Advogado ágil: aplicando metodologias ágeis no dia a dia do direito

Advogado ágil: aplicando metodologias ágeis no dia a dia do direito

Cada vez mais os escritórios de advocacia encontram oportunidades de otimizar sua atividade e oferecer serviços para um público amplo, mas as demandas por excelência e entrega de valor também crescem proporcionalmente com a competitividade, e nesse momento as metodologias de advogado ágil se mostram fundamentais para oferecer o maior diferencial.

banner teste grátis

O futuro da profissão de advogado

O direito sempre foi fundamental para o a manutenção da sociedade, e com a transformação digital, mais do que nunca, se tornou um serviço imprescindível para empresas dos mais diferentes segmentos e tamanhos conseguirem se expandir.

A tecnologia tornou esses serviços mais acessíveis, e por consequência, mais competitivos, também. O "advogado digital" é uma importante profissão do futuro, responsável por lidar com o compliance de empresas, elaborar bons contratos e cuidar dos direitos e segurança para atuação.

O aumento da dinâmica do segmento, que também envolve atendimento a pessoas físicas, exige uma entrega de valor constante, agilidade e muita organização. É nesse momento que novas formas de estruturar o trabalho surgem para solucionar as contradições do aumento da produção e dos novos meios de organização: o advogado ágil é o futuro para o setor do direito.

O que é o advogado ágil?

O conceito de advogado ágil vem de uma metodologia ágil, isto é, um método de organizar as atividades, o fluxo, a estruturação e dinâmica de trabalho para advogados e escritórios.

Tradicionalmente o trabalho do advogado envolve lidar com um grande volume de burocracias, o que às vezes acaba criando dúvidas sobre a entrega de valor de seus serviços. Com o atendimento de maneira remota e o crescimento na competitividade, é muito importante oferecer resultados regularmente para garantir a confiabilidade do cliente.

É para isso que as metodologias de advogado ágil surgem: elas ajudam a terceirizar tarefas burocráticas, liberando mais tempo ao profissional para que possa ter contato humano e direto com os clientes e para que possa se comunicar com a equipe de forma estratégica ao mesmo tempo que ganha mais autonomia em sua atuação e procedimentos.

Quais são as metodologias e ferramentas para advogados ágeis?

Em seu trabalho um advogado pode contar com diferentes ferramentas que otimizem seu tempo e esforços:

Govtechs

Tecnologias governamentais, as govtechs oferecem portais e estruturas para que os advogados protocolem solicitações e acompanhem o andamento de processos;

Padronização de atividades

Sistemas que padronizem atividades, como sistemas ERP personalizados para o fluxo de atividades dos advogados, tornam possível que os processos sejam executados de forma padrão, diminuindo o tempo e esforço para validação, assim como diminuindo as chances de erros.

Diminuindo a necessidade por validações constantes por parte dos encarregados, cada colaborador tem mais autonomia, em sua atuação, entendendo as dimensões de sua possibilidade de tomada de decisões;

Comunicação ágil

A comunicação otimizada é fundamental, visto que cada vez mais profissionais trabalham de maneira remota e, mais do que isso, que cada vez mais clientes são atendidos dessa forma, superando fronteiras físicas, o que aumenta o acesso e a oportunidade para as duas partes.

Por isso a comunicação bem estruturada é uma chave na qualidade do relacionamento;

Organização digital

Com tudo de maneira digital, pode ser difícil se acostumar à organização virtual, por isso programas que aumentam a produtividade e facilitam o acompanhamento de agenda, de avanço de procedimentos, situação de clientes, administração de tempo e verificação de procedimentos é indispensável para que a organização se torne a palavra de ordem;

Autenticação digital

Um dos processos mais burocráticos e onerosos é realizar autenticações e diligências. Além dos custos com assinaturas e papelada, ainda tem o combustível, o office boy, o tempo de espera.

Uma das melhores maneiras de cortar gastos e transformar seu escritório em um ambiente verdadeiramente tecnológico é garantindo serviços de autenticação digital.

Assim você pode elaborar documentos de maneira digital, permitir que o cliente sugira alterações e o assine de diversas maneiras: com chaves de acesso, biometria e até mesmo autenticação via PIX ou WhatsApp. Assim você garante agilidade, segurança, comodidade e colaboratividade em eventuais necessidades por retificações.

Com a possibilidade da assinatura eletrônica você se torna capaz de atender clientes de qualquer região do país como se estivessem ao seu lado.

Inteligência artificial

A I.A. tem evoluído de maneira surpreendente, e já existem programas para metodologias de advogados ágeis que auxiliam na leitura de autos, processos e documentos em busca de erros, mensurando as probabilidades e alimentando um banco de dados que se torna cada vez mais inteligente e capaz de auxiliar em atividades redundantes mas que exigem atenção.

Organização de arquivos

É fundamental manter uma boa organização de documentos, mas com modelos de trabalho remoto e digital e com o próprio custo do metro quadrado de uma sala comercial e do toner, usar um arquivo físico é algo impraticável e até sem muito propósito.

Hoje é possível realizar a gestão de documentos de maneira digital e online através da nuvem, com diversas oportunidades de catalogação, facilitando muito encontrar qualquer arquivo, sem perder sua validade e seguro, com acesso remoto a qualquer momento apenas para usuários com permissões.

Assim, além de poder armazenar arquivos com valor legal, seu cliente também terá acesso a eles a qualquer momento.

Viu só como o universo do direito tem evoluído e traz cada dia mais otimizações para a vida dos profissionais da área e seus clientes?

A Clicksign é a solução ideal para acelerar o crescimento do seu negócio! Se você deseja saber mais sobre como a Assinatura de Documentos Online pode revolucionar os seus processos, faça um teste gratuito e veja como é possível fazer uma assinatura, com validade jurídica, em menos de 1 minuto. Experimente, não requer cartão de crédito!

Quero fazer um teste grátis ➞

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign