Startup sustentável: o que é, como funciona e exemplos

Startup sustentável: o que é, como funciona e exemplos

Criar uma solução que atenda às necessidades do presente sem comprometer o futuro das próximas gerações parece ser o dilema do século. No âmbito dessa complexa equação, a startup sustentável emerge como agente de transformação.

Afinal, este dilema, caracterizado pela necessidade de equilibrar o desenvolvimento econômico e social com a preservação do meio ambiente, reflete a consciência cada vez mais aguda da finitude dos recursos naturais e dos impactos adversos das atividades humanas.

Segundo relatório do IPCC, a influência humana é responsável por alta de 1,07°C na temperatura global.

Gráfico do relatório IPCC
Fonte: IPCC | Gráfico mostra um aumento de 1,1°C na temperatura do planeta Terra nos últimos 120 anos, aproximadamente.

Nesse sentido, cabe entender a startup sustentável como uma abordagem inovadora e promissora no mundo empresarial contemporâneo, comprometendo-se a repensar os paradigmas tradicionais de negócios. Vamos, portanto, entender mais sobre esse tipo de negócio e como desenvolvê-lo.

O que é uma startup sustentável?

Uma startup sustentável é uma empresa inovadora, muitas vezes recém-criada, que tem como principal objetivo desenvolver e oferecer soluções, produtos ou serviços de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável. Essas startups buscam impactar de maneira positiva não apenas o mercado, mas também a sociedade e o meio ambiente em que estão inseridas.

Elas se comprometem em repensar os paradigmas tradicionais de negócios, adotando práticas que promovam a eficiência energética, a redução de resíduos, a utilização responsável de matérias-primas e a minimização da pegada de carbono. Além disso, visam garantir a equidade social, abordando desafios como pobreza, acesso à educação, saúde e igualdade de gênero.

Assim, a sustentabilidade é o cerne da missão e operação de uma startup sustentável, que passa a considerar outros indicadores de sucesso além do lucro.

Qual a importância da sustentabilidade no mundo dos negócios?

A sustentabilidade empresarial desempenha um papel cada vez mais vital, transcendendo a noção de lucro imediato para incorporar uma perspectiva a longo prazo. Nesse sentido, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), delineados e coordenados pela Organização das Nações Unidas (ONU), trazem um guia para organizações que buscam incorporar práticas e políticas sustentáveis em suas operações e estratégias de negócio.

Os ODS não apenas abordam o desenvolvimento socioeconômico sustentável, mas também permeiam áreas essenciais como saúde, educação, água, energia, meio ambiente, igualdade de gênero, dentre outras. 

Diante desse contexto, as empresas sustentáveis no Brasil e no mundo têm implementado programas que vão além da mera preocupação com o meio ambiente, incorporando uma valorização substancial das pessoas e do bem-estar social.

banner teste grátis

Esse paradigma representa uma abordagem equilibrada, reconhecendo que o sucesso dos negócios não deve ser alcançado à custa do meio ambiente ou da sociedade, mas sim em harmonia com eles e abrangendo três pilares interligados: econômico, social e ambiental, conhecidos como o tripé da sustentabilidade.

A busca pelo equilíbrio entre essas dimensões cria um ciclo virtuoso que, por sua vez, fortalece a reputação da empresa, atrai investidores comprometidos com a sustentabilidade e conquista consumidores cada vez mais conscientes e exigentes. 

Portanto, a sustentabilidade não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade imperativa para as empresas, uma vez que contribui para um mundo mais equitativo, ambientalmente saudável e economicamente próspero. 

10 startups sustentáveis brasileiras que você precisa conhecer

No cenário brasileiro, diversas startups se destacam pela sua vontade de fazer a diferença nos campos ambiental, social e econômico. Vamos conhecer algumas delas.

Solos

Fundada por empreendedoras baianas, a Solos tem como missão promover o consumo e a produção responsáveis, oferecendo soluções para a redução e reutilização de resíduos gerados por empresas, eventos, escolas e condomínios, supermercados e shoppings. 

A startup também se dedica à educação ambiental, conscientizando líderes empresariais sobre a importância de implementar uma gestão de resíduos para viabilizar uma cadeia produtiva circular e inclusiva.

Biosolvit

A startup Biosolvit é reconhecida mundialmente por ter desenvolvido um absorvedor orgânico de petróleo. A empresa atua em três áreas focadas na inovação sustentável: pesquisa e desenvolvimento, produtos para a preservação da água e produtos para a preservação da flora. 

Além do absorvedor natural de petróleo, a startup criou um xaxim ecológico para substituir o xaxim produzido a partir de um arbusto ameaçado de extinção, cujas vendas são proibidas.

GreenPlat

A GreenPlat desenvolveu uma arquitetura SaaS ESG baseada em blockchain, que gerencia KPIs ambientais e faz a gestão completa de resíduos, incluindo controle de licenças ambientais e outros documentos. Isso resulta em benefícios financeiros, eficiência, aterro zero e aumento da reciclagem.

Dobra

A Dobra inova no setor de produtos, comercializando carteiras de papel sustentáveis feitas à mão a partir de materiais recicláveis. Além disso, a empresa também oferece uma variedade de produtos, como camisas, cachepôs, quadros e lambe-lambe, todos produzidos sob demanda, com material 100% sustentável e vegano.

VGR Gestão de Resíduos Online

A VGR Gestão de Resíduos Online oferece soluções para otimizar o processo de gestão de resíduos das empresas, facilitando a destinação correta e acelerando o desenvolvimento sustentável, enquanto ajuda na compreensão da legislação ambiental.

Ela Faz

A Ela Faz é uma startup que realiza estudos em comunidades, levantando dados sobre mulheres e criando cursos e conteúdos que atendam às necessidades específicas desses grupos. Além da qualificação, a empresa oferece acompanhamento psicossocial para ajudar as mulheres a estar prontas para atender às expectativas operacionais e comportamentais do mercado.

NoFront

A NoFront é uma plataforma digital focada em jovens negros da periferia, com o propósito de aproximar as pessoas pretas da educação financeira, reduzindo desigualdades e promovendo a emancipação econômica.

Tindin

A Tindin é uma startup de educação que oferece um ambiente virtual de aprendizagem gamificado dentro do metaverso, transformando o ensino híbrido em uma experiência imersiva. Seu objetivo é democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da combinação de tecnologias disruptivas e metodologias ativas.

UPM2

A UPM2 desenvolve soluções para melhorar a mobilidade urbana no Brasil e incentivar o uso de soluções mais sustentáveis. Uma de suas criações é o Super App SP Pass, permitindo o pagamento da tarifa do transporte público por meio de QR Code, minimizando a necessidade de impressão de bilhetes e emissão de cartões.

Market4u

A Market4u possibilita a criação de mini mercados autônomos dentro de condomínios, evitando que os moradores precisem se deslocar para comprar pequenos itens do dia a dia. Essa iniciativa reduz a emissão de CO2 no meio ambiente e adota um processo de reabastecimento inteligente, além de promover comunicações virtuais com os moradores do condomínio.

Como desenvolver uma startup sustentável?

Desenvolver uma startup sustentável requer uma abordagem estratégica e holística que integre a sustentabilidade em todos os aspectos do negócio, desde a concepção até a operação diária. 

Confira algumas das etapas e princípios essenciais:

Identifique uma oportunidade sustentável

Encontre um problema ou uma necessidade no mercado que possa ser abordado de maneira sustentável. Isso pode ser relacionado à eficiência energética, conservação de recursos, reciclagem, mobilidade sustentável, alimentação saudável, entre outros.

A partir disso, defina claramente a missão da sua startup, destacando seu compromisso com a sustentabilidade e os valores éticos que irão orientar suas operações e interações com stakeholders.

Integre a sustentabilidade no modelo de negócios

Utilize modelos de negócios sustentáveis, como economia circular, produtos de longa duração, compartilhamento, reutilização e reciclagem. Certifique-se de que a proposta de valor e a geração de receita estejam alinhadas com a sustentabilidade.

Integre práticas de economia circular

Promova a reutilização, a reciclagem e o ciclo de vida estendido dos produtos. Pense em como os produtos podem ser repensados, reutilizados ou reciclados ao final de sua vida útil. Considere toda a cadeia de vida do produto, desde a produção até a disposição final.

Construa uma cultura sustentável

Eduque e envolva sua equipe sobre os princípios da sustentabilidade e incentive a inovação e a criatividade para encontrar soluções sustentáveis. Crie programas de conscientização e treinamentos.

Tenha uma política paperless

Adote uma política de redução de papel dentro da empresa, encorajando a digitalização de documentos e processos internos. Para isso, utilize assinaturas eletrônicas e plataformas digitais para armazenar e gerenciar documentos de forma eficiente.

Conte com a tecnologia 

Utilize tecnologia para impulsionar a sustentabilidade em sua startup. Investir em sistemas de gestão de energia, automação, análise de dados, IoT (Internet of Things) e outras soluções tecnológicas pode ajudar a otimizar o uso de recursos, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência operacional.

Inovação e tecnologia em uma startup sustentável

A tecnologia pode ser um grande aliado na jornada da sustentabilidade. Afinal, é através dela que podemos criar soluções inovadoras que abordam desafios ambientais e sociais, impulsionando eficiência e escalabilidade.

A Clicksign é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para promover práticas sustentáveis. Ao oferecer soluções em assinatura eletrônica, a empresa contribui para a redução significativa do uso de papel, além de promover maior eficiência operacional nos processos documentais.

Pesquisas apontam que 63% dos usuários da Clicksign buscam reduzir a utilização de papel nos seus processos ao contratar nossas soluções em assinatura eletrônica.

Quer saber mais sobre como a Clicksign pode ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável? Conheça nossas soluções!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign