Clicksign

Ver todos

Como otimizar a captação de alunos para o setor de educação?

É comum pensarem que a captação de alunos é um processo que depende única e exclusivamente do marketing feito pela empresa, mas não é a realidade. Se o fosse, não estaríamos observando um movimento de modernização e adesão às ferramentas tecnológicas por parte de empresas do ramo da educação.

Existem muitos outros fatores que influenciam na hora de um estudante decidir em qual lugar fará suas aulas e, por isso, também é possível contar com maneiras de otimizar esse processo de captação por meio de uma gestão mais assertiva e direcionada.

banner teste grátisQuer saber como trazer mais alunos para sua instituição de ensino? A Clicksign está sempre trazendo os melhores conteúdos para ajudar os gestores do ramo da educação. Confira!

O que é a captação de alunos?

O conceito de captação de alunos diz respeito ao plano de ações e estratégias desenvolvidos a fim de atrair mais estudantes interessados em se matricular em sua instituição de ensino (IE). Essa deve ser uma das principais preocupações dos gestores, pois impacta diretamente na saúde financeira da instituição. Afinal, sem alunos novos não há previsão de aumento de capital, certo?

Além disso, pensar nas estratégias para captação de novos clientes te ajudará a se sobressair sobre os concorrentes, pois as ações dentro desse plano para captação também ajudam a melhorar o desempenho da instituição para suprir as necessidades dos alunos já matriculados, o que pode gerar um marketing orgânico – o famoso marketing “boca a boca”.

Como funciona esse processo de captação de alunos?

Uma vez que o mercado da educação está cada vez mais competitivo, com novas instituições e metodologias surgindo a cada ano, a base da captação de alunos está sim relacionada ao marketing que sua escola, curso ou universidade faz. No entanto, ela também está diretamente conectada ao modo organizacional de sua empresa.

Dessa forma, podemos entender que o plano de captação funciona em duas frentes: as ações externas, que envolvem a forma da instituição se mostrar ao público e as internas, que abarcam todas aquelas mudanças feitas para ser possível desenvolver as melhores estratégias e lidar com o novo público.

Só com essas duas vertentes andando em conjunto é possível, de fato, criar um esquema que consiga gerar a captação de alunos.

Todas as metas são traçadas pensando em conhecer e atingir o “aluno ideal” de cada instituição e, por conta disso, esse é um processo que envolve análise de público, dos concorrentes e muito mais. Afinal, quando você e sua equipe de gestão conseguirem entender quais estudantes querem atingir, fica mais fácil saber como se comunicar com esse grupo.

Então, podemos dizer que a captação de alunos funciona por meio de análises e estudos do mercado e o desenvolvimento de ações visando a persona de sua empresa de ensino.

Por que devo pensar na otimização da captação de alunos?

Assim como empresas de outros setores do mercado, as instituições de ensino também estão inclusas no movimento de modernização de operação – que já é tendência há alguns anos. Mesmo que, no caso da área da educação, não tenhamos grandes maquinários que substituam uma parte da produção, existem outros pontos da organização que podem ser otimizados.

Você, como gestor, deve se planejar e aderir ao movimento do mercado para não ficar engessado perante a concorrência e conseguir oferecer o que o público estudantil necessita nesse momento. Todas as gerações estão em um momento completamente conectado à tecnologia, por isso, buscam serviços de empresas que oferecem essas facilidades do mundo digital.

Além disso, criar maneiras de otimizar essa estratégia facilita o trabalho de sua equipe, ajuda a direcionar os recursos financeiros e humanos para os projetos corretos e aumenta a assertividade das ações tomadas. Todos esses pontos ajudam a melhorar a satisfação dos colaboradores e também de seus clientes.

5 formas de melhorar a captação de alunos em sua instituição

Veja algumas ações que podem ajudar a otimizar a captação de alunos de sua instituição!

1. Invista em uma gestão tecnológica e modernizada

A gestão de um negócio é o ponto de partida para desenvolver uma boa estratégia para adquirir mais estudantes matriculados. Busque ferramentas para RH Digital, automatize a assinatura de documentos, inicie um gerenciamento de arquivos na nuvem… Tudo isso irá ajudar a ter um desempenho melhor da gestão e ainda pode impactar outras partes da instituição.

Com uma gestão moderna, você confere mais facilmente a quantidade de matrículas, entende o número de saídas de alunos, pode desenvolver indicadores de qualidade e satisfação dos estudantes e outras ações que ajudam a compreender quais os pontos críticos que precisam de atenção da gestão.

Caso queira conhecer mais sobre como é uma gestão eficiente de RH na escola, já temos um post completo sobre o assunto!

2. Faça uma análise do público

Como falamos antes, entender o público ideal de sua instituição de ensino é muito importante para conseguir direcionar as ações de seu plano de captação de alunos. Para isso, comece estudando quais são os perfis de quem já está matriculado: qual a idade média, nível de poder aquisitivo, interesses que possuem, entre outros dados.

Basicamente, a dica é: tenha ciência do seu público-alvo e monte a persona do seu negócio a partir disso.

Busque analisar a concorrência para entender se eles estão atraindo o grupo de pessoas que deseja como seu público ou não. Se estiverem, compreenda quais as características que esses alunos têm que se diferem do que possui no momento.

Com todos esses dados, você consegue criar uma persona – um cliente ideal para sua marca – que possua as características identificadas nos estudantes que estão já em seu curso e nos quais deseja atingir. Uma persona deve conter os seguintes dados:

  • Nome;
  • Ocupação;
  • Idade;
  • Interesses;
  • Onde mora;
  • Poder aquisito;
  • etc.

Lembre-se que se você tiver uma instituição que atende menores de idades, a análise de público deve ser feita pensando também nos responsáveis por essa criança ou adolescente, pois são eles que possuem o poder monetário. Assim, crie mais do que uma persona: uma para o “aluno ideal” e outra para a “família ideal”.

Dessa maneira, você poderá direcionar as estratégias de vendas tanto para conversar e atrair os mais novos, quanto para convencer o público mais velho de que sua escola é a melhor opção para os filhos deles.

3. Trabalhe o funil de vendas

O Funil de Vendas é uma ferramenta do marketing para levar o público com pouca chance de conversão (que nesse caso seria o ato de efetuar a matrícula) a se tornar um lead com alto interesse e possibilidade de se tornar um cliente. Para isso, utilize propagandas em redes sociais, estratégias de SEO, inbound sales e outras estratégias para trabalhar em todas as etapas do funil, aumentando o número de alunos.

Se você ainda não possui uma equipe pensada para a parte de marketing do negócio, é o momento de buscar um especialista para atuar nesse ponto de sua instituição ou criar um setor interno para realizar esse trabalho.

4. Melhore a infraestrutura de sua instituição

A infraestrutura é um ponto crucial para ter em mente quando se quer aumentar a captação de alunos. Sua empresa tem uma boa aparência? Oferece os recursos necessários para os alunos? Tem aparatos tecnológicos para potencializar o aprendizado? Tudo isso precisa ser considerado.

Estudantes que estão buscando um novo local para aprender normalmente fazem visitas às instituições ou buscam alunos que já estão estudando em um local para entender como funciona a instituição. Imagine se o seu espaço de aprendizagem não está coerente com as necessidades dos alunos, mas o seu concorrente está? Certamente, você terá perdido uma matrícula.

5. Desenvolva os pontos de diferencial de sua metodologia

Sua escola possui mais opções de atividades extracurriculares? A metodologia de seu curso pré-vestibular é mais eficaz? Seu curso profissionalizante para programadores traz tópicos a mais que outras instituições? O público precisa saber disto!

Identifique os diferenciais de sua empresa perante as outras do setor e evolua-os para que se tornem um ponto que leve seu espaço de ensino a um novo patamar de empreendimento. Utilizar essas informações para complementar as estratégias do funil de vendas, pode ser uma ótima oportunidade para o marketing de fundo de funil.

Como uma gestão otimizada contribui para a captação de alunos?

Ao falar de maneiras de modernizar e melhorar a captação de alunos, a gestão tecnológica é uma das primeiras de nossa lista, você sabe por que? A organização interna de um empreendimento é um dos fatores que tem impacto em todas as etapas e no caso da instituições de ensino que querem aumentar a quantidade estudantes, as mudanças nesse setor trazem diversas vantagens.

Atente-se a alguns dos principais pontos para que uma gestão tecnológica ajude na otimização da captação de alunos!

Facilidade para matrícula

Ninguém quer gastar horas apenas resolvendo burocracias de matrícula, certo? Por isso um sistema de gestão integrada ou ferramentas para assinatura digital de documentos são essenciais. Assim fica mais simples fechar qualquer contrato entre estudante e instituição de ensino, evitando frustrações por parte dos clientes.

Essa opção também permite que seja oferecida aos clientes a matrícula online, um ponto de melhoria de infraestrutura que é eficaz para aumentar a procura pela sua instituição.

Auxilia na fidelização de alunos

Muito conectado ao ponto anterior, os aparatos necessários para uma gestão otimizada também ajudam na fidelização de alunos. Assim como quem está se matriculando pela primeira vez, os estudantes que já estão fazendo aulas em seu curso não desejam ter trabalho para renovar sua matrícula e a assinatura digital – uma das ferramentas essenciais para o RH Digital e empresas modernas – pode facilitar muito esse processo.

Saiba como funciona essa opção no texto “Assinatura digital e eletrônica: explicamos as diferenças!“.

Melhora o direcionamento de recursos

Como falamos anteriormente, uma gestão otimizada permite que os administradores do negócio possam ter uma visão macro do negócio de forma rápida e ágil. Dessa forma, fica mais simples identificar os pontos críticos do negócio ou as áreas que não estão precisando de tanta manutenção, o que permite dividir e direcionar os recursos do negócio para o que realmente é necessário.

Permite a análise de público

Com uma gestão organizada e moderna unida ao armazenamento de documentos na nuvem, é mais simples coletar dados dos estudantes para fazer a análise de público ideal e traçar as estratégias para realizar a busca por novos alunos. Sendo assim, tanto o departamento pessoal quanto o setor de marketing conseguem fazer suas atividades em menos tempo e de maneira mais assertiva.

Aproveite todas as dicas do blog da Clicksigng para otimizar a captação de alunos e veja as melhorias que essas estratégias trarão para seu negócio. Confira também nosso conteúdo sobre a importância da tecnologia na educação para ver outras maneiras que essa modernização pode ajudar o setor!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Contato com comercial

Fale com nossos especialistas e descubra como simplificar seus processos.

|

Pronto para começar? Experimente grátis.