Certificado digital: em nuvem, token ou cartão?

Certificado digital: em nuvem, token ou cartão?

Você já tem ciência que precisa de uma certificação digital, mas não sabe se deve optar pelo certificado digital em nuvem, certificado digital melhor token ou cartão? É fato que sua importância já dominou o coração e a rotina de muitos, mas poucos detém conhecimento sobre qual forma de armazenamento dessa tecnologia criptografada é mais interessante para se investir. Acertamos precisamente sua dúvida, não é?

A infinidade de opções em assinatura eletrônica surgiram para tornar a vida de todos mais fácil, tudo isso de forma segura e válida judicialmente, mas como escolher entre as tantas alternativas presentes no mercado atualmente? O armazenamento em várias mídias diferentes pode deixar algumas pessoas um pouco confusas, pois além da possibilidade de armazenamento em nuvem, cartão ou token, existem ainda as modalidades eletrônicas de documentos que já possuímos, como os e-CNPJ, e-CPF, NF-e SSL e CT-e.

banner teste grátis

De qualquer forma, a sua empresa ou você terá a facilidade de assinar documentos virtualmente, em pelo menos duas formas. Nesse post, discorreremos um pouco mais sobre o certificado digital em suas três formas de apresentação: em nuvem, smartcard e token. Acompanhe o nosso post e obtenha as informações necessárias para tomar a decisão correta ao escolher qual delas se adapta melhor às suas necessidades.

Praticidade e segurança em primeiro lugar

O certificado digital já faz parte da nossa rotina atual e é um documento que confere praticidade e confiabilidade às nossas operações. Com o avanço da tecnologia, a confiabilidade dessas opções digitais se tornou ainda maior e mais popular. Obter uma alternativa virtual agora pode ser mais simples do que parece, já que existem versões em nuvem, token ou cartão.E, apesar dessas comodidades terem sido incorporadas no dia a dia de várias pessoas, esse tópico ainda causa certa dúvida, justamente por estar disponível em mais de uma versão. O que podemos afirmar com convicção, é a segurança que o uso de qualquer dessas opções eletrônicas por serem armazenadas em mídias criptografadas e que dependem da instalação de softwares para que sejam acessados, como é o caso dos tokens e cartões smartcard.Conheça um pouco mais sobre as formas de assinar todos os documentos que você quiser, de forma remota, eletrônica e válidos juridicamente. Assim, você terá todas as ferramentas para tomar a decisão mais correta conforme as suas demandas, seja você pessoa física ou jurídica.

Praticidade do armazenamento em nuvem

Agilidade é a prioridade de quem tem uma rotina corrida e precisa assinar muitos documentos ao longo do dia. Por isso, a nuvem é certamente a melhor alternativa para esses casos. O rápido e fácil acesso para quem não pode perder tempo é essencial e sempre muito bem-vindo. Quando colocamos algo na nuvem, o que acontece é que esse arquivo será alocado em servidores que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo e por qualquer dispositivo, desde que você possua os dados necessários da conta.Além da possibilidade de acesso através de dispositivos variados, a capacidade expansiva da nuvem também é um fator atrativo para seus usuários, além, é claro, de ser um espaço virtual criptografado e seguro para suas transações online. Tenha acesso à sua assinatura sem precisar de uma mídia física, utilizando apenas um ou mais dispositivos previamente autorizados por você e ainda tendo a validade jurídica garantida pela nossa empresa.Destacamos que essa é a versão de armazenamento do certificado digital mais difundida nos dias atuais.

E o certificado digital via token, o que é e como funciona?

Para quem quer ter uma sensação de maior segurança de dados, o token pode ser uma boa alternativa para suas assinaturas e processos eletrônicos. Dependendo da sua profissão, essa é a mídia mais utilizada, como é o caso de advogados que precisam da sua assinatura e da mobilidade que essa opção te oferece.É possível locomover-se com seu token criptografado para qualquer lugar do mundo, e ainda que você não tenha acesso a sua nuvem, o terá em mãos para assinar documentos em outros computadores.Sobre o token, um adendo: não se esqueça de que, para poder utilizar essa versão de acesso, é necessário que a sua máquina esteja adaptada para o uso dessa modalidade. E na etapa da renovação, não é preciso trocar o seu token para que ele continue funcionando, de modo que apenas o certificado digital passará por atualizações periódicas.Um exemplo bem comum de uso maçivo de token, novamente, é o do setor da advocacia.

O Smartcard é uma versão ultrapassada?

Essa é, das três opções, a mais antiga e talvez a menos usada hoje em dia. Isso porque por também ser uma mídia física, demanda que você tenha objetos específicos em mãos sempre que for assinar algum documento. Porém, diferentemente do token, que é pequeno, fácil de carregar e se assemelha a um pen drive, o smartcard, que armazena arquivos do tipo A3, exige uma estrutura um pouco maior.Quanto utilizamos os cartões nas nossas operações, é preciso ter, além do cartão, uma máquina leitora específica de smartcards. Essa leitora deve ser conectada a um computador para, somente então, ter o cartão inserido e lido. Com ele, podemos enviar documentos variados, assinar contratos, realizar operações bancárias, e outras coisas que você precisar. Outro ponto muito discutido entre quem usa e os órgãos que trabalham aceitando a certificação digital, é que os cartões apresentavam falha na leitura com certa frequência, dificultando a vida de alguns dos seus usuários.Queda ou dano do chip, desgaste natural da máquina leitora, entre outros, pode tonar essa alternativa menos atrativa para algumas pessoas, quando comparada às outras duas, porém, há pessoas que ainda preferem esse método por conta da sua segurança.Agora, para fazer a sua escolha, avalie as suas preferências e necessidades. Reflita sobre quais das três possibilidades é a melhor para o seu perfil e faça essa aquisição da certificação digital para agilizar a sua rotina. E se você possui alguma dúvida sobre como funciona todo esse processo, acesse esse post e confira o tutorial de como assinar os documentos com a sua nova assinatura digital.Com profissionais qualificados em otimização digital, somos pioneiros no assunto e garantimos a automação e integração da sua empresa. Navegue pelo nosso blog e conheça essas facilidades para o seu dia a dia.

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign