Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

10 Dicas fundamentais para acelerar o fechamento de vendas

acelerar-o-fechamento-de-vendas-blog-1
Assinatura eletrônica / Negócios

10 Dicas fundamentais para acelerar o fechamento de vendas

Acelerar o fechamento de vendas é girar uma engrenagem que vai resultar em muitos benefícios não só à sua empresa como a toda sociedade. Vender é uma das palavras mais importantes para qualquer negócio. Sem vendas não há faturamento. Sem faturar não tem como crescer e sem crescimento não existe perspectiva de contratação.

Neste artigo você vai conhecer alg

umas técnicas como gatilhos mentais juntamente com boas práticas de mercado que vão ajudá-lo a obter melhores resultados em seu fechamento de vendas. A princípio, vamos aos argumentos que apelam aos nossos instintos sociais e que fazem do ato de comprar um verdadeiro estado de bem-estar.

Os gatilhos mentais como forma de acelerar o fechamento de vendas

Os gatilhos mentais são, primeiramente, técnicas que agem sobre o psicológico das pessoas. Principalmente na hora que elas escolhem qual produto ou serviço vão consumir. São importantes ferramentas de marketing que auxiliam – e muito – o momento de fechar uma venda. Assim, eles influenciam e impulsionam o cliente a tomar uma decisão favorável para a aquisição de um produto.

Embora o consumidor compre para satisfazer uma necessidade, ele precisa acreditar que está fazendo o melhor negócio possível. Ele quer, portanto, comprar o melhor produto, na hora certa e com a pessoa certa. E o bom para você que, a princípio, trabalha com marketing e vendas, é que essa satisfação pode ser gerada com algumas técnicas. Isso é feito, enfim, com os gatilhos mentais.  

Logo, os gatilhos mentais influenciam a emoção e a percepção social de cada indivíduo. Mas não podem ser confundidos, entretanto, com manipulação. Porque se trata da capacidade de convencer um possível consumidor apenas por meio de argumentos que o atraiam e combatam, portanto, as possíveis objeções que ele possa ter.    

1 – Gatilho mental da escassez

Primeiramente, vamos falar do gatilho mental da escassez. Ele ocorre, a princípio, quando se coloca que o produto ou oportunidade oferecida está prestes a se esgotar. Assim, se o cliente não se decidir rapidamente ele perderá a chance ofertada. Logo, faz com que o senso de urgência o impulsione a fechar negócio. É preciso, contudo, muita cautela ao se utilizar desse gatilho. Porque se ainda há muitos produtos no estoque ou se a técnica for repetida muitas vezes, isso pode igualmente gerar falta de credibilidade e aversão ao vendedor e à marca. Afinal ninguém gosta de ser enganado.    

2 – Gatilho mental da autoestima

Mais do que um gatilho mental, a técnica de estimular a autoestima de alguém é, de antemão, um verdadeiro ato de amor ao próximo. Principalmente se a ação de comprar for acompanhada de um argumento que leve o cliente a se considerar merecedor desse produto ou serviço. Isto vai, portanto, acelerar o fechamento das vendas.  

3 – Gatilho mental da autoridade

Este é, enfim, um dos mais poderosos gatilhos mentais que existem. Porque desde cedo as pessoas são ensinadas a respeitar uma autoridade. Muito embora venha do pai e da mãe esse primeiro respeito pelo poder, outros podem, igualmente, deter uma presença de autoridade. E quanto maior ela for, mais respeitada e conceituada será a pessoa. Assim, se sua marca for considerada uma referência em seu nicho de mercado, mais você vai acelerar o fechamento de vendas.

4 – Gatilho mental da prova social pode te ajudar a acelerar o fechamento de vendas

O ser-humano, decerto, tem uma necessidade de se sentir como membro integrante de um grupo social. Assim, se um produto faz sucesso entre seus pares, sem dúvida será cobiçado pelas pessoas que não o têm. Um exemplo simples de prova social é visualizar dois restaurantes. O primeiro, com uma grande fila. E o segundo sem ninguém dentro. Mesmo que demorem mais para entrar, todavia, as pessoas preferem o estabelecimento com fila. Isto decorre, principalmente, da prova social.

5 – Gatilho mental da razão

Esse gatilho mental funciona, basicamente, quando o marketing ou o vendedor apela para argumentos racionais para fazer a venda. Como, por exemplo, o problema que o produto comprado vai resolver para o consumidor. Isso acontece porque o cérebro do cliente busca um motivo baseado na razão para comprar.

6 – Melhore a prospecção para acelerar o fechamento de vendas

De nada adianta, entretanto, utilizar de gatilhos mentais se você e seu time de vendas está prospectando um público-alvo que não tem o mínimo de interesse em seu produto. Para acertar e acelerar o fechamento de vendas é importante saber, primeiramente, qual é o seu perfil de cliente em potencial. Não desperdice, antecipadamente, munição atirando para todos os lados. As chances de erros são muitas. Mas o mais prejudicial, contudo, é o tempo perdido. Ele não volta nunca.

7 – Personalize ao máximo sua comunicação com o cliente

Embora o seu cliente tenha um perfil consolidado, isso não o iguala àqueles que tenham o mesmo perfil. Portanto, trate cada cliente como se fosse o único. Isso não o impede, entretanto, de usar roteiros para fazer contatos. Pode-se usá-los. Contudo, é importante que seu cliente não ache que está conversando com um robô que faz as mesmas perguntas para todos. No fundo o que todo consumidor quer é ser tratado como se fosse um rei, com suas necessidades e desejos atendidos.

8 – Tenha seu cliente como um amigo e acelere o fechamento de suas vendas

Como dito anteriormente, todo cliente deseja e requer uma atenção especial. Por isso, demonstre interesse, saiba antecipadamente qual o seu momento e qual a necessidade que ele tem. Comprometa-se, como um amigo, a fazer seu produto colaborar com a melhora dos resultados dele. Afinal você não é como os outros vendedores que querem apenas empurrar seus produtos. Este é o seu diferencial.

9 – Os clientes dos clientes

Uma das formas mais básicas de acelerar o fechamento de vendas é chegar no cliente sendo indicado por outra pessoa que já consumiu o seu trabalho. Afinal isto lhe confere autoridade, já que outra empresa utilizou dos seus serviços e, decerto, gostou muito.   

10 – Acelere o fechamento do negócio

Ok, você já selecionou seu cliente, o personalizou, tratou-o como amigo e até foi indicado. Sinto lhe informar de que de nada adianta tudo isso, entretanto, se na hora de formalizar a venda, a burocracia emperrar a assinatura do contrato.

Quanto mais burocrático for o processo contratual, maiores são as chances do consumidor criar objeções, impedindo assim a sua venda.

O Fluxia vai te ajudar a acelerar o fechamento das vendas

O Fluxia chegou, primeiramente, para acelerar o fechamento de vendas em seu negócio. Porque elimina praticamente todo entrave burocrático que sua empresa possa ter com seus contratos. Através de um formulário, com alguns campos a serem preenchidos, o Fluxia torna todo o processo de criação do contrato muito mais simples e de forma digital. Você vai, inclusive, impressionar seus clientes ao demonstrar de antemão uma atualização tecnológica que seus concorrentes ainda não têm.

Gostou? Deixe seu comentário e Inscreva-se na News do Fluxia para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do mundo dos negócios.

Comment (1)

  1. Olá Fluxia, Vocês estão de parabéns, seu conteúdo é bem interessante e esclarecedor. Tenho acompanhado seu trabalho nas mídias sociais, as dicas são de extrema importância para o aumento do meu faturamento, só tenho a dizer que seu trabalho é maravilhoso, parabéns.

    23/02/2020 at 00:08
    |Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *