Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Os impactos que a transformação digital trouxe para as empresas

trnsf-digital-770x400-1
Negócios / Tecnologia

Os impactos que a transformação digital trouxe para as empresas

Você provavelmente já ouviu falar no termo transformação digital. É um dos mais populares no mercado moderno. Mas, para além de uma expressão bonita, a transformação digital pode mudar muito a sua empresa e o mercado. Para isso, entenda os impactos que a transformação digital trouxe para as empresas.

O que é a transformação digital?

É impossível mencionar transformação digital sem falar de tecnologia. Afinal, é esta força que produz todas as mudanças. A automação das atividades é um exemplo que permite às empresas otimizar os processos, enquanto o volume de dados permite que ela conheça ainda melhor o seu cliente e os usuários.

Isso já traz um primeiro exemplo de mudança que é muito simples e clara. As empresas precisam se adaptar às novas tecnologias, caso contrário, correm um grande risco de serem deixadas para trás. É muito difícil competir com concorrentes que usam a tecnologia para produzir mais, de forma mais rápida e mais barata.

As mudanças na interação com o público

Com a tecnologia, surgiu a principal mudança do mercado, que corresponde a interação das empresas com o seu público.

Na era da transformação digital as empresas aprenderam que precisam se apaixonar pelo cliente e não pelo produto que vendem. Ou seja, são os clientes que ditam para as empresas o que devem fazer e não o contrário.

Se este não fosse o caso, o Netflix e o Uber não existiriam. É a tecnologia que permite que a solução exista, mas é entender a demanda do cliente por um modelo novo que faz com que a ideia saia do papel e seja um verdadeiro sucesso. A lista de negócios que estão morrendo por não entenderem que o cliente é o centro de tudo é cada vez maior.

A participação do público no processo de decisão

Outro exemplo, ainda mais avançado, é a co-criação. Ou seja, o público tendo uma mão, de fato, na criação das soluções. A Amazon, uma das empresas mais valiosas do planeta, tem uma história já muito conhecida de sempre ter uma cadeira vazia nas reuniões para representar o cliente. Ou seja, a cada decisão o cliente está no topo.

Por outro lado, a aplicação de tal fundamento em que a prioridade é o cliente representa um enorme desafio. O sucesso do cliente deve ser aplicado em cada pequena etapa, e sua opinião é vital para isso. A criação das redes sociais permite uma comunicação direta, e até informal, com o público. Ouvi-lo é a parte mais importante do processo.

Saiba mais em:
Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade – Rock Content
https://rockcontent.com/br/blog/transformacao-digital/

A relação entre empresa e sociedade

Por fim, tudo isso leva as empresas a terem uma relação diferente com a sociedade, tendo um posicionamento alinhado com o público. O maior exemplo é a companhia que fabrica a Barbie se tornando uma das maiores no apoio ao empoderamento feminino.

As empresas estão, mais do que nunca, tomando posições sociais alinhadas com o que o público demanda. É uma forma de gerar uma conexão e um respeito por um público que está tão ciente de tudo que acontece no mundo e no mercado. E, mais importante, que se recusa a consumir de empresas que não compartilham esses valores.

A tecnologia é, sem dúvida, a base da transformação digital. Afinal, sem um não existe o outro. Mas, as consequências na relação com o público e a sociedade vão muito além disso. Portanto, confira os outros artigos do nosso blog e entenda como as empresas podem se adaptar melhor à transformação digital.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *