Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Automação de processos no setor de saúde: por que e como implementar?

Automação de processos no setor de saúde
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Automação de processos no setor de saúde: por que e como implementar?

Os profissionais de saúde devem ser capazes de se concentrar em um objetivo primordial: propiciar os melhores resultados possíveis para os seus pacientes. Pensando nisso, a automação de processos é a chave para atingimento dessa meta.

Pense em todos os recursos que a gestão do seu negócio dedica a tarefas administrativas: manutenção de registros, autorizações de seguro, cobrança, alteração de dados, recebimento e envio de receitas médicas, confirmação de agendamento de consulta e, até mesmo, o deslocamento de dados de um sistema para outro. Apesar de simples, elas demandam tempo e podem ser total ou parcialmente automatizadas.

Considerando-se o impacto do mercado de saúde brasileiro que movimentou cerca de R$ 822,16 bilhões em 2021, aproximadamente 9,47% do PIB nacional, garantindo o emprego de milhões de trabalhadores, segundo dados da Anahp.

É de se imaginar que a otimização de tarefas repetitivas, nesse contexto, seria capaz de alavancar ainda mais os resultados do setor. Vejamos:

Fonte: Anahp

Afinal, embora os processos manuais baseados em papel estejam no centro do trabalho diário de cada instituição, na verdade ele diminui a sua eficiência, podendo gerar uma série de erros críticos, bem como desperdício de tempo e recursos. 

Disso isso, vale observar como é possível substituir as tarefas diárias de sua clínica, consultório ou hospital por processos digitais mais inteligentes, produtivos e valiosos.

Como a Clicksign Automação pode ajudar a sua empresa a crescer

Na Clicksign, ajudamos muitos profissionais de saúde, como você, a automatizarem os seus processos.

Através da Clicksign Automação, uma solução avançada e exclusiva, é possível revolucionar a forma como os documentos são preparados, assinados e gerenciados, acompanhando com rapidez e precisão o seu processo de assinatura de documentos.

E sabe por que ganhar agilidade desde a coleta de dados até as assinaturas, de forma segura e mais conveniente, economizando tempo e dinheiro faz sentido para a sua realidade? Porque, de acordo com a McKinsey,

“um terço de todas as tarefas dos profissionais de saúde são automatizáveis”.

Assim, na prática, a ferramenta da Clicksign engloba um processo de contratação de ponta a ponta com apenas alguns cliques. Nela, é fácil gerar modelos de documento na própria plataforma, capturar as informações dos signatários (quem assina) através de formulários, inserir as informações através de uma planilha, permitir assinaturas em série, encaminhar lembretes e mais:

Fonte: Clicksign

Esse é um plano perfeito para quem movimenta mais de 15 documentos mensais e dá acesso a tudo que a Assinatura Clicksign oferece, como os mais diversos tipos de autenticação.

Lembrando que a validade jurídica da assinatura eletrônica está garantida pela Medida Provisória 2.200-2, que regularizou a utilização de meios eletrônicos para formalizar um documento, e que a proteção de dados aqui é coisa séria.

Afinal, única no Brasil, a Clicksign é o primeiro player do mercado de assinatura eletrônica a obter o certificado ISO 27001 com validade em todo o território nacional.

Veja como é simples e prático criar um modelo de documento capaz de automatizar a geração de documentos por meio de formulários ou planilhas de dados, sem precisar editar, todas as vezes, o conteúdo do documento:

Portanto, o resultado líquido dessa implementação, se todo o potencial da automação for alcançado em seu negócio, é de um impacto significativo na redução de custos e na melhoria da acessibilidade dos seus serviços.

Mais que isso, a importância da automação oferece benefícios que vão além da economia:

  • A melhoria da experiência do paciente, desde o agendamento de consultas mais rápido, ao tratamento e faturamento do serviço;
  • Elimina o atrito, o tempo e o custo de aquisição de um novo cliente – garantindo que suas equipes tenham os dados e o tempo para tomar as melhores decisões;
  • Mesmo em um sistema de saúde de pequeno porte, os funcionários gastam milhões de horas por ano em tarefas manuais repetitivas que podem ser otimizadas;
  • Transforma os colaboradores de “sobrecarregados” em “muito satisfeitos”. Deixe que eles passem mais tempo com os pacientes, não com papelada.
  • Diminui o churn e reduz as reclamações com contratos rejeitados e não assinados que atrasam o seu pagamento, dentre outros.

 Lembre-se que essas transformações apoiam a sustentabilidade da instituição a longo prazo. E, no final do dia,

é sua tarefa como gestor, garantir que o seu time passe mais tempo no trabalho que importa, do que em atividades que geram pouco ou nenhum valor.

Quando é a hora de automatizar?

Em nenhum lugar a eficiência e a prontidão importam tanto quanto no setor de saúde. A vida das pessoas depende disso.

Logo, considere automatizar um processo no qual o esforço necessário para concluí-lo é maior do que o benefício que ele oferece. Este é um cálculo de rotina simples devido à natureza sensível ao tempo de muitos procedimentos neste setor. 

Outra prática recomendada é se beneficiar da automação quando uma tecnologia ou solução disponível melhora a atividade em questão. 

Como resultado da liberação da equipe de trabalho menos humano, os pacientes recebem melhores cuidados. Mas, para garantir que a implementação dessa solução seja bem-sucedida em sua companhia, atente-se aos 3 fatores abaixo:

  1. Faça da automação uma iniciativa estratégica

Isso significa se envolver diretamente para entender o tamanho da oportunidade, avaliar cuidadosamente onde investir e avaliar quais novos recursos podem ser necessários. 

  1. Foque nas pessoas para gerar valor

Não foque apenas na tecnologia na saúde em si, mas nas pessoas encarregadas de usá-la para não gerar um desperdício de potencial. Entenda os gaps da sua operação e saiba exatamente onde é possível capturar valor e sustentá-lo ao longo do tempo. 

  1. Comece com um modelo escalável

Organizações bem-sucedidas criam estruturas capazes de implantar várias tecnologias ao mesmo tempo – como digitalizar formulários de membros e desenhar fluxos de trabalho em domínios específicos, sejam processos, funções ou locais. Isso exige a adesão de toda a organização, mas cria um padrão de implantação escalável, estabelecendo um processo repetível, capaz de converter atividade em impacto e encontrando maneiras inovadoras de requalificar e redistribuir todas as funções.

Desde a captura de dados, processamento de documentos, recuperação de informações e monitoramento remoto da saúde, existem inúmeras opções de automação que podem melhorar a qualidade de vida do paciente e facilitar consideravelmente as coisas para a equipe do hospital, incluindo os profissionais de saúde.

Afinal, a perspectiva de automatizar processos muitas vezes levanta preocupações sobre a redução de pessoal. No entanto, uma solução verdadeiramente automatizada permite que os funcionários se concentrem em tarefas clinicamente relevantes, em vez de tarefas administrativas que geralmente estão fora de sua área de especialização. 

Como resultado, a automação não significa demitir pessoas em um setor com escassez crônica de pessoal, mas em melhorar a satisfação de todos os atores envolvidos nesse processo. 

A Clicksign, nesse sentido, possui um suporte personalizado para atender e guiar os seus melhores profissionais nesta jornada.

Portanto, se você deseja a digitalização e automação de processos, como fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e conheça agora nossos Planos e Preços. Você tem 14 dias para usar a plataforma, sem custos, e testar na prática as nossas soluções. 

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.