Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

A importância de fornecer um contrato de prestação de serviços

contrato-prestacao-servicos-2-1
Jurídico

A importância de fornecer um contrato de prestação de serviços

Fornecer um contrato deve ser a primeira preocupação do prestador de serviços. Não importa se é uma Pessoa Física ou Jurídica, contratando um serviço simples ou complexo, esta é uma prática que garante mais segurança para ambas as partes.

Mas você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto e como vale a pena oferecer isso a seus clientes? Então confira o post e entenda:

  • O que é o contrato de prestação de serviços?
  • O que deve conter?
  • Por que é tão importante?
  • Como usar a tecnologia para tornar este processo mais simples?

O que é o contrato de prestação de serviços?

Primeiramente, o contrato de prestação de serviços é um documento em que são descritas as obrigações e direitos de ambas as partes, tanto o contratante quanto o contratado. É uma proteção necessária, já que é possível comprovar o que foi contratado caso ocorra algum problema.

Para isso, o ideal é fornecer um contrato por escrito assinado por ambas as partes, para que não restem dúvidas sobre o acordo firmado.  

O que deve conter em um contrato de prestação de serviços?

Para que este contrato seja completo e, de fato, proteja ambos os participantes, deve conter alguns detalhes especiais. É preciso ter a identificação completa de ambos os participantes da negociação, assim como uma descrição detalhada dos serviços, incluindo materiais, prazo, preço, qual a cidade em que será ajuizada ação em caso de qualquer discórdia e outras informações que sejam relevantes.

Por que o contrato de prestação de serviços é tão importante?

O contrato de prestação de serviços é tão importante por dar maior segurança à relação que formalizou. Caso ocorram conflitos, o contrato ajuda a garantir que eles são resolvidos de uma maneira muito mais eficiente e rápida, com menos dor para ambas as partes.

Assim, não é preciso gastar mais tempo e dinheiro, além do estresse, em possíveis brigas judiciais.

Além disso, o contrato é uma ótima forma de alinhar as expectativas de ambas as partes, de modo que fique claro o que é esperado na prestação de serviço. Assim, com a formalização contratual, os riscos de haver desencontro de informações são bem reduzidos. 

Outra grande vantagem, mais indireta, é a percepção de profissionalismo por parte do cliente. Com tantas reclamações dos consumidores em relação aos serviços que estão abaixo do contratado, ter um contrato de prestação de serviços é uma forma de mostrar confiança e segurança para o potencial cliente.

Como a tecnologia ajuda a fornecer o contrato de prestação de serviços?

Por fim, é interessante abordar um assunto que é uma percepção equivocada, mas comum. O processo de assinatura de um contrato de prestação de serviços não precisa ser doloroso, trabalhoso ou demorado. Pelo contrário.

Com a tecnologia da assinatura eletrônica e da criação de fluxos de automação, é possível fazer a assinatura de contratos de prestação de serviço de forma extremamente fácil e simples.

Então, o que você acha? Se você não oferece contratos de prestação de serviço, pode valer a pena conhecer mais o assunto e aproveitar estas vantagens. Para isso, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *