Saúde: como as soluções digitais podem acelerar esse mercado

Saúde: como as soluções digitais podem acelerar esse mercado

Saúde é um fator primordial dentro da sociedade e agilizar processos, de fato, pode salvar vidas. Com o uso da tecnologia já tão presente em aparelhagens, como robôs auxiliares em cirurgias de alto risco ou exames cada vez mais aprofundados através de Inteligência Artificial, por que não pensar também nos processos de gestão da informação?

banner teste grátis

O setor de saúde tem uma dos maiores volumes de papelada e uma parte substancial desses papéis não tem ligação alguma com informações médicas. Considere os contratos de serviço de todos os funcionários, dados e acordos com fornecedores, relatórios e outros tipos de documentos administrativos e legais que terão que gerenciar.O gerenciamento manual de documentos é conhecido por ser demorado e uma das principais causas de erros no processo de contratação. Existem muitos problemas associados à gestão de contratos manuais na saúde, que além de consumir tempo de manuseio e arquivamento, também são responsáveis pelo alto custo de recursos.Para além disso, um processo documental demorado pode, até, causar experiências negativas para os pacientes, para a equipe médica e administrativa, impactando negativamente a imagem do negócio.As assinaturas digitais estão permitindo que as organizações otimizem seus fluxos de trabalho e processos de gerenciamento. Isso torna o armazenamento mais eficiente de todos os contratos com segurança, permitindo que a equipe encontre o que precisa rapidamente e garantindo um paciente mais satisfeito.

Como a Assinatura Digital pode ajudar pacientes

A aceleração do modo de vida exige que as instituições se adaptem a uma nova realidade no relacionamento com os seus pacientes.[caption id="attachment_14576" align="aligncenter" width="766"]

Fonte: Clicksign[/caption]Para fornecer cuidados eficazes e de alta qualidade, é necessário ter à mão todo conhecimento acerca do paciente, desde histórico de consultas até laudos de exames realizados. Assim é possível formar uma visão 360, cruzando dados em menos tempo para um cuidado mais assertivo.Além disso, para o paciente, ter acesso às informações médicas permite que assumam cada vez mais autonomia dentro de suas jornadas. À medida que laudos, prescrições e outros documentos foram emitidos de modo digital, podem ser automaticamente arquivados para consulta nos próximos atendimentos. Permitindo assim que o paciente disponha de todas as informações de seu histórico médico possibilitando mobilidade e, no caso de um deslocamento geográfico, simplificando processos.

Todos os documentos podem ser assinados eletronicamente?

Embora a migração dos processos para o digital seja, de fato, a mais eficiente, é necessário se atentar às especificidades de cada documento para seguir as normas legais para cada tipo de documento.Segundo a portaria Nº 467, a tecnologia utilizada para o atendimento deve garantir a integridade, segurança e o sigilo das informações. Também autoriza a emissão de atestados e receitas médicas eletrônicas, desde que atendam os seguintes requisitos:

  • Uso de assinatura eletrônica com certificado digital emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.
  • Uso de dados associados a assinatura médica que permita a identificação posterior de qualquer modificação
  • Associação ou anexo de dados eletrônicos pelo médico, desde que aceito pelas partes envolvidas.

Portanto, o tipo de assinatura a ser usado é determinado pelo tipo de documento. Ou seja, a aplicabilidade e validade de cada tipo será de acordo com a situação que será utilizada e qual o grau de qualificação exigido para resguardar a segurança, bem como pelo nível de autenticidade que se espera do documento.

Documentos passíveis à utilização de Assinatura eletrônica:

  • Contratos de prestação de serviço
  • Prontuários
  • Formulários internos de pacientes

Documentos que exigem Assinatura digital com o certificado digital ICP-Brasil do médico:

  • Laudos médicos
  • Atestados
  • Prescrições

Mesmo alguns documentos administrativos e de pessoal precisam dessa qualificação. Mas sem dúvida, ter um modelo de assinatura digital e eletrônica assegura não só a validação do atendimento, como também promove segurança, redução de fraudes e de custos administrativos.

5 vantagens de investir em assinatura digital no setor de saúde

A utilização de assinaturas digitais e eletrônicas é, não só uma solução viável para a otimização dos serviços de saúde, como também impacta todo o ecossistema das instituições, trazendo vantagens que vão muito além da diminuição da papelada. Abaixo confira 5 vantagens de investir na digitalização do setor:

1 - Trazer excelência no atendimento

Ofereça aos pacientes uma experiência agradável durante toda a jornada de atendimento, integrando digitalmente atualizações de prontuários médicos, transição de documentos de atendimento, formulários de consentimento e de alta, além de diminuir burocracias.

2 - Otimização de custos

Utilizar documentos assinados e geridos em meio eletrônico elimina gastos com papel e tinta para impressão, assim como em energia elétrica, compra e manutenção de equipamentos;

3 - Aumento da Produtividade

Aumento de produtividade e eficiência, além de facilitar a contratação de funcionários e fornecedores devido à velocidade com que processos de assinatura se tornam mais ágeis.

4 – Atender à necessidade de segurança dos dados

Muitos dos documentos contêm dados sensíveis que vão desde números de documentos pessoais a laudos com informações sigilosas. Um bom gerenciamento de permissões e acessos evita que as informações sejam violadas, garantindo a segurança dos dados e diminuição de erros e perdas.

5 - Histórico de operações de diversos segmentos

Com um sistema de gestão integrado, a equipe possui mais controle dos documentos gerados, das movimentações, permissões e pode, assim, organizar e gerenciar melhor as operações tendo uma visão ampla dos documentos.

As Soluções Clicksign no segmento de saúde

As assinaturas eletrônicas são um componente vital da digitalização e nós, empresa pioneira em assinatura eletrônica de documentos no Brasil, temos a missão de simplificar processos e levar a transformação digital para todos. Por isso, com as soluções Clicksign ajudamos você a aplicar a tecnologia aos seus processos e através de nossa Automação e Integração trazer novos modos de operação, mais otimizados e menos custosos.[caption id="attachment_14574" align="alignnone" width="876"]

Fonte: Clicksign[/caption]Nossas autenticações possuem mecanismos para garantir a autenticidade e a validade jurídica de documentos no meio eletrônico. Além disso, você mantém seu banco de dados em segurança e com a garantia de confidencialidade. O que diminui o risco de fraudes e danos judiciais.Simplifique a admissão do paciente, melhore a qualidade do atendimento, economizando tempo e trazendo qualidade à experiência.Tem interesse em se aprofundar no assunto? Confira mais publicações no nosso blog para ficar por dentro de dicas e informações que facilitam as atividades de instituições de saúde!

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign