Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Qual a importância da tecnologia na educação?

Imagem de 5 pessoas sentadas em uma sala de aula
Educação
Segmento:

Qual a importância da tecnologia na educação?

Entender a importância da tecnologia na educação é buscar concorrer com que está no topo desse mercado. Principalmente nos últimos anos, vimos que muitas escolas fecharam, mas as que já estavam bem adaptadas com a tecnologia não foram afetadas tão severamente pela crise imposta pela Pandemia de COVID-19.

Esse tema está completamente conectado à Educação 4.0, uma abordagem que modifica a maneira que as instituições de ensino tem os aparatos tecnológicos ligados às suas mais diversas operações.

Para te ajudar entender como os meios digitais e as escolas podem se relacionar muito além das aulas em EaD, a Clicksign preparou um conteúdo repleto de informações que vão te ajudar a renovar as técnicas usadas no seu negócio. Continue a leitura e entenda cada uma essas!

Existe, de fato, uma importância da tecnologia na educação?

Sim! Existe uma grande relevância na aplicação desses aparatos nas salas de aulas e instituições de ensino, pois educar para o século XXI é utilizar métodos novos e totalmente contemporâneos ao momento em que o mundo passa. Fazendo isto, possibilitamos que crianças, jovens ou adultos tenham acesso a conhecimentos que sem a tecnologia seriam praticamente inviáveis, pelo menos para a maior parte da população.

Essas ferramentas também ampliam os recursos que podem ser utilizados para explicar os conteúdos de forma que eles se tornem mais compreensíveis para cada aluno. Uma modernização desse tipo aumenta a efetividade do desempenho escolar e capacita mais e mais estudantes.

Além das questões de ensino, a tecnologia na educação também impacta diretamente a gestão educacional e a administração de escolas. É possível facilitar operações repetitivas e burocráticas, otimizar processos que desgastam a equipe de gestão, reduzir o número de falhas no arquivamento de documentos importantes e muito mais!

Utilizar as redes sociais para se aproximar da comunidade em que a instituição está inserida é, também, uma técnica muito eficaz de marketing digital, já adotada por muitas escolas. As redes sociais, porém, vão até além do marketing, pois, faz parte da educação ensinar às crianças como se comportar nesses ambientes.

Quais benefícios do uso da tecnologia na educação?

Existem inúmeros benefícios de utilizar as ferramentas da educação 4.0 e é não é de hoje que o mercado está de olho nessas vantagens. O professor Francisco Tupy, Doutor pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, fala o seguinte sobre esse assunto:

“A educação já estava buscando rever suas práticas em função daquilo que a tecnologia poderia proporcionar. Basicamente a tecnologia vai oferecer uma otimização, uma melhora de processos. Inicialmente uma redução de custos e posteriormente um aumento dos benefícios, resultados e privilégios”

Apenas nessa citação já vemos alguns dos principais pontos positivos da utilização desses aparatos, não é? Veja algumas outras vantagens disponibilizadas pelas soluções tecnológicas no ambiente educacional!

  • aulas em formatos multimídias;
  • aumenta a velocidade de atendimento à pais ou alunos;
  • permite a renovação ou fechamento de contratos;
  • facilita a conclusão de matrículas;
  • aumenta a autonomia dos alunos.

Aprenda mais sobre como otimizar o processo de matrícula escolar em nosso post sobre o assunto!

Conheça processos que a educação 4.0 otimiza

Separamos três principais processos que essas ferramentas podem otimizar em sua rotina como gestor ou educador!

Aplicação de correção de avaliações e simulados

Com o modelo de aulas híbridas ou 100% EaD ganhando cada vez mais espaço, não dá para começar a debater as otimizações oferecidas pela educação 4.0 sem falar da aplicação de provas. Afinal de contas, um sistema de ensino que está trabalhando a distância com seus alunos – seja por questões sanitárias ou por desejar ampliar seu campo de alcance –, não pode depender deles se deslocarem até a unidade física para conseguir serem avaliados.

Dessa forma, como meio de dar vasão a essa etapa, foram desenvolvidas plataformas específicas para isso. E uma instituição que deseja se manter atualizada com as tendências de mercado precisa contar com as tecnologias da educação que oferecem suporte para realizar essa atividade.

Armazenamento de documentos na nuvem

Provas, boletins, trabalhos que precisam ser arquivados, histórico escolar, análise pedagógica, matrículas… Esses são alguns dos documentos que estão diretamente relacionados ao período em que um aluno está ligado a uma instituição de ensino. Imagine então a quantidade de papéis que precisaria para fazer a organização dos arquivos de todas as turma? Isso porque nem falamos sobre a papelada administrativa desse tipo de empresa.

A tecnologia aqui entra como uma forma de otimizar o dia a dia da equipe de back office e administração. Com as ferramentas de armazenamento de documentos na nuvem é possível achar qualquer arquivo em poucos cliques, sem muita preocupação e ainda economizando recursos que seriam gastos em papel e impressão.

Falamos mais sobre o tema no post “Como a tecnologia torna a organização de documentos mais estratégica nas escolas“!

Fechamento de contratos de matrícula

As escolas precisam, também, facilitar o modo como é feito as matrículas dos alunos. Uma situação repetida por muitas instituições de ensino para otimizar a gestão de contratos, os pais levavam os contratos de matrícula de seus filhos para casa e, devido à rotina do dia a dia, demoravam muito para entregá-los assinados de volta para a escola.

Com as ferramentas de assinatura digital de documentos resolveu-se esse desafio. Os contratos são preenchidos e assinados eletronicamente, de qualquer lugar em que os pais de alunos possam acessar a internet. Isso pode ser feito inclusive do smartphone através do WhatsApp. É uma solução totalmente tecnológica e acessível para suprir um desafio prático da rotina da administração escolar.

Podemos ver que a importância da tecnologia na educação só aumenta a cada dia uma vez que essas técnicas estão presentes em todas as tarefas de uma instituição de ensino, inclusive fora da sala de aula. Por isso, se é um gestor de uma escola, universidade ou curso, conte com os conteúdos da Clicksign para entender como tornar ainda mais efetivas as rotinas administrativas!

Confira também nosso post “Validade jurídica das assinaturas eletrônicas para escolas” e veja mais sobre os detalhes burocráticos dessa facilidade!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.