Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Mercado de consultoria em expansão: como usar a tecnologia ao seu favor?

consultoria-brasil
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Mercado de consultoria em expansão: como usar a tecnologia ao seu favor?

O mercado de consultorias no Brasil está ganhando destaque por seu grande momento de expansão. De acordo com a última pesquisa do Laboratório de Consultoria, um dos principais órgãos ligados à Associação Brasileira de Consultores (ABCO), a projeção de crescimento das empresas do ramo, para 2021, foi de 14%, número muito superior ao valor do nosso PIB, que figurou em 4,5%.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 136 mil empresas de consultoria empresarial e em TI, onde mais da metade deste número é representado por microempresas. Estima-se que, até 2025, este mercado irá crescer mais de 50% apenas em território nacional, segundo diversas pesquisas (Robert Half, Fórum Econômico Mundial, Comissão Europeia). 

Fonte: Observatório de Negócios Sebrae/SC, 2021.

Para garantir que o segmento continue se expandindo, em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação mostra-se como o caminho certo a ser trilhado. Neste artigo, vamos explorar as oportunidades deste crescimento de mercado e mostrar como a inovação pode ser uma grande aliada dos empreendedores.

Consultorias em alta: crescendo mais que o PIB brasileiro

Em aceleração constante desde 2011, o segmento a nível global também sentiu o impacto da pandemia nos seus resultados. Segundo a Consultancy e a Source Global Research, o setor movimentou cerca de US$160 bilhões mundialmente em 2019. Mas com a chegada da Covid-19, em 2020, estima-se um recuo de 19%, caindo de valor para US$132 bilhões

Com a retomada das atividades, o mercado de consultorias nacional voltou a ganhar fôlego e registrou uma expectativa de expansão que chamou a atenção:

2021 – Projeção de crescimento de 14%, quase o triplo do PIB nacional, que registrou 4,5%

Fonte: Laboratório de Consultoria

Este crescimento acima da média é atribuído à vocação empreendedora do país. Segundo a mesma pesquisa, 76,7% das novas contratações serão do setor privado, registrando a maior taxa de empresas de serviços, o que corresponde a um acréscimo de 74%.

A força do empreendedorismo brasileiro no pós-pandemia também merece destaque. O relatório da  Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021 aponta que parte dos novos negócios abertos nos últimos anos conseguiram sobreviver à crise sanitária, resultando em um aumento de Empreendedores Estabelecidos, que foi de 8,7% da população adulta em 2020, para 9,9% em 2021. 

Este crescimento fez o Brasil disparar e subir 6 posições no ranking mundial de Empreendedores Estabelecidos, pulando do 13º para o 7º lugar e ficando na frente de países como o Canadá, Estados Unidos e Noruega.

Esses números refletem uma realidade atual brasileira: o sonho de ter seu próprio negócio. Segundo o levantamento, 46% da população querem ser seus próprios chefes, enquanto 32% almejam fazer carreira em uma empresa. As motivações que despertam esse interesse em empreender são muitas, mas a vontade de fazer a diferença no mundo se destaca em primeiro lugar. 

A transformação digital como aliada da expansão das Consultorias

Com o distanciamento social, o processo de digitalização de documentos no Brasil foi acelerado, resultando no aumento da procura pela transformação digital e levou diversos segmentos a abandonarem ou diminuírem a papelada física. Cerca de 45,7% das empresas brasileiras já estão investindo nesse processo, 30,5% estão em fase de desenvolvimento e 1,9% ainda não tem planos para encarar essa mudança, de acordo com estudo do MIT Technology Review em 2021.

“Nos setores da indústria e do comércio em que ainda havia resistência à entrada dessa tecnologia, houve uma ruptura comportamental e essas empresas perceberam como a assinatura eletrônica e/ou digital é legalmente válida e pode agilizar o dia a dia de trabalho.” 

Michael Bernstein, fundador e diretor de tecnologia da Clicksign

No mundo das consultorias, isso refletiu em como os negócios lidavam com seus processos que, antes, eram sempre baseados no mundo offline. O resultado? Mais de 30% de empresas de consultorias brasileiras apostaram na inovação e, 20% delas, afirmam que conseguiram otimizar o seu processo de tomada de decisão

Fonte: Statista

Os maiores players já investem pesado na digitalização há alguns anos, mas o grande desafio está sendo enfrentado pelos consultores autônomos e pequenas empresas de consultoria, que somam mais de 83% do mercado nacional. Por isso, aumentar o seu repertório de ferramentas e soluções inovadoras é tão importante para conseguir se integrar neste novo ambiente e obter resultados positivos na sua rotina de trabalho.

Atualmente, existem diversas plataformas que podem te ajudar na digitalização da sua empresa, com opções para diferentes segmentos e para cada necessidade dos empreendedores.

Os sistemas de atendimento podem facilitar o dia a dia da sua equipe, integrando canais de contato com os clientes, disparando mensagens automáticas e te notificando quanto ao prazo de resolução de chamados. Softwares de gestão usam a tecnologia para te dar uma visão mais geral da empresa, reunindo as demandas, dados e te ajudando a visualizar relatórios mais precisos, com comparativos mensais. Com ferramentas de marketing, você conseguirá realizar disparos de e-mails, gerenciar blogs e até criar landing pages, o que vai facilitar o acompanhamento dos leads, enquanto eles seguem ao longo do funil de vendas.

E quando falamos no gerenciamento, armazenamento, criação e envio de documentos, a melhor escolha para o mercado de consultorias no Brasil é clara. A Clicksign pode ser a solução ideal para alavancar o crescimento da sua empresa de consultoria. Nossas ferramentas possibilitam o fechamento de novos negócios de forma prática, segura e com validade jurídica.

Então, se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, clique aqui e fale com um especialista.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *