Turismo sustentável: Entenda um pouco mais sobre essa tendência

Turismo sustentável: Entenda um pouco mais sobre essa tendência

O turismo é um dos setores que mais afeta significamente a economia de um país, pois é o setor que se destaca de forma global. Com o passar dos anos, a população vem explorando as possibilidades de viagem, o que contribuiu para a alteração no comportamento dos viajantes, que se tornaram conscientes e adeptos ao turismo sustentável.

O setor de turismo tem visto um crescimento considerável nos últimos tempos, de acordo com uma análise do Statista, os gastos com viagens de lazer e com viagens de negócios vêm crescendo nos últimos cinco anos.

banner teste grátis

O aumento no número de viagens levanta a necessidade de preservação e da conscientização na contenção dos impactos, através de medidas ativas e paliativas. De acordo com o Booking, cerca de 53% dos viajantes globais querem viajar de forma mais sustentável no futuro para reduzir o impacto negativo nas culturas locais e no meio ambiente.

Neste artigo você entenderá o que é turismo sustentável, a sua importância, as vantagens e os seus diferentes tipos.

Sustentabilidade: Um divisor de águas para o setor de turismo:

O turismo sustentável é definido formalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Mundial de Turismo da ONU como“ o turismo que leva plenamente em conta seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades anfitriãs ”. 

Ou seja, é a categoria de turismo que tem como característica fazer o melhor uso dos recursos naturais, tendo um impacto positivo na conservação do patrimônio natural e da biodiversidade, na economia e nas comunidades rurais através de uma relação mútua entre a população local e os viajantes.

“Toda atividade econômica pode ser sustentável. Mas o turismo precisa da sustentabilidade porque muitas vezes é ela que favorece que um ambiente [visitado por turistas] seja atrativo. Se alguém tem uma pousada em uma área natural, e aquela área começa a ser degradada, o potencial do lugar de atrair turistas diminui” - Diego Orsini, turismólogo e especialista em planejamento de turismo em áreas naturais.

Antes do Covid 19, essa tendência já era vista no setor, mas foi fomentada ainda mais pela expansão no turismo em consequência das adaptações que precisaram ser feitas neste período.Através de uma análise comportamental dos viajantes, feita pelo Statista, comprovou-se que, em 2022, cerca de 72% dos viajantes em todo o mundo acreditam que as viagens sustentáveis ​​são importantes.

Fonte: Statista

Essa busca por sustentabilidade está ligada a dois fatores, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, desenvolvidos pela ONU, pois esse setor é reconhecido como um ponto chave no desafio de cumprir os 17 ODS. E pela necessidade de remodelação do setor para arcar com a perda dos últimos anos.

Em 2020, o mercado global de viagens e turismo perdeu cerca de 62 milhões de empregos. Já em 2021, mesmo com a melhora no cenário, o setor ainda registrou cerca de 44 milhões de empregos a menos em todo o mundo em comparação com 2019. 

Para conseguir a retomada no setor, houve a implementação tecnológica, a adaptação do turismo sustentável a diversos tipos de situações - para que abrangesse várias camadas-  e  o desmembramento do turismo sustentável em 3 categorias: Turismo responsável, Turismo solidário e Turismo justo.

De fato há diversas oportunidades de implementação dessa tendência para as empresas e para os viajantes, mas é preciso entender em qual categoria o seu negócio se enquadra.

Quais são as vantagens do turismo sustentável?

O principal fator para a grande adesão ao turismo sustentável, são os  seus benefícios.  Embora muitas das vezes haja alguma discordância entre as comunidades e as agências de turismo, a implementação desse modelo cria um diálogo entre ambas as partes e proporciona uma relação de equilíbrio através do ato de “dar e receber”.

“Governos, empresas e consumidores devem alinhar suas práticas turísticas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e um futuro de 1,5 grau”, disse  António Guterres, Secretário-Geral da ONU, referindo-se aos acordos internacionais que visam manter o aquecimento global sob controle. “A própria sobrevivência desta indústria e de muitos destinos turísticos, como os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, depende disso.”

Para que você entenda melhor os benefícios, aqui estão três benefícios para implementar o turismo sustentável no seu negócio:

  • Benefícios para as comunidades locais:

Um dos principais aspectos econômicos da implementação do  turismo sustentável é a criação de condições de trabalho justas para os funcionários locais, pois com a grande procura os salários sobem e conseguem garantir um padrão de vida adequado para a população local.

Além disso, gera a movimentação de renda local e possibilita a melhora da infraestrutura e do padrão de vida da população local. Sendo um exemplo disso, a parceria que as empresas de turismo fazem com projetos rurais, onde a população cede o espaço e as agências garantem a renda.

Visando proteger o ecossistema, prevenir o desmatamento e ajudando a conservar energia e água, os passeios aumentam o conhecimento do viajante sobre a região e o incentiva a fazer propaganda do local.

Benefícios para empresas de turismo:

Por ser uma tendência, os destinos sustentáveis atraem todos os tipos de viajantes, desde os que estão cientes com os benefícios desse turismo e até mesmo os curiosos. Dessa forma, fazendo com que as empresas também venham a lucrar por conta da alta procura.

Embora as empresas de turismo invistam de diferentes formas nessa tendência, elas também conseguem lucrar de diversas maneiras. Isso porque os viajantes conscientes tendem a ser menos sensíveis ao preço e gastam mais dinheiro durante a estadia do que os visitantes padrão. 

Em suma, com o desenvolvimento sustentável do turismo, as empresas deste setor podem estabelecer relações mutuamente benéficas com as comunidades anfitriãs, pois quanto melhor for a experiência do cliente, melhor será o retorno financeiro que essa relação trará.

Benefícios para o viajante individual:

Os viajantes ativos desta categoria de turismo não tratam a sustentabilidade apenas como uma tendência, eles a tratam como um estilo de vida. E portanto, tendem a aprender mais sobre como viajar e são suscetíveis a ter uma experiência mais imersiva.

Essa experiência mais imersiva pode ser vista nas reservas feitas por aplicativos de viagens, onde o viajante consegue mais facilidade nas reservas através da automação de processos que as agências de viagens disponibilizam.

Ao invés de apenas explorar os destaques turísticos, esses viajantes se tornam mais conscientes de suas ações, evitam o turismo de massa e valorizam ao máximo o tempo que têm. Em âmbito global, essa mudança de estilo de viagem tem um enorme impacto positivo no turismo sustentável.

Diferentes tipos de turismo sustentável que você precisa conhecer:

Quando falamos de turismo, estamos nos referindo a forma em que o viajante interage com os locais em que visita. E como o turismo pode abranger diversas camadas, as subcategorias do sustentável são caracterizadas dessa forma:

O turismo responsável minimiza os danos ambientais, e o turismo solidário visa desenvolver e ajudar as comunidades locais. Já o turismo justo, é baseado no princípio do comércio justo.

Como você pôde ver, são diversas características para um único setor, mas não para por aí. Aqui estão alguns tipos de turismo sustentável que você vai adorar conhecer:

Ecoturismo: 

Ecoturismo é caracterizado pelo turismo responsável ou verde para áreas de beleza natural, com foco particular na conservação ecológica.Esse tipo de turismo é bastante imersivo e tem como objetivo proteger o ambiente natural e educar os viajantes sobre a importância de viagens responsáveis. 

De acordo com dados do Statista, a indústria do ecoturismo em todo o mundo foi estimada em 181,1 bilhões de dólares em 2019. O setor estava previsto para chegar a 333,8 bilhões de dólares em 2027, registrando um CAGR de 14,3%.

Turismo comunitário:

Neste tipo de turismo, uma das características é o fato de que ele só acontece se a comunidade local convidar os turistas para visitar. Dessa forma, fazendo com que a comunidade local tome as principais decisões, estabeleça as suas próprias restrições e tenha controle total da sua indústria de turismo.

Em muitos casos, o turismo comunitário é baseado na criação de experiências realistas de como é a vida em áreas em desenvolvimento, e acomodações únicas ou incomuns são uma característica regular.

Turismo Rural:

O turismo rural, como o nome já diz, refere-se a viagens que se concentram em áreas rurais. Esse tipo de turismo inclui desde caminhadas e acampamentos até o agroturismo, onde os turistas podem participar de atividades agrícolas e experimentar estilos de vida agrícolas.

Em suma, esse tipo de turismo se concentra basicamente em recursos naturais, como florestas, colinas, montanhas, campos e cachoeiras, ao invés dos grandes centros.

Dentre as buscas para otimizar o setor nos últimos anos, nós temos o turismo sustentável, que veio para ser uma forma de contenção e preservação, através da criação de oportunidades de viagem com impacto mínimo e benefícios positivos para os destinos e suas comunidades.

Um dos principais objetivos ligados a esse tipo de turismo, é tornar mais viável o futuro de longo prazo das viagens, através da conscientização e de mudanças comportamentais tanto dos viajantes quanto dos moradores locais. 

Como você viu, essa tendência traz muitos benefícios, desde econômicos até mesmo sociais. Portanto, implementar esse tipo de turismo na sua empresa te permitirá ter uma vantagem competitiva e um leque de possibilidades.

Se você deseja digitalizar os seus processos, como fazem as principais empresas do mercado, de uma maneira aplicável e juridicamente válida, não perca tempo e conheça agora nossos Planos e Preços.

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign