O que é Telecom? Entenda o setor de telecomunicação

O que é Telecom? Entenda o setor de telecomunicação

Redes sociais, smartphones, televisão... A telecomunicação é um dos setores que impulsiona o país – e o mundo! – e está constantemente trazendo inovações e facilitando o acesso da população a novos dados. Apesar de também estar relacionado ao cotidiano das pessoas, essa área impacta diretamente no funcionamento de empresas de todos os tipos.

Conheça mais sobre o que é Telecom com este conteúdo completo que nós da Clicksign preparamos para você. Falaremos sobre como surgiu esse setor, como ele se modernizou e as principais tendências que envolvem as empresas!

banner teste grátis

Confira também nosso post sobre Indústria 5.0 e as formas de empreender para ficar por dentro de assuntos que envolvem a modernização dos negócios!

Afinal, o que é Telecom?

Telecom é a sigla para telecomunicações, uma forma de explicar o grupo de meios eletrônicos que são utilizados para transmitir informações à distância. Esse termo se refere àquelas tecnologias que utilizamos para nos comunicar com uma outra pessoa ou com um grupo.Alguns exemplos de aparelhos de telecomunicação são as televisões, os rádios, os telefones e até os satélites. E, é claro, não podemos esquecer dos celulares e da rede de internet que, nos dias atuais, são tão presentes quanto o ar que respiramos! Ainda assim, sabe-se que a estaticidade não faz parte do conceito de Telecom e que, claramente, em poucos anos teremos novas invenções que mudarão novamente nosso cotidiano.Ao parar para pensar na importância das telecomunicações para nossa vida, percebemos o motivo desse setor ser tão valorizado e ter um potencial de crescimento tão estratosférico. Antigamente, a população utilizava aparelhos tecnológicos para ouvir outra pessoa – seja em uma ligação ou até na TV –, mas hoje essas tecnologias são nossa forma de transmitir milhares de dados diariamente.Entenda mais sobre como ocorreu essa evolução de aparelhos e também de relevância desse setor.

Um breve histórico do setor de telecomunicação

Desde sempre a humanidade buscou se comunicar, mas essa tarefa tinha um desafio: só era possível falar com alguém se você estivesse no mesmo tempo e espaço que ela. Depois da escrita, vieram as cartas, os livros e até o jornal impresso que facilitou essa transmissão de informações de um para muitos.No entanto, só após a Revolução Industrial que houveram os recursos para que a comunicação fosse feita à longas distâncias e com rapidez. Primeiro, tivemos o Código Morse em 1857 que pode ser considerado uma forma primitiva de Telecom, mas o grande marco que deu início a essa era de troca de dados foi o telefone, inventado em 1876 e que se tornou um item doméstico em 1940.De lá para cá, houveram inúmeros avanços como o rádio e a televisão, os primeiros celulares e outras tecnologias desenvolvidas até chegarmos na rede mundial de Internet e smartphones como temos hoje. Cada um desses aparelhos contribuiu para a sociedade, facilitando as notícias, as mensagens privadas e oferecendo uma nova maneira de instituições se organizarem.

As telecomunicações deixaram de ser um serviço focado apenas em permitir que as pessoas falem. Atualmente, essas tecnologias são provedoras de conteúdos noticiosos ou de entretenimento, são formas de estudar e transmissores de arquivos de diferentes formatos.

Esse breve histórico já é suficiente para explicitar que as telecomunicações estão em todos os lugares, não é mesmo? Entenda qual a real importância desse setor para o mundo.

Qual a importância das telecomunicações?

Imagine que você está querendo dar uma instrução à sua filial de outro estado, repassando uma nova forma de trabalho que impacta consideravelmente o lucro da operação. Pense quantos dias teria que esperar se essa informação fosse transmitida por meio de uma carta para o responsável... Terrível precisar aguardar tanto, não acha?Essa é uma espera que já não é mais necessária justamente pela existência dos serviços de Telecom! Confira alguns dos principais setores que ele impacta todos os dias:

  • vida pessoal: ligações, chamadas de vídeo, mensagens e redes sociais são só algumas das consequências das telecomunicações que estão presentes diariamente na vida de grande parte da população. Elas permitem que pessoas de localidades diferentes entrem em contato umas com as outras;
  • governamental: para manter a organização estatal é necessário transmitir uma série de informações que podem ser repassadas com segurança e rapidez por meio das tecnologias de Telecom;
  • indústria e comércio: otimiza a transferência de dados, tomada de decisões mais rápidas, negociações em novas localidade, acesso a mais público e novos fornecedores, e muito mais;
  • integração social: existem algumas informações que são de interesse público como catástrofes, notícias, questões de saúde e tudo isso é facilitado por dispositivos eletrônicos de comunicação que promovem a propagação desses fatos.

Poderíamos desdobrar cada um desses itens em inúmeros tópicos que a tecnologia de comunicação e as automações melhoraram nosso dia a dia, mas focaremos apenas no aspecto empresarial desses dispositivos.A importância da Telecom para os negócios está no fato de que essas ferramentas ajudam marcas a corresponderem às expectativas do público quanto à velocidade, facilidade e acesso. Com um mercado tão concorrido, os gestores que não buscam inovar em sua empresa, acabam não se destacando para os consumidores.Dessa forma, investir em telecomunicações é, além de uma maneira de melhorar a gestão, uma forma de aumentar o potencial de rentabilidade de seu negócio. Afinal, sabendo utilizar corretamente essas melhorias oferecidas pelos sistemas de comunicação, poderá se estar sempre um passo à frente da concorrência.

Os principais segmentos da telecomunicação

É possível dividir as telecomunicações em três grandes segmentos:

  • serviços de Telecom;
  • equipamentos de telecomunicações;
  • comunicação wireless (sem fio).

Por sua vez, eles englobam uma variedade de outros serviços como as operadoras de longa distância, os sistemas domésticos como as assistentes virtuais – Alexa e Google Home, por exemplo –, serviços de atendimento internacional e muitos outros. Cada um desses sendo adaptados e atualizado para melhorar ainda mais a satisfação do usuário com suas funções.A comunicação sem fio é muito utilizada para a transmissão de dados, como o envio e armazenamento de arquivos na nuvem. Esse avanço foi importante especialmente para governos e empresas, pois permitiu que documentos fossem transmitidos com maior segurança e acessos de qualquer local.Essa opção somada ao desenvolvimento de assinaturas digitais permitiu, inclusive, que esses arquivos fossem assinados em ambiente online e tivessem a mesma validade legal que os lavrados a punho. Para isso, houve até mesmo o desenvolvimento de uma legislação própria para essa nova opção de negociação.Conheça mais sobre esse assunto no post "Conheça as leis que regulamentam a Assinatura Digital para o Governo".

As tendências das telecomunicações para empresas

Como a quantidade de informações transmitidas todos os dias é enorme, é preciso estar constantemente inovando. Então, se você está à frente de uma empresa de qualquer setor, é indispensável que esteja ciente das principais tendências do setor de Telecom para entender como incluir essas tecnologias em seu negócio.Para isso, confira quais são as tecnologias que estarão em alta nos próximos anos nas telecomunicações e farão toda a diferença para o seu negócio!

Big Data

O desenvolvimento de tecnologias de Big Data será indispensável para lidar com a quantidade de informações que os usuários geram nos dispositivos de comunicação diariamente. A propagação dessa ferramenta ajudará empresas a lidarem melhor com os dados disponíveis nas telecomunicações e traçar estratégias mais assertivas com base nesses parâmetros.

IoT – Internet of Things

IoT, Internet of Things ou Internet das coisas é um conceito que diz respeito a aparelhos eletrônicos que são conectados à rede mundial, podendo se comunicar uns com os outros e oferecendo a opção de serem controlados remotamente.

Um exemplo disso são as assistentes virtuais de uso doméstico, como a Alexa, que são ligadas à internet e são comandadas por voz. Elas também podem controlar luzes, televisão e outros aparelhos conectado à rede. A tendência é que essa tecnologia se expanda para a comunicação e para o setor industrial, criando formas de trabalho que podem ser monitoradas remotamente poupando o capital humano de realizar certas tarefas.

Inteligência Artificial

No setor de Telecom, a inteligência artificial será cada vez mais importante principalmente no atendimento ao cliente. O desenvolvimento de tecnologias que entendam melhor os humanos e consigam respondê-los a partir de um banco de dados é o próximo passo para aprimorar os chatbots já existentes.As automações na transmissão de informação também estão na mira dos desenvolvedores desse setor e a previsão é que essas ferramentas utilizadas para driblar algumas barreiras físicas que até então são um obstáculo.Leia também nosso post "Entenda o que é automação e como ela pode revolucionar sua empresa", no qual falamos mais sobre esse tipo de tecnologia!Após entender melhor o que é Telecom e seus desdobramentos para o setor empresarial, que tal aprender mais formas de modernizar seu negócio? Acompanhe o blog da Clicksign e tenha acesso aos melhores conteúdos para otimizar sua gestão e facilitar o dia a dia de sua equipe!

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign