mais instituições acabem aderindo a esse método. O isolamento social também foi um fator importante para a popularização desse tipo de certificado e, quem não o utiliza, acaba ficando para trás. Afinal, todos desejam meios mais práticos de resolver questões jurídicas, certo?O blog da Clicksign possui diversos conteúdos sobre veracidade de assinatura online, diferenças entre assinatura digital e eletrônica, gestão empresarial e também outras formas de automatização de processos. Temos sempre novidades por aqui, fique de olho para se atualizar. Nos vemos no próximo post!

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign