Employee experience: o que é e como implementar na sua empresa

Employee experience: o que é e como implementar na sua empresa

No atual mundo corporativo, focar em experiências e pessoas se tornou peça-chave para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, além de se preocupar com a satisfação do cliente, as organizações estão cada vez mais olhando para suas próprias equipes e valorizando um novo conceito: o employee experience.

Levando em conta essa realidade, promover um clima organizacional agradável e uma gestão eficiente dos colaboradores se transformou em uma meta essencial para as empresas modernas. Afinal, organizações que investem em employee experience são 4,2 vezes mais lucrativas.

Gráfico mostra que empresas que investem em employee experience são quatro vezes mais lucrativas, além de possuir maior desenvolvimento de colaboradores, remuneração, receita e lucro médio e receita e lucro por funcionário.
Jacob Morgan, autor do livro "The Employee Experience Advantage", mostra que empresas que investem em uma boa experiência para seus colaboradores superam as demais em diversos aspectos, como desenvolvimento dos funcionários dentro da empresa, remuneração, receita e lucro médio e receita e lucro por funcionário.

Mas o que significa, exatamente, employee experience? E por que essa nova mentalidade está impulsionando uma mudança no ritmo de vida organizacional?

O que é employee experience?

Você já teve uma experiência que gerou um impacto significativo em sua vida? É comum que nossas vivências moldem nossa jornada e influenciem nossas perspectivas e opiniões, seja de forma positiva ou negativa.

Logo, no âmbito profissional, é inevitável que interações, percepções e emoções que os colaboradores experimentam durante sua jornada na empresa reflitam diretamente na imagem que eles possuem da organização.

Certamente, vivemos em uma era em que os colaboradores buscam mais do que apenas remuneração e recompensas no ambiente de trabalho. Eles desejam se sentir valorizados e engajados, ter oportunidades de crescimento e serem compreendidos em seu ambiente corporativo.

É nesse contexto que surge o employee experience, ou “experiência do funcionário”: uma abordagem estratégica que visa criar um ambiente de trabalho positivo, motivador e inclusivo, resultando em benefícios tanto para os funcionários quanto para a empresa como um todo. 

O employee experience abrange desde o processo de recrutamento e integração até o desenvolvimento profissional e o ambiente de trabalho. Em resumo, é um conceito que reconhece a importância das experiências e do bem-estar dos colaboradores como fatores-chave para o sucesso das organizações. 

Benefícios de um bom employee experience

O employee experience possui um papel fundamental na construção de valores e da cultura organizacional de uma empresa, influenciando como os colaboradores atribuem significado ao seu próprio trabalho e à organização.

Por conta disso, um employee experience positivo traz uma série de benefícios para a empresa, seja internamente ou externamente. Vamos explorar alguns deles:

Atração e retenção de talentos

Quando os funcionários se sentem valorizados, têm oportunidades de crescimento, são ouvidos e respeitados, eles têm menos motivos para buscar emprego em outras organizações. 

Deste modo, empresas que investem em um bom employee experience apresentam uma diminuição de 40% na sua taxa de turnover, fazendo com que este seja um fator decisivo para atrair e reter profissionais talentosos.

Engajamento e produtividade

Quando os funcionários têm uma experiência positiva no trabalho, sentem-se valorizados e motivados, levando a um aumento significativo na produtividade e no desempenho individual e coletivo. Por estarem mais engajados, dedicados e dispostos a ir além das expectativas, os colaboradores entregam maior produtividade, qualidade do trabalho e eficiência.

Isso também reflete na inovação e criatividade das entregas, visto que um ambiente de trabalho positivo estimula a colaboração e o compartilhamento de sugestões e soluções inovadoras para os desafios da empresa.

Saúde e bem-estar

Ao priorizar o bem-estar dos colaboradores, oferecendo programas de saúde, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, a empresa demonstra seu compromisso em criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. 

Isso não apenas fortalece a reputação da empresa como um empregador preocupado, mas também promove um senso de pertencimento, engajamento e motivação, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e uma força de trabalho mais saudável e feliz.

Reputação e imagem da empresa

A reputação e a imagem de uma empresa são influenciadas diretamente pelo employee experience. No mundo digital, inclusive, é possível conferir feedbacks e avaliações de funcionários em redes sociais como o LinkedIn e plataformas como o Glassdoor, que permitem que os colaboradores compartilhem suas experiências de trabalho, incluindo aspectos positivos e negativos.

Nesse cenário, uma reputação positiva fortalece a confiança geral na empresa, cria uma vantagem competitiva no mercado e pode até mesmo afetar as decisões de investidores e clientes em potencial. Por outro lado, uma experiência negativa dos funcionários pode resultar em avaliações ruins, feedback negativo e uma reputação prejudicada, causando danos à imagem da empresa.

Assim, um bom employee experience é fundamental para garantir que funcionários satisfeitos e engajados  se tornem embaixadores naturais da marca, transmitindo uma imagem positiva da empresa para clientes, parceiros e o público em geral.

Gráfico mostra oito fatores que trazem sucesso para as empresas, de acordo com pesquisa da Harvard Business. São eles: alto nível de atendimento ao consumidor, comunicação efetiva, alto nível de engajamento dos funcionários, liderança executiva forte, produtividade, melhoria contínua da qualidade, habilidade de inovar e forte capacidade de vendas e marketing.
Relatório da Harvard Business Review mostrou que 71% dos entrevistados classificam um employee experience positivo como muito importante para alcançar o sucesso organizacional geral, ficando atrás apenas de um ótimo atendimento ao cliente e uma comunicação empresarial efetiva.

5 dicas práticas para melhorar o employee experience

É importante reconhecer que não é preciso começar o processo de implementar um bom employee experience do zero. Provavelmente, já existem pontos na relação entre colaborador e empresa que podem ser mantidos e fortalecidos, enquanto outros precisam ser explorados e melhorados. 

Para entender quais são esses pontos e como aprimorar o cotidiano dos funcionários, é essencial compreender suas principais necessidades — afinal, cada indivíduo é motivado por diferentes valores.

Contudo, existem aspectos de interesse comum que ajudam a aprimorar a satisfação dos colaboradores da empresa. Conheça alguns desses aspectos e, a partir disso, entenda como incluí-los na estratégia de employee experience da sua organização:

1) Cultive uma cultura organizacional positiva

A cultura organizacional desempenha um papel fundamental na experiência dos colaboradores. Por isso, crie uma cultura que valorize a transparência, a colaboração, o respeito mútuo e o reconhecimento. 

Incentive a comunicação aberta, a participação ativa dos colaboradores e a construção de relacionamentos saudáveis, fornecendo feedback constante e mantendo os colaboradores informados sobre os objetivos e desafios da empresa.

2) Desenvolvimento e crescimento profissional

Investir no desenvolvimento e crescimento profissional dos funcionários é uma estratégia fundamental para melhorar o employee experience. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e capacitação, as empresas criam um ambiente estimulante e promovem o progresso profissional, aumentando a motivação, o engajamento e a retenção de talentos.

Isso pode ser alcançado por meio de programas de treinamento, workshops, mentorias ou até mesmo patrocínio para cursos externos. Além disso, é importante fornecer orientação para que os funcionários possam identificar áreas de melhoria e desenvolver suas habilidades. 

Confira as alternativas mais utilizadas pelas empresas no Brasil para educação e desenvolvimento dos colaboradores:

Gráfico da Great Places to Work elenca as principais formas de desenvolver os colaboradores: treinamento formal, palestras e workshops, cursos in company, benefícios atrelados a educação, programas de mentoria, deslocamento de equipes para trabalhar, job rotation e programas de coaching.
Relatório da Great Places to Work explora as principais formas de desenvolvimento dos colaboradores no Brasil.

3) Reconhecimento e recompensas

A Harvard Business Review relata que 72% das empresas concordam que o reconhecimento impacta positivamente o engajamento dos colaboradores, enquanto a Deloitte descobriu que a produtividade e o desempenho dos funcionários são 14% maiores em organizações com programas de reconhecimento do que naquelas sem eles.

Ou seja, ao se implementarem estratégias efetivas de reconhecimento e recompensas, as empresas fortalecem a motivação, o senso de pertencimento e o comprometimento dos funcionários, contribuindo para uma cultura de alta performance e sucesso organizacional.

Isso pode ser alcançado por meio de programas de reconhecimento em que os colaboradores são elogiados publicamente por suas conquistas e contribuições. Ademais, recompensas tangíveis, como bônus, promoções ou benefícios extras, também podem ser oferecidas para celebrar marcos importantes. 

É importante lembrar que o reconhecimento precisa ser sincero, específico e baseado em critérios claros para evitar qualquer percepção de favoritismo. 

4) Cultura de colaboração

Para criar um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados e engajados, é essencial estimular a participação ativa dos funcionários, encorajando-os a contribuir com suas ideias, opiniões e soluções para os desafios enfrentados pela empresa.

Além disso, envolver os funcionários em processos de tomada de decisão e permitir que participem ativamente na definição de metas e estratégias da empresa demonstra confiança e respeito por suas opiniões, fortalecendo o sentimento de pertencimento e aumentando a motivação e a satisfação no trabalho, o que contribui para uma experiência positiva dos colaboradores.

5) Forneça ferramentas e tecnologias adequadas

É importante garantir que os colaboradores tenham acesso a ferramentas e recursos necessários para realizar suas tarefas de maneira ainda mais eficiente. Ao fornecer tecnologia e softwares atualizados, as empresas capacitam seus funcionários e facilitam o trabalho diário, aumentando a produtividade. 

Isso inclui sistemas de gerenciamento de projetos, plataformas de comunicação interna, ferramentas de colaboração online e aplicativos móveis que permitem o acesso remoto e flexível ao trabalho. 

Essas ferramentas ajudam a simplificar tarefas, melhorar a comunicação e agilizar processos, permitindo que os colaboradores tenham mais tempo para se concentrar em atividades de maior valor agregado.

Otimize processos e melhore a experiência do funcionário 

Na busca por melhorar a experiência dos colaboradores em suas rotinas de trabalho, é preciso pensar também em frustrações relacionadas a processos manuais e obsoletos. Afinal, 19,8% do tempo de negócios — o equivalente a um dia por semana de trabalho — é desperdiçado por funcionários que procuram informações para fazer seu trabalho de forma eficaz, segundo a Interact.

Esse cenário também é refletido pelo artigo “30+ Statistics That Prove Why Companies Need to Embrace Business Automation in 2023”, que mostra que:

  • 90% dos funcionários se sentem sobrecarregados com tarefas repetitivas e chatas que podem ser facilmente automatizadas.
  • 68% dos colaboradores já sofreram com a sobrecarga de trabalho em que têm muito com o que lidar no dia a dia. 
  • 81% podem colapsar se não recorrerem à automação para lidar com volumes de trabalho.

Dito isso, a automatização de processos se torna fundamental para melhorar o bem-estar dos funcionários, permitindo a eliminação de tarefas repetitivas e liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas e criativas.

Gráfico da The Bot Plataform mostra que 77,9% dos colaboradores afirmam que automação já os ajuda em suas tareas, enquanto 95,5% concordam com a frase "a automação elimina os aspectos repetitivos do meu trabalho e permite que eu me concentre nas áreas principais do meu serviço".
77,9% dos colaboradores afirmam que a automação já os ajuda em tarefas repetitivas, e mais de 95% concordam com a frase “a automação elimina os aspectos repetitivos do meu trabalho e permite que eu me concentre nas áreas principais do meu serviço”, segundo pesquisa da The Bot Plataform.

As possibilidades de melhorar o employee experience por meio de automação são infinitas. Quando falamos de gestão de documentos, por exemplo, a StaffCircle aponta que metade do tempo dos colaboradores é gasto procurando informações em um sistema baseado em papel, além da preocupação em criar, editar e gerenciar documentos.

Felizmente, esse gargalo tem solução: com a Clicksign Automação, é possível automatizar o processo de criação e gestão de documentos através de coleta de dados inteligente.

A Clicksign Automação revoluciona a forma como os documentos são preparados, assinados e gerenciados, dando rapidez e precisão ao processo de assinatura de documentos, de forma segura e mais conveniente. Com essa solução avançada e exclusiva, os colaboradores conseguem ser mais produtivos ao eliminar parte das tarefas repetitivas e ter mais tempo para o que realmente importa.

Integração para impulsionar ainda mais o seu employee experience

Apesar dos benefícios gerais da automação para estimular a produtividade e o employee experience, é preciso ficar atento: utilizar várias plataformas dispersas pode ser ineficaz sem a infraestrutura certa para unificá-las.

Pensando nisso, uma solução para unificar os processos automatizados com as soluções específicas da sua empresa é a integração via API. Essa integração pode ser utilizada para aprimorar a comunicação entre os diferentes setores e promover uma troca de dados mais fluida, contribuindo para as atividades do dia a dia e elevando positivamente o employee experience

Dessa forma, a automação aliada à integração via API proporciona um ambiente de trabalho mais coeso e eficiente, permitindo que os funcionários tenham acesso fácil a informações relevantes, eliminando a necessidade de alternar entre várias ferramentas e promovendo uma experiência de trabalho mais integrada e produtiva. 

Com o Clicksign Automação, por exemplo, os usuários têm acesso a todos os benefícios do pacote de Integração e conseguem aumentar o seu employee experience por meio de uma experiência mais eficiente e simplificada no processo de assinatura de documentos.

Além disso, as soluções Clicksign também promovem a colaboração entre os colaboradores e melhora a comunicação interna ao permitir o acesso de dados de diferentes setores em um único lugar. Os documentos podem ser compartilhados facilmente entre os membros da empresa, permitindo revisões, comentários e aprovações em tempo real. 

Não subestime o poder de proporcionar uma experiência positiva aos seus colaboradores! Com uma infraestrutura sólida para unificar os processos automatizados, as empresas podem maximizar os benefícios da automação e elevar o employee experience de forma significativa.

Para isso e muito mais, a Clicksign tem a resposta certa para acelerar o crescimento da sua empresa. Clique aqui para falar com um especialista e entender como a Clicksign pode ajudar a oferecer uma experiência única para seus colaboradores.

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign