Transformação digital: O impacto no setor comercial

Transformação digital: O impacto no setor comercial

Você certamente já ouviu falar no termo transformação digital. Afinal, é uma das maiores preocupações das empresas atuais, visto que existe a necessidade de se tornar cada vez mais moderno e acompanhar este mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, respectivamente). . 

banner teste grátis

Porém, se você ainda tem as suas dúvidas sobre o assunto, este post vai ajudar você a entender melhor:

  • O que é transformação digital?
  • O que isso significa para o consumidor?
  • Os impactos da transformação digital no setor comercial
  • O papel da tecnologia nesta transformação
  • O que é a transformação digital?

É impossível abordar o assunto da transformação digital sem mencionar a palavra tecnologia. As novas tecnologias são a base de todas as mudanças que as empresas passam, mas elas são apenas o primeiro impacto.

A tecnologia muda a forma como as empresas operam, mas também muda a forma como o público se comporta. Isso significa que a transformação digital não é apenas “adotar novas tecnologias”.

Para as empresas e o setor comercial, realmente mudarem, é preciso ter uma nova mentalidade do uso da tecnologia e do empoderamento do cliente.

Como a transformação digital afeta o cliente?

Não importa quem seja o seu cliente final, seja ele pessoa física, jurídica, governamental ou o que seja, os consumidores foram os mais beneficiados . Nunca eles estiveram tão bem informados, em certos casos, até mais do que os próprios vendedores.

O cliente atual não precisa mais de informação. Isso existe por toda a internet, e ele pode ir atrás da informação sempre que precisar. O cliente vai atrás do conhecimento, ou seja, a forma de aplicar as informações de maneira prática. E se ele não gostar da sua solução, ele tem a internet inteira para encontrar uma resposta que goste.

Como a transformação digital afeta o setor comercial?

Com isso, o setor comercial passa a ter novos desafios. Usar a tecnologia significa ter dados a sua disposição, sobre os clientes, sobre o mercado e sobre a sua própria empresa. Mas, dados são muito pouco valiosos se você não sabe o que fazer com eles.

É fácil saber quantas pessoas passaram pelo seu site, quantas vendas sua equipe fez e a conversão de todo o seu funil. O difícil é entender o que estes dados representam, de modo que o setor comercial possa ter melhores insights de como qualificar o seu cliente.

Vivemos, ao mesmo tempo, em um mundo extremamente competitivo e com recursos escassos. Por isso, a pior coisa que um vendedor pode fazer é gastar um recurso precioso, como o tempo, com um cliente que tem pouca chance de venda. Por isso, o maior desafio do setor comercial, em conjunto com o marketing, é qualificar o lead para a venda.

O papel da tecnologia

A transformação digital apresenta um contraste – e até certa ironia – interessante. A tecnologia é o básico deste momento, o apoio que eleva todas as empresas. Mas, ela está tão disponível e tantas empresas fazem uso dela, que isso não é mais um diferencial.

O importante é saber usar a tecnologia de forma adequada. Os dados não irão trazer a resposta que vai resolver o seu negócio, a menos que você faça a pergunta certa.

O que você acha? Sua empresa faz a verdadeira transformação digital ou ela apenas usa a tecnologia?

Se quiser saber mais sobre como tornar o seu setor comercial ainda mais moderno, confira outros artigos do nosso blog, inscreva-se na News para ficar sempre por dentro das novidades.

REFERÊNCIAS:

MC1

Exact Sales

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign