Benefícios da assinatura eletrônica para sua empresa

Benefícios da assinatura eletrônica para sua empresa

A adaptação ao mundo digital é uma das maiores preocupações das empresas. Antes manuais, grande parte dos processos se tornou digital, assim como os obsoletos documentos em papel. Graças ao avanço da tecnologia, a assinatura eletrônica permite validar legalmente um documento sem a necessidade de caneta e papel.

banner teste grátis

A assinatura eletrônica utiliza mecanismos para comprovar a autenticidade da pessoa ou empresa que assina um documento online. Ela exerce a mesma função da assinatura manual, a diferença é que o papel é substituído por um smartphone, tablet ou computador.

A comprovação da assinatura eletrônica utiliza diversos meios virtuais, como Certificado Digital, criptografia, login e senha, o envio de um SMS para o celular, envio de e-mail ou o IP do dispositivo para reconhecer o seu autor. Além disso, ela tem validade jurídica no Brasil desde 2002.

Baixe aqui

Veja quais benefícios a sua empresa terá ao adotar a assinatura eletrônica nos processos.

Mais agilidade nos processos

Ao ouvir a palavra burocracia, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça são pilhas de papel acumuladas que impedem soluções rápidas para qualquer processo. A ausência de documentos físicos proporciona exatamente o contrário, mais eficiência e menos erros.

O setor de vendas trabalha com contratos. Ao fechar uma venda, o representante precisa enviar o contrato para que seja assinado pelo cliente. Ele pode fazer isso por meio de um motoboy ou mesmo por e-mail.

Na primeira opção, a empresa terá gastos com o serviço de frete. Na segunda, o cliente terá que imprimir todas as folhas, assinar e depois digitalizar para enviar de volta. Ainda corre o risco de ocorrer algum erro e ter que repetir todo esse procedimento.

Graças à assinatura eletrônica, tudo isso faz parte do passado. As empresas economizam recursos, ganham tempo e aumentam a produtividade, podendo focar mais na qualidade do negócio e, consequentemente, gerar mais lucros.

Solução para qualquer tipo de negócio

Grandes e pequenas empresas lidam com transações comerciais a todo o momento. Por isso, a assinatura eletrônica é indicada para qualquer área que lide com papel nos seus processos, como as corretoras de seguro, escolas, universidades e prestadores de serviço.

A abertura de contas bancárias ou a aquisição de serviços financeiros podem ser feitas remotamente de maneira muito mais rápida. Outro exemplo são as imobiliárias que precisam fechar contratos de locação ou outros documentos. Elas ganham mais agilidade e garantem mais satisfação aos seus clientes.

Segurança no armazenamento de dados

Vimos que os ganhos operacionais são enormes para as empresas, mas outra vantagem é ter segurança nos dados. Após ser assinado, o documento fica armazenado em servidores criptografados extremamente seguros e podem ser consultados a qualquer momento.

Isso também elimina a possibilidade de fraudes, já que uma vez assinados, os documentos não podem ser mais alterados por ninguém.

Redução no uso de papel

Essa solução consegue reduzir drasticamente o uso de papel dentro da sua empresa. Além de representar uma economia de custos e a ausência de um espaço físico para guardar arquivos de papel, o uso da assinatura eletrônica é uma prática mais sustentável para o planeta.

Agora que você conhece os benefícios, experimente a assinatura eletrônica da Clicksign. Acesse o site ou entre em contato para mais informações.

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign