Clicksign

Ver todos

Economia digital e ambiente de negócios brasileiro — Entenda a relação!

A economia digital é fruto de um processo tecnológico constante no setor. Conhecer e entender a relação da economia digital junto ao ambiente negocial brasileiro faz parte das etapas para acompanhar essa evolução e não deixar seu empreendimento ficar para trás.

A popularização das assinaturas digitais é um bom exemplo do efeito da economia digital e dos avanços tecnológicos dos últimos anos. As empresas que se preocupam em conhecer mais desse mundo, conseguem usufruir de benefícios que outros empreendimentos, não.

banner teste grátisPensando nisso, elaboramos um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto para você ficar por dentro e não perder nada. Continue lendo e entenda o que é economia digital, o processo tecnológico dos últimos anos e a influência da economia digital nos negócios.

Aproveite e confira também nosso post falando um pouco mais sobre a tecnologia no ambiente empresarial, confira: “Como a tecnologia transforma a organização de documentos de uma empresa”.

Você sabe o que é economia digital?

A economia digital, nada mais é, do que a transformação de funções físicas para digitais no meio econômico. Isso é consequência direta do avanço tecnológico social e profissional no mundo inteiro. Os processos de digitalizações agregam uma série de vantagens para quem se adapta a essa nova realidade.

Não podemos deixar de mencionar, também, que a virtualidade econômica não é única e nem exclusiva. Muitos processos ainda acontecem no mundo físico e isso não é um problema. O que acontece, na verdade, é a visão de possibilidades de melhorias em diversas vertentes.

Junto à economia digital, encontramos algumas ferramentas que fazem a digitalização virar realidade. Dentre elas, o desenvolvimento e utilização de API’s é um bom exemplo de como a economia digital funciona na prática. Falamos mais sobre as API’s e suas aplicações nessa publicação, confira: “A integração sobre os sistemas: entenda como funciona as API’s!”.

Um pouco sobre o processo tecnológico dos últimos anos

Não é novidade para ninguém que o mundo vem passando por processos e desenvolvimentos tecnológicos desde a Revolução Industrial, começando na segunda metade do século XVIII. Posterior a isso e, principalmente, nos últimos 20 anos, esse processo foi potencializado. Há quem diga, ainda, que estamos apenas no começo de todo potencial tecnológico possível.

A verdade é que, com cada passo que damos em direção ao desenvolvimento tecnológico, novas ferramentas e processos internos são aplicados, em virtude da praticidade e facilidade. O mesmo acontece no cenário econômico com a origem das Tecnologias da Informação e Telecomunicação, as TIC’s.

No Brasil, inclusive, o desenvolvimento tecnológico e a economia digital vem ainda com mais potência. O potencial de maior desenvolvimento estima-se aumento para o ano de 2021, confirmando ainda mais a importância do processo tecnológico e digitalização para o crescimento econômico nacional.

Influência da economia digital no ambiente de negócios

No ambiente dos negócios, a economia digital desenvolve um papel importante para melhoria dos processos. Na prática, isso acontece por meio de ferramentas que impulsionam os benefícios da digitalização. Dentre elas, podemos mencionar as API’s, os certificados e assinaturas digitais:

API’s – Interface de Programação de Aplicações

As API’s — Interface de programação de aplicações, tradução para Application Programming Interface — fazem parte de um conjunto de padrões de programação para que seja possível criar plataformas mais simples e práticas. Na prática, as API’s funcionam como documentos e contratos para representar acordos entre as partes. Alguns exemplos de API’s, são:

  • Webdam;
  • Slack;
  • Twilio;
  • Watson;
  • RingCentral;
  • Google Drive.

Veja mais sobre o assunto na nossa publicação: “API para assinatura eletrônica – Entenda mais sobre esse facilitador de processos”.

Certificados digitais

Tanto os certificados digitais quanto as assinaturas digitais fazem parte do processo de digitalização empresarial, consequência direta da economia digital. Os certificados digitais vieram para facilitar e otimizar a burocratização necessária dentro de uma empresa. Com eles, não é mais necessário fazer deslocamentos físicos para incorporar certificações. Os certificados digitais ganharam destaque de uns anos para cá e sua lista de vantagens é a responsável por isso.

Quer entender mais sobre certificações digitais? Falamos sobre tudo o que envolve as certificações digitais nesta publicação.

Assinatura digital

Junto às ferramentas de digitalização, as assinaturas digitais compreendem as etapas existentes presentes na economia digital. No Brasil, as assinaturas digitais também se destacaram de lá para cá. De maneira geral, toda ferramenta de digitalização opera em função de facilitar e melhorar os processos internos de uma empresa. Para a economia, essas vantagens colaboram diretamente para o crescimento.

Inclusive, falamos sobre a relação da assinatura digital com o mercado financeiro, neste post: “As vantagens da assinatura eletrônica para o mercado financeiro”.

A economia digital influencia diretamente o ambiente negocial positivamente, por meio de ferramentas que buscam aperfeiçoamento interno. No Brasil, esse desenvolvimento está em crescimento constante e a tendência é aumentar com o passar dos anos.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e confira também nossas outras publicações e fique por dentro de mais dicas e informações sobre o universo da digitalização.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.