Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Tudo que você precisa saber sobre a expansão do setor de turismo

turismo
Tecnologia e Negócios

Tudo que você precisa saber sobre a expansão do setor de turismo

Embora  este setor contribua significativamente para o PIB global, ele  sofreu severamente pelos impactos da pandemia. Porém, a expansão do turismo é algo que tem trazido refrigério para ocenário mundial.

Com a retomada das atividades sociais básicas, houve um aumento nos gastos com esse setor. Isso pode ser visto em um estudo feito pelo Statista, em âmbito global, a contribuição direta de viagens e turismo para o PIB foi de aproximadamente 5,8 bilhões de dólares em 2021.

Já em relação ao cenário nacional, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para cima o crescimento anual deste setor, e projetou um crescimento de  2,8% até o final de 2022.

A indústria do turismo por englobar muitos setores – como viagens, acomodações, atrações, transporte e empresas – faz com que se torne difícil defini-la em um único produto. E  por não ter apenas um produto, o perfil de possibilidades de crescimento e dos seus consumidores se tornam vastos.

Neste artigo, você entenderá como se deu a retomada deste setor, verá a importância deste segmento para a economia global e as vantagens, ou não, de empreender neste segmento.

Viagens e turismo: a retomada do setor

A recuperação, pós-pandemia, do setor global de viagens e turismo tem tido êxito devido à alteração da necessidade social dos seus consumidores e da adaptação deste setor às tendências tecnológicas.

Com o período de grandes restrições sociais, a população reacendeu a necessidade de viver novas experiências e de viajar. Porém, além dessas mudanças comportamentais, os viajantes, inspirados pelo Covid-19, ficaram cada vez mais conscientes do seu papel ambiental e social.  

Com base no perfil desses viajantes, o Statista traz dados que mostram o quão importante é para o setor estar atento às mudanças comportamentais do seu público. Hoje, cerca de 78% dos viajantes acreditam que a sustentabilidade é importante para a escolha de um serviço, roteiro e local de viagem.

Fonte: Statista

A sustentabilidade no turismo tem como objetivo reduzir o impacto negativo dos mesmos no âmbito ambiental e cultural local. Sendo de certa forma considerado uma prática ética deste setor, chegando próximo às características do turismo responsável e do ecoturismo.

Esse tipo de turismo trata-se de tecnologia eficiente, produção mais limpa, proteção ambiental e engajamento comunitário. Portanto, é de extrema vantagem para o setor, e além disso proporciona mais uma vertente de movimentação de renda para todos os envolvidos.

Com essa adequação às necessidades do consumidor, depois da recessão, o setor começou a implementar novas tecnologias para proporcionar melhores condições e experiências para os viajantes, fazendo com que o turismo se tornasse mais inclusivo, sustentável e resiliente.

Em 2021, depois de um ano de baixa em seu faturamento, o setor começou a colher os frutos dessas mudanças e adaptações:

Fonte: Statista

Com o aumento na contribuição do PIB global, o setor vem trazendo refrigério para diversos estados, países e continentes. Ainda há países que dependem exclusivamente do turismo como motor impulsionador local, e esse aumento significativo demonstra o quão rápido o setor tem se recuperado, mesmo com tantas mudanças acontecendo.

A maneira como muitos de nós vivemos e trabalhamos mudou por causa da pandemia e a maneira como viajamos também mudou. Surgiram novas categorias de viagens e novas maneiras de viajar, e hoje o turismo virtual já é uma realidade.

Em âmbito tecnológico, algumas implementações foram de extrema importância para o setor. Visando o comodismo dos viajantes, a facilitação no processo de documentação, no check-in, check-out, passagens etc, contribuíram para uma maior adesão dos viajantes. 

Esses processos, atualmente, podem ser feitos de forma online, através de sites, assinatura eletrônica, e de plataformas de acomodações. Porém, para que não haja problemas com informações é necessário que o viajante saiba como cada serviço mantém a proteção de dados dos seus documentos e das suas informações.

A importância do setor na economia mundial:

O turismo não é apenas uma definição das férias, vai muito além disso, ele dinamiza a economia, gera emprego e renda, gera impostos e alavanca o desenvolvimento de territórios. Pode-se dizer que o turismo interessa às economias e aos setores públicos, pois ajuda a movimentar o capital.

Essa indústria é ampla, ela apoia desde empresas locais a contribuir com trilhões de dólares do PIB global. Portanto, a importância do turismo é enorme para todas as economias.

Este segmento está em constante crescimento, é uma indústria em expansão, e que também é uma atividade comercial, pois todo o processo turístico envolve o consumo de serviços e produtos. Dessa forma, fazendo com que os turistas sejam peças importantes, pois se tornam motores de crescimento. 

É notório a importância dos turistas e a importância de seu papel para economias e países. Isso pode ser endossado por uma pesquisa feita pelo World Travel and Tourism Council (WTTC), que mostra que em 2020, o setor de Viagens e Turismo contribuiu, mesmo tendo uma diminuição devido às restrições, com 5,3% para o PIB global e em 2021, a participação  aumentou para 6,1%.

Esse crescimento é evidente em escala global, mas quando falamos em América Latina há diversos tipos de benefícios ocasionados por isso. Sendo um exemplo, a geração de 5,5 milhões de novos empregos nesta região.

“Com a crise global da saúde, o setor de viagens e turismo na América Latina foi seriamente afetado. No entanto, à medida que a economia global começa a se recuperar dos efeitos devastadores da pandemia, os empregos gerados pelo setor de turismo começam a aumentar”. – Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC

Fonte: WTTC

Ainda segundo o relatório da WTTC, em 2021 a contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da América Latina representou 6,1% (213,4 bilhões de dólares), o que significou um crescimento de 26,5% em relação ao ano anterior. Fazendo com que a região se destaque de forma global neste setor.

Em vista disso, o crescimento deste setor está diretamente relacionado com a movimentação monetária das regiões e com a projeção desta verba no desenvolvimento social e territorial.

A ascensão do Airbnb no Brasil: empreender no turismo vale a pena?

Com a implementação tecnológica neste setor, ocasionou a criação de marketplaces  de aluguel ao redor do mundo, sendo um exemplo disso o Airbnb.

O Airbnb iniciou as suas operações em 2008, mas foi no período pós-pandemia que esse marketplace teve uma mudança significativa no perfil de seus anfitriões e na procura pelos seus serviços. Hoje, o aplicativo conta, no Brasil, com um crescimento de 50% de novos anfitriões.

Com base no perfil comportamental brasileiro, o Airbnb fez uma pesquisa que apontou que cerca de  60% dos anfitriões no Brasil disseram que a renda obtida ao disponibilizar seus imóveis na plataforma, em 2021, os ajudou a permanecer em suas casas em 2021. Ou seja, os brasileiros estão usando este marketplace como forma de empreender.

Devido a inflação que está estacionada no país, as formas de empreender têm sido vistas com bons olhos pela população. Sendo essa grande geração de renda, justificada pela capacidade do Airbnb de escalar seus serviços através da sua contagem de quartos, que é incomparável quando comparada à indústria hoteleira.

Ainda de acordo com o relatório do Airbnb, em 2021 o anfitrião brasileiro arrecadou 33% a mais em relação a 2019. Já em âmbito global, novos anfitriões ganharam um total combinado de mais de US$ 1,8 bilhão, mais de 30% em relação a 2019.

Esse crescimento não é apenas sentido no Brasil, segundo o Statista a receita do Airbnb global teve um crescimento significativo nos últimos dois anos:

Fonte: Statista

Começar um novo negócio é lidar com incertezas do mercado, no caso do Airbnb não havia como prever as restrições do período pandêmico e isso ocasionou algumas perdas. Porém, se você quiser empreender neste setor, é preciso que leve em conta a inflação e os custos deste investimento.

Em suma, quando falamos deste setor há diversas vertentes para serem analisadas. E para acompanhar a expansão do turismo é preciso estar atento às mudanças mercadológicas e comportamentais.

Nos últimos anos o setor sofreu alterações significativas, o que gerou um aumento na demanda pelo serviço e na busca da população em empreender neste setor.

Pode-se dizer que, atualmente, é um setor próspero para as empresas, para os investidores e para os consumidores, já que é uma indústria que contribui ativamente para o crescimento do PIB global.

Se você deseja digitalizar os seus processos, como fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e conheça agora nossos Planos e Preços.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.