Tecnologia na educação: 7 motivos para implementar

Tecnologia na educação
Tecnologia e Negócios
Segmento:

Tecnologia na educação: 7 motivos para implementar

Há uma máxima presente na área da educação que diz que “a escola tem uma estrutura do século XIX, com professores do século XX ensinando alunos que estão no século XXI”. Em sua essência, ela traz uma reflexão muito importante que precisa ser feita.

Comparativo entre uma sala de aula de antigamente e uma atual, mostrando quase a mesma cena.
Sala de aula ontem e hoje | Fonte: Fumsoft

Afinal, vivemos em um mundo de tecnologias disruptivas cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia. Estamos conectados 24 horas e, por isso, a maneira como nos relacionamos mudou, como compramos, como acessamos a informação…

Com isso, a educação precisa evoluir e se adaptar a esse novo contexto. Os alunos que estão no século XXI têm necessidades e expectativas diferentes dos alunos do passado. Eles estão acostumados a uma grande quantidade de informações disponíveis na internet, têm habilidades digitais e são estimulados por jogos e aplicativos.

banner teste grátis

No entanto, muitas escolas ainda estão presas a uma metodologia de ensino tradicional, baseada na transmissão de conteúdo e pouco interativa. Então, reflita: em que estágio a sua instituição está no quesito tecnologia?

Já está mais do que na hora de acompanhar as mudanças do mundo e atender às novos necessidades desse público, atualizando-se e incorporando novas tecnologias, metodologias e abordagens pedagógicas que abandonam a ideia de que o professor é o detentor de todo o conhecimento.

Adotar uma postura mais colaborativa, em que o professor seja um facilitador do aprendizado, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas é conectar a educação com o mundo real, envolvendo projetos, atividades práticas e trabalhos em grupo que permitam aos alunos aplicar o conhecimento em situações reais e desenvolver habilidades que serão úteis na vida adulta.

Pensando isso, vamos apresentar aqui 7 motivos para adotar a tecnologia na sua Instituição de Ensino hoje mesmo.

Motivo 1) A tecnologia na educação melhora a qualidade do ensino

Implementar a tecnologia em sua escola vai fazer com que a rotina diária de ensino se transforme em uma verdadeira experiência de aprendizagem, pois o professor na sala de aula sofre uma concorrência desleal com as redes sociais, com os games e com os mais diversos aplicativos para smartphones.

Salas de aula virtuais, vídeo, realidade aumentada (RA), robôs e outras ferramentas tecnológicas podem não apenas tornar as aulas mais animadas, mas também criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos que promovam a colaboração e a curiosidade e permitam que os professores coletem dados sobre o desempenho dos alunos.

De acordo com um relatório da Smoothwall96% dos professores acreditam que a tecnologia tem um impacto positivo na participação e aprendizagem das crianças nas aulasMais que isso, 56% dos entrevistados acreditam que o uso da tecnologia torna os alunos visivelmente mais engajados e 53%  disseram que ela torna suas salas de aula mais vibrantes e divertidas.

Imagem de uma professora apontando para a tela de um computador e um aluno ao lado observando.
Fonte: Gitnux

Além disso, utilizando-se o conceito de ominichannel (omni = tudo, channel = canal), por exemplo, será possível que o aprendizado integre e interaja com o melhor dos dois mundos: on-line e o off-line.

Motivo 2) O envolvimento nas aulas vai crescer

A geração que está hoje dentro das salas de aula é nativa digital. Portanto, o uso da tecnologia pelos professores vai aumentar, e muito, a curiosidade dos estudantes no tema da aula. 

Dados da IJCS mostram, à título exemplificativo, que o uso da gamificação (método que usa o conceito de jogo, como design, estratégias e até recursos tecnológicos), como metodologia ativa de ensino, pode melhorar o engajamento e os resultados acadêmicos em 45,45%. No entanto, quando combinada com a leitura, esse porcentual pode chegar a 60,67%.

Gráfico mostrando o impacto da gamificação no desenvolvimento escolar.
(Fonte: Get Stream)

Isso é capaz não só de fazer com que o engajamento dos alunos cresça, como também se envolvam mais no assunto ensinado, questionando o professor e participando ativamente da aula.

Com a tecnologia na educação, os estudantes deixam de ser simples espectadores de um mestre que detém todo o conhecimento, para se tornarem protagonistas de seus aprendizados.  

Motivo 3) Maior integração entre pais, alunos, professores e gestores educacionais

A tecnologia atua incentivando com que todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem aumentem a interação entre si.

Por exemplo, hoje, muitas plataformas online permitem que os pais e responsáveis acompanhem o desempenho de seus filhos, podendo acessar avaliação, testes e atividades em apenas um clique.

Além disso, eles também podem se conectar facilmente com os professores e gestores educacionais para trabalharem em conjunto, visando a criação do melhor ambiente possível para promover o bem-estar dos estudantes.

De igual modo, o aumento da interação entre professores e alunos contribui para um melhor aprender. Afinal, o estudante poderá entrar em contato com o seu tutor sem qualquer hesitação.

Motivo 4) Desenvolvimento de um ambiente mais colaborativo no espaço acadêmico

A facilidade na colaboração é um dos principais benefícios da tecnologia na educação. As ferramentas tecnológicas de colaboração permitem que os alunos se conectem e colaborem em projetos e trabalhos em grupo de forma mais eficiente e produtiva.

Por meio de fóruns de discussão, salas de aula virtuais e plataformas de compartilhamento de documentos, os alunos podem trabalhar juntos em tempo real, independentemente de sua localização geográfica, tornando a colaboração mais fácil e flexível, bem como permitindo que trabalhem em seus próprios horários e em qualquer lugar que tenham acesso à internet.

Além disso, a colaboração por meio da tecnologia pode incentivar a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Os alunos podem compartilhar ideias e feedback de forma mais rápida e eficiente, além de receber críticas construtivas dos colegas.

Enquanto isso, os educadores poderão monitorar a colaboração dos seus pupilos, observando a contribuição de cada um e ajudando a mediar conflitos que possam surgir durante o trabalho.

Motivo 5) O número de reprovações tende a cair

Embora não haja uma única iniciativa educacional que alcance os mesmos resultados em todos os lugares – já que os sistemas escolares diferem em alunos e educadores, bem como na disponibilidade e qualidade de materiais e tecnologias – é fato que, com a tecnologia na educação, os estudantes tendem a demonstrar maior interesse nas aulas. Como consequêcia, o número de reprovações tende a cair vertiginosamente.

Um estudo liderado por Barry McGaw, presidente da Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatórios (ACARA), afirma que são inúmeros os casos em que uma estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação (“TIC”) resultou em melhorias na educação. Por exemplo:

  • Eficácia em matemática para todas as etapas da educação básica: evidências dessa pesquisa mostraram que, ao interagir com o ambiente físico manipulando objetos como azulejos, quadrados coloridos ou círculos, os alunos melhoravam a compreensão dos conceitos matemáticos, experimentando melhor as relações entre objetos e eventos, o que ajudava a construir entendimentos conceituais abstratos.

Nesse sentido, importante ressaltar que, com mais alunos obtendo boas notas e menos alunos reprovando, menor se torna a evasão escolar, o que evita uma redução no faturamento da Instituição de Ensino. 

Motivo 6) Preparação para o mercado de trabalho do futuro

O investimento da tecnologia na escola não produz resultados apenas no campo acadêmico. Muito mais amplo do que isso, ela vai preparar os alunos de hoje para serem os profissionais de amanhã. 

Os jogos de videogames já citamos, por exemplo, estimulam com que as crianças tenham sua criatividade aumentada e geram nelas a iniciativa para solucionar problemas reais. Duas habilidades muito importantes para quem deseja desenvolver uma carreira profissional de sucesso.

Além disso, é muito difícil imaginar que a tecnologia deixará de fazer parte das empresas nos próximos anos. Se ela já é indispensável hoje, imagine no futuro.

Portanto, criar com uma educação com estrutura tecnológica significa deixar as crianças melhor preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. 

Motivo 7) A tecnologia na educação é um diferencial para sua escola

Nós sabemos que não são todas as escolas que já integraram a tecnologia na educação. Esse tende a ser um processo gradual e muitas vezes lento. No entanto, essa necessidade e urgência têm se colocado cada vez maior.

De acordo com o Instituto Claro, os colégios mais avançados em questão de ensino e que conquistam as mais altas notas no ENEM já utilizam da tecnologia há algum tempo.

Por sinal, essas são as escolas mais concorridas, pois oferecem um ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, inovador, conseguindo um expressivo reconhecimento da sua marca e, com isso, aumentando o número de matrículas.

Além de melhorar a experiência dos alunos, a tecnologia é, de fato, um diferencial competitivo para a sua escola se destacar em um mercado educacional cada vez mais exigente, volátil e incerto.

Motivo 8) Bônus

Já que você chegou até aqui, merece um bônus, um motivo extra para implementar a digitalização na sua escola.

Você sabia que não é apenas dentro das salas de aula que uma instituição de ensino pode usar a tecnologia?

Uma tendência muito importante é fazer com que processos demorados e que demandam muito trabalho da secretaria, como as matrículas e rematrículas, sejam totalmente digitais e online. Como?

Com o Clicksign Automação, um módulo de automação e gestão de contratos que possibilita enviar contratos de matrícula, termos e aceites, por e-mail, SMS ou WhatsApp. Os responsáveis pelos alunos preenchem os campos variáveis do documento e pronto, o contrato de matrícula já pode ser assinado eletronicamente e online. 

Além disso, com essa ferramenta você consegue estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para formalizar documentos e efetuar matrículas de alunos, sem burocracia, mas com muita segurança e validade jurídica.

Se você deseja saber mais sobre como as soluções da Clicksign podem revolucionar os seus processos, clique aqui e fale com um especialista.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *