Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Reservas via Whatsapp: uma mina de ouro escondida para o setor de Turismo e Lazer

Reservas via Whatsapp
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Reservas via Whatsapp: uma mina de ouro escondida para o setor de Turismo e Lazer

O setor de turismo foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia da Covid-19, já que com a crise econômica e as regras sanitárias rígidas houve uma queda brusca de faturamento, porém também foi o setor que mais rápido se digitalizou e implementou tecnologias como as reservas via Whatsapp.

Essa indústria, em sua origem, já passava por inúmeros desafios, pois, mesmo os seus clientes estando familiarizados com a tecnologia, o setor ainda lidava de forma analógica com cancelamentos de última hora, solicitações de acomodação repentinas, além de muita papelada para solicitações de admissão e registros de hóspedes. 

Com todas essas restrições trazidas pelo isolamento social, esses tipos de serviços ficaram obsoletos e foi crucial, para se adaptar à nova realidade, a digitalização desses procedimentos. De acordo com a 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 85% das empresas que atuam no turismo se digitalizaram.

“Com uma queda de faturamento registrada em 91% das empresas do segmento e com apenas 9% dos estabelecimentos funcionando da mesma forma que na pré-pandemia, a digitalização das micro e pequenas empresas do Turismo foi uma das saídas encontradas pelos empreendedores que compõem as atividades do setor”. – Carlos Melles, presidente do Sebrae 

Neste artigo você entenderá como a otimização de processos é importante para o setor e como a implementação do Whatsapp foi crucial para retomar o crescimento deste segmento.

Como o Whatsapp revolucionou o processo de contratação, reservas e vendas?

Este setor está atualmente focado na  transformação digital, através da automação no setor de indústria e hotelaria, com objetivo de estabelecer um relacionamento e uma aproximação maior com os seus clientes, afinal, é preciso estar onde o seu cliente está.

Segundo o Statista, a expansão no setor de turismo global foi ocasionado por um aumento de cerca de 20% em 2021 em relação ao ano anterior e isso foi também gerado por consequência da automação que foi implementada no segmento.

O pós-pandemia trouxe uma mudança considerável no comportamento dos viajantes, hoje eles  procuram uma logística suave e experiências personalizadas, as quais vêm determinando as tendências no setor e provocando as agências a se remodelarem para atenderem a essas novas exigências.

Durante muito tempo, as agências de viagens reservaram o seu voo e o seu quarto de hotel de forma analógica, mas era um processo que demandava tempo (e muito). Pense, em uma agência com mil clientes mensais, o quanto de mão de obra isso demandaria? E, pior, o risco de overbooking era enorme.

Hoje,  os consumidores ao invés de consultar agências de viagens ou ficar em longas filas, simplesmente digitam algumas palavras-chave e conseguem fazer todo esse procedimento sozinhos, com apenas alguns cliques. Portanto, a busca pela praticidade tem sido um divisor de águas.

Nesse sentido, para estar onde o seu cliente está, é preciso entender o impacto de penetração que algumas ferramentas possuem, e com base nos dados do Statista, o WhatsApp é o principal canal de comunicação para usuários globais de smartphones. E é esperado que em 2022 a plataforma  atinja mais de 2,26 bilhões de usuários únicos. 

Fonte: Statista

Com a implementação do Whatsapp Business na sua agência, o processo de contratação, reservas e vendas é feito de forma personalizada e otimizada para os seus clientes. Além disso, você poderá fornecer um centro de informações digitais e catálogos, através de um fácil compartilhamento de atualizações locais pertinentes e de experiência personalizada com consultores de viagens.

Automação de mensagens instantâneas para amplificar essa experiência

Anteriormente, a automação para a indústria de turismo e lazer se baseava apenas na redução de custos e de papel, como na implementação da assinatura de documentos online, mas, conforme o consumidor foi descobrindo a facilidade da digitalização de processos e da utilização de serviços de mensagens instantâneas, as suas exigências aumentaram.

Com a grande demanda, em muitos casos, as equipes de suporte não conseguem responder a consultas constantes, fornecer informações de reserva e resolver problemas sem desperdiçar o tempo do cliente e acabar perdendo-o. 

Para automatizar a maior parte da comunicação com o cliente, mas também tornar essas conversas mais personalizadas para cada indivíduo, os chatbots se tornaram os assistentes de viagem que as agências precisam.

Através deles, todas as perguntas são respondidas com igual entusiasmo e tempo de resposta mínimo. Além disso, fazem com que a experiência do usuário seja facilitada, pois quando lidamos com viagens, os clientes não escolhem a hora de solicitar os serviços.

Os problemas podem surgir a qualquer hora do dia e a maioria desses problemas requer resolução instantânea. Caso contrário, o cliente se sente completamente abandonado e a frustração do mesmo faz com que o seu serviço não seja contratado.

Aceite via WhatsApp e Assinatura via WhatsApp

Para que a sua empresa se destaque ainda mais no mercado, o Aceite via WhatsApp e a Assinatura via WhatsApp são os diferenciais competitivos que só a Clicksign proporciona.

A Assinatura via WhatsApp é o jeito mais prático de fechar negócios e acordos. Afinal, só no Brasil, são quase 120 milhões de contas e o aplicativo ainda é o predileto para envio de mensagens para 96% da população. 

Através dessa opção, você consegue fechar os seus agendamentos de forma direta, sem a necessidade de pagamento de taxas de comissão do valor pactuado para empresas intermediárias, como Booking.com ou Airbnb.

Na Clicksign, clientes dos planos Profissional, Empresarial, Automação e Integração podem enviar documentos para assinatura através do seu aplicativo de mensagens preferido, com um custo adicional de apenas R$0,40 por mensagem enviada.

Diferente da assinatura via WhatsApp, no Aceite não é necessário haver um documento pronto, em docx. ou pdf e nem redirecionar os envolvidos para a plataforma Clicksign. O remetente apenas insere o texto pronto a ser aceito pelo destinatário e ele fará todo o processo de Aceite com poucos cliques sem sair do aplicativo. Alguns exemplos de casos de uso são:

  • Termos de uso – a sua empresa pode enviar ao cliente ou usuário os termos de uso de seu serviço por meio do Aceite;
  • Confirmação de reserva/agendamento;
  • confirmação de leitura;
  • alteração cadastrais;
  • autorização;
  • recebimento de documentos;
  • confirmação de serviços prestados;
  • confirmação de requerimento e muito mais!

Dentre os principais benefícios do Aceite via WhatsApp estão:

Como visto anteriormente, o setor de turismo tem um enorme potencial para crescer, trazendo diversas oportunidades para as empresas, mas é difícil alcançá-lo sem a ajuda da tecnologia.

A implementação tecnológica, através do WhatsApp e dos chatbots tem se tornado um diferencial competitivo importante, pois eles priorizam a experiência do cliente em todas as etapas do processo.

Hoje, a principal preocupação dos viajantes é ter uma experiência de viagem sem complicações. Eles querem que o gerenciamento completo de viagens seja feito online.

Portanto, para atender a essa necessidade, a digitalização deste setor é crucial. Estar em evidência e perto do seu público alvo nunca foi tão fácil e nunca custou tão pouco, por isso, se você quer se destacar invista na digitalização da sua agência.

A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, clique aqui e fale com um especialista.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *