Automação na indústria de turismo e hotelaria: passo a passo para implementar na sua empresa

Automação na indústria de turismo e hotelaria: passo a passo para implementar na sua empresa

Acelerar as reservas, aumentar a receita e a eficiência dos serviços é o desejo de todo empreendedor do setor de turismo e hotelaria. Entenda como a automatização de processos pode ser a chave para economizar tempo e faturar alto.

As empresas do setor de viagens, uma das mais atingidas pela pandemia, viveram momentos difíceis nos últimos anos. A concorrência acirrada, o isolamento social e as expectativas dos consumidores foram desafios turbulentos vividos nos últimos tempos.

banner teste grátis

Ainda assim, a expansão do setor de turismo comprova a força e o potencial desses negócios para, não apenas sobreviverem, mas conseguirem se destacar no mercado, acessando as melhores ofertas, clientes, serviços, custos e uma quantidade incrível de dados para geração de tomada de decisões cada vez mais assertivas.

Dito isso, quanto mais cedo as empresas desse setor entenderem o que é automação e como implementá-la em sua rotina com outras inovações, maiores serão suas chances de serem bem-sucedidas e contornarem alguns dos problemas mais comuns enfrentados no passado. Nas palavras de Frank Passanante, Vice-Presidente Sênior e Head Global de Vendas da rede de hotéis Hilton:

“A pandemia não apenas mudou a maneira como as pessoas viajam, mas também mudou radicalmente as pessoas – a maneira como vivem suas vidas, suas paixões e suas preferências. Reuniões, reconexão e viagens experienciais têm sido as forças motrizes por trás do aumento de reservas que estamos vendo este ano. Continuaremos evoluindo e inovando ao lado das necessidades em constante mudança dos viajantes, porque não queremos apenas voltar ao normal. Queremos voltar melhor”.

Principais benefícios da implementação de um sistema automatizado

Hoje, ninguém duvida que tecnologia e turismo são a combinação perfeita. Essa força conjunta desempenha um papel crucial não só na maneira como viajamos, mas também na gestão e planejamento estratégico de muitas companhias. Segundo relatório da Statista que analisa o impacto do uso de soluções tecnológicas adotadas neste setor a partir de novembro de 2021:

Implementado antes da pandemiaImplementado durante a pandemiaPlano para implementar em 2022Pesquisas de convidados74,5%4,2%4,4%Tecnologia no quarto59,2%16,8%9,9%Mensagens de convidados52,6%16,6%11,8%Ferramentas de automação48,6%11,8%10,9%Check-in de autoatendimento38,3%25,3%11,8%Chaves móveis33,9%15,2%15%Pagamentos digitais31,6%13,3%14,3%Chatbots14,5%4,6%10,1%

Portanto, essa mudança de paradigma combinado a um novo contexto em que redes sociais, aplicativos, blogs e startups disruptivas têm um papel importante a desempenhar, torna inevitável adaptar o seu modelo de negócios, de acordo com a evolução dessas tendências, para se atrair e fidelizar a sua audiência. Entre os principais benefícios da implementação de sistemas automatizados, podemos citar:

Vendas mais rápidas e aumento de receita

Se existe um gatilho mental elementar nas vendas de viagens e reservas é o da urgência. O imediatismo do consumidor obriga que toda a jornada de compra aconteça da maneira mais rápida possível. 

Ao se automatizar essas etapas, obtém-se mais tempo com a redução do trabalho manual, erros, chamadas, anotações... bem como, multiplica o número de reservas que um colaborador pode gerenciar ao mesmo tempo.  Além disso, os lembretes automáticos enviados aos clientes aceleram os pagamentos. 

E mais: se uma empresa tradicional realiza atendimentos apenas durante o horário comercial, a consequência é a perda de muitos clientes em potencial. Os sistemas de comunicação automatizados, nesse sentido, podem responder aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Eleva a experiência dos clientes, deixando-os mais felizes

Além de agilidade, a automação promove a liberdade e o controle dos clientes sobre suas viagens e despesas. Durante a edição 2022 da Net Managers, Daniel Ray, professor de marketing, comentou que: 

“ quanto mais maduro o mercado, mais as empresas se tornam centradas no cliente… vantagem competitiva inimitável”.

Em um setor altamente competitivo e maduro como o do turismo e hotelaria, os consumidores atribuem grande importância à qualidade dos serviços e experiências. Eles não estão comprando um produto, estão comprando atendimento, recepção e relacionamento com o cliente. 

E como a automação facilita a atuação dos seus colaboradores na realização de tarefas com mais facilidade e rapidez, eles acabam, por consequência, atendendo melhor a mais clientes e resolvendo dúvidas e problemas com mais eficiência.

Colaboradores mais produtivos

Os fluxos de trabalho automatizados permitem realizar tarefas repetitivas e de alto volume com mais rapidez e precisão do que os humanos, economizando tempo e minimizando erros e imprecisões. 

Em operações com intervenção humana mínima a zero, a taxa de erro não chega a nada e quase elimina o risco de situações como o tão temido overbooking, deixando seus funcionários mais tranquilos e confiantes.

Dados e documentação centralizados com maior eficiência

Ainda, os relatórios de desempenho gerados ajudam na administração de KPIs importantes que têm o poder de melhorar a produtividade e a eficiência de todas as equipes da companhia.

A coleta automática de dados, mineração e análise capacitam o gestor a reduzir custos. Segundo divulgado pela Forbes, a automação inteligente resulta em economia de custos de 40 a 75%.

Outra vantagem para o empreendedor é que evita a necessidade de se adotar uma cultura de microgerenciamento que pode minar o seu negócio.

Implementando um sistema automatizado através da Clicksign

A Clicksign Automação é uma solução avançada e exclusiva criada para agilizar ainda mais o processo de vendas através da criação, assinatura e gestão de documentos online com validade jurídica.

Através dela, é possível acompanhar com rapidez e precisão o ciclo de vida de seus contratos, desde a coleta de dados até as assinaturas, de forma segura e mais conveniente.

Assim, englobando um processo de contratação de ponta a ponta com apenas alguns cliques,  permite-se capturar as informações dos signatários (quem assina), inserir as informações através de uma planilha, permitir assinaturas em série, encaminhar lembretes e muito mais.

Confira nossa Playlist no Youtube e aprenda o passo a passo para utilizar o plano Automação do zero:

https://www.youtube.com/watch?v=6-K4IqyVqwU&list=PLGCDtAzPD1KYfByZvMdxpG4o83P9MVxq_&index=2

Agilize seu dia a dia com a geração automática de documentos a partir de um modelo, ou seja, basta um conteúdo padrão, em que se alteram apenas alguns dados variáveis do signatário através dos Fluxos com formulário ou Fluxos com planilha e envie tudo para ser assinado via SMS, e-mail ou WhatsApp.

Além de poder testar toda a plataforma Clicksign por 14 dias gratuitamente (e sem necessidade de cartão de crédito), você conta com planos a partir de 15 documentos mensais. Veja como é simples criar o seu documento:

Por fim, no menu lateral, em Relatórios, na aba Gestão, está disponível a auditoria das ações realizadas na sua conta através da geração de planilhas de acompanhamento em períodos determinados para seus documentos, signatários, fluxos, consumo ao longo dos períodos etc. É o melhor da inteligência de dados e da tecnologia para tornar o seu negócio cada vez mais preditivo e lucrativo.

Lembrando que na Clicksign segurança é coisa séria. Única no Brasil, além de pioneira na assinatura eletrônica, somos também o primeiro player 100% nacional do mercado a obter a certificação ISO 27001, uma norma de reconhecimento mundial para a gestão da Segurança da Informação.

Os tempos de mudança exigem ... a mudança!

Ao introduzir essas novas técnicas no setor de turismo e hotelaria, pode-se se beneficiar de tecnologias capazes de ajudar a tornar as estadias ou viagens perfeitas.

A digitalização de processos pode parecer um conceito futurista, mas um exemplo claro é o desenvolvimento do metaverso, um mundo virtual com foco em conexões sociais, que tem potencial para se tornar um novo canal de reservas que oferecerá experiências imersivas aos clientes e permitirá que eles visitem quartos e propriedades antes mesmo de chegar ao destino. Esta é uma dimensão totalmente nova da aplicação da tecnologia no turismo ​​que essa indústria deve explorar rapidamente.

Então, o que está te deixando esperando, se você deseja digitalizar os seus processos, como fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e conheça agora nossos Planos e Preços.

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign