Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Você sabe como emitir um certificado digital?

homem usando assinatura com certificado digital
Assinatura eletrônica / Negócios

Você sabe como emitir um certificado digital?

Dentro de um mercado cada vez mais digitalizado, é muito importante acompanhar as movimentações e identificar maneiras de conciliar este novo cenário com experiências mais otimizadas, certo? E uma das estratégias mais eficazes para se fazer isso é investindo em inovação. Atualmente, a digitalização é um exemplo de como pessoas e empresas podem se organizar de forma mais eficiente com ações simples, como emitir um Certificado Digital.

Isso mesmo: hoje já não é mais preciso se deslocar e fazer tudo presencialmente. Até a assinatura de documentos e contratos pode ser realizada a partir de uma identidade digital. Os benefícios de investir nisso são inúmeros: desde a melhoria do bem-estar até mesmo a otimização da produtividade e processos.

E você sabe o que é um Certificado Digital, os diferentes tipos que existem ou mesmo como emitir e assinar um documento digitalmente? O que acha, então, de tirar todas essas dúvidas e fortalecer o processo de digitalização do dia a dia? Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto!

O que é um Certificado Digital?

Um certificado digital é um avanço que possibilita que pessoas físicas e jurídicas assinem documentos digitalmente. Dessa forma, mesmo sem estar em uma mesma cidade ou região específica, é possível validar um contrato, por exemplo. Isso basicamente funciona como uma versão virtual de identificação de um CPF ou CNPJ, todos eles com segurança jurídica.

Esse produto tem se tornado bastante popular no Brasil e números da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital) comprovam o crescimento. Ao todo, já são mais de 9 milhões de certificados digitais entre pessoas físicas e jurídicas. Com mais agilidade e segurança, empresas e cidadãos conseguem otimizar as suas rotinas a partir da digitalização desses processos, contribuindo também para uma comunidade mais sustentável.

Quem é Certificado Digital Serasa Experian?

Sempre com o foco em otimizar soluções para a realidade dos cidadãos e empresas dos mais diferentes portes e segmentos, a Serasa Experian é uma das pioneiras quando o assunto é a certificação digital. Proporcionando através da assinatura digital, a mesma autenticidade e validade jurídica de qualquer assinatura em papel.

Quais são os tipos de Certificados disponíveis?

Antes de tomar qualquer decisão, é importante entender que existem diferentes tipos de Certificados Digitais disponíveis. Cada um deles tem uma ideia e um propósito específico, servindo melhor para determinadas situações. Que tal conhecer algumas opções?

e-CPF

Voltado para pessoas físicas, essa é a versão digital de um CPF. Com a emissão podendo ser realizada no formato A1 (um software no computador com validade de um ano) ou A3 (mídias físicas, como token USB ou cartão com chip, com validade de 12, 24 ou 36 meses), o e-CPF permite que qualquer transação realizada por pessoas físicas no ambiente online seja autenticada, sempre com segurança e sigilo necessários.

e-CNPJ

Já o e-CNPJ é o equivalente ao CNPJ, mas em sua versão digital. Dessa forma, qualquer transação empresarial realizada no ambiente online pode ser feita com toda a segurança e tranquilidade. Seja para contratar um fornecedor, seja para fazer uma procuração, esse tipo de Certificado Digital é muito popular e tem disponível nos modelos A1 e A3.

NF-e

Quando se fala em Certificados Digitais para empresas, o NF-e é um dos tipos mais importantes. Basicamente, ele valida todas as emissões de notas fiscais que são realizadas pela sua empresa. É uma forma mais eficiente e segura de garantir que todas as operações sejam realizadas dentro do ambiente digital.

Para conhecer mais Certificados, acesse esta página.

O que fazer para emitir um Certificado Digital?

Conferiu os diferentes tipos de Certificados Digitais que existem e encontrou um que se encaixa exatamente nas suas necessidades? Agora, é hora de entender o que fazer em seguida.

Trata-se de um processo simples e, para emitir um Certificado Digital, você precisa seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site ou ligue para o Televendas da Serasa Experian: 3004-7728 – Capitais/reg. Metropolitanas | 0800-773-7728 – Demais localidades;
  2. Defina aquele que mais se enquadra aos seus objetivos e demandas;
  3. Feita a escolha do modelo, selecione o tipo. Em seguida realize o preenchimento do cadastro e siga para os próximos passos. Mas se liga:
    1. Se optou pelo tipo A1, é possível agendar a emissão via videoconferência ou presencialmente em um de nossos postos de atendimento;
    2. Porém se optou pelo tipo A3, só será possível agendar a emissão presencial;
  4. Saiba quais documentos são necessários para a sua emissão, pois eles serão solicitados;
  5. Após o seu atendimento no dia e horário agendados, em até 72h, o Certificado Digital estará disponível para Instalação.

Mas se precisar de mais apoio, temos vídeos em nosso canal do Youtube que pode ajudar!

Como assinar um documento digitalmente?

Ao contar com uma assinatura digital, você aproveita uma série de benefícios, como otimização de tempo, praticidade e também contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Porém, na prática, o que precisa ser feito para assinar documentos digitalmente?

Após emitir o seu Certificado Digital, todo o processo da assinatura é simples.

Sempre que precisar assinar um documento, você vai utilizar o certificado com os seus dados para comprovar a validade jurídica daquela assinatura. Basta usar o programa indicado para que a assinatura seja validada e o documento possa ser enviado para os seus clientes, fornecedores ou parceiros.

Entender como emitir o Certificado Digital é um passo importante para as empresas e pessoas que buscam por experiências cada vez mais completas para as suas rotinas. Mais que isso, é uma maneira de fazer mais em menos tempo.

Agora que você já sabe como emitir o Certificado Digital, as opções disponíveis e os benefícios que eles podem oferecer para o seu negócio, o que acha de dar mais um passo rumo ao processo de digitalização do seu dia a dia? Então, aproveite o cupom CLICK20 e garanta o seu!

Conheça mais sobre o Certificado Digital Serasa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *