Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Certificado digital para empresas: todas precisam ter um?

Site da Clicksign aberto na tela de um computador
Segurança e Autenticações
Segmento:

Certificado digital para empresas: todas precisam ter um?

O certificado digital para empresas é uma ferramenta que agiliza processos e facilita o dia a dia. Para alguns tipos de negócios, apesar de tamanhos e regiões específicas do país, essa não é uma obrigatoriedade. No entanto, independente de ser algo facultativo para todos, a importância e os benefícios dessa certificação são inegáveis.

Ele dispensa papéis e canetas, passa por cima dos limites geográficos e oferece ainda mais segurança para quem negocia. Esse é uma forma de marca no cenário jurídico digital, com a presença de sua identidade em transações dos mais diversos tipos.

Entenda em detalhes o que é certificado digital com o nosso post já publicado sobre o assunto ;mas para saber quais são as empresas que precisam desse item, e outros pontos sobre essa solução, continue conosco neste artigo! A Clicksign preparou um conteúdo para tirar todas as suas dúvidas e ajudar a garantir o melhor para seu CNPJ!

Certificado digital para empresas: quem precisa ter?

Em tempos em que a maior parte da população tem uma vivência online ativa, ter um certificado digital deve ser prioridade de todas as empresas. Com alta concorrência, um gestor precisa estar antenado com o mundo e não ficar para trás. Por isso, aderir a esse facilitador é a escolha mais assertiva. Afinal, ele pode ser uma grande ajuda na hora de expandir seus negócios e melhorar a forma de trabalhar.

Mas, como falado, não são todos os setores do mercado que têm isso como uma exigência. Alguns tipos de profissionais e negócios têm essa cobrança por lei, outros por conta de sua área de atuação. Saiba quem são esses grupos que precisam desse validador digital:

  • em cidades que as leis municipais ou empresas solicitam o CONFAZ documentos digitais;
  • empreendimentos de lucro presumido;
  • advogados ou escritórios jurídicos;
  • escritórios de contabilidade;
  • psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros;
  • que utilizam Sistemas de Gestão Integrada .

Esses são alguns dos principais grupos que precisam do Certificado Digital. Bancários também se enquadram nos casos que a profissão requer essa facilidade. No entanto, em alguns processos esses trabalhadores podem utilizar uma assinatura digital que também tem validade jurídica.

Mesmo se você ou seu empreendimento não se encaixar em qualquer um dos grupos que citamos como obrigatórios, ainda deve procurar sobre essa ferramenta. Ela pode ser utilizada na maior parte dos processos que não existem no território nacional, inclusive nos imóveis, e facilita a vida de ambas as partes.

Para que empresas precisam de um Certificado Digital?

Existem diversos motivos pelos quais as empresas precisam de um Certificado Digital, um dos mais recorrentes é para conseguir emitir uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Todos que precisam ter essa comprovação virtual de prestação de serviço ou venda de um produto, usam essa solução virtual para mostrar a veracidade da transação. Essa exigência inclui os MEI’s, que em outro caso não precisaria adquirir esse comprovante.

Ainda existe uma série de outras transações e atividades que Pessoas Jurídicas só podem realizar com auxílio dessa criptografia. Conheça algumas:

  • ter acesso aos serviços da Receita Federal, incluindo a prestação de conta sobre recursos no exterior;
  • participar de leilões virtuais;
  • firmar contratos e processos online com total validade jurídica;
  • atestar fé pública a relatórios financeiros e outros serviços virtuais de contabilidade;
  • emitir atestados e recibos médicos digitais em consultas online;
  • as documentações que fizeram a ligação com a impressão ou a jardinagem;
  • fazer transações bancárias de forma mais fácil e com total segurança, entre outros.

Por conta dos reflexos digitais, por exemplo, muitos profissionais da saúde durante a pandemia acabaram adquirindo um Certificado Digital. O atendimento virtual para consultas só é válido se feito com essa garantia. Para as Farmácias aceitarem os receituários emitindo digitalmente, elas também precisaram se adaptar.

Confira nosso post sobre a receita digital: facilidade para médicos e pacientes e medicamentos como essa facilidade está modificando os atendimentos!

Vale citar que diversos tipos de certificados eletrônicos para você escolher, bastar conferir qualificar melhor se encaixam com sua necessidade. A versatilidade e praticidade dessa operação é apenas mais um dos vários benefícios que ela oferece. Quer saber alguns outros? A Clicksign te conta!

Vantagens do certificado digital para empresas

Quem está a frente da administração de um negócio sempre está buscando novas formas de otimizar tempo e capital, certo? O que é uma ótima saída para o problema, pois reduz a utilização de cada tipo de economia, o uso de pape

Ter tudo no ambiente virtual traz praticidade e democracia no acesso a todos os documentos do negócio. Além disso, não subsistirá, além de enviar um documento. Esse atestado é de alta segurança com criptografia e outros recursos tecnológicos que impedem que seu conteúdo seja modificado.

E, ademais, essa proteção da certificação digital ainda pode ser comprovada com táticas de verificação da veracidade do documento. Proteção em dois fatores, basicamente!

Agora você conhece o que tem de mais importante sobre o certificado digital para empresas e está pronto para aderir a essa solução. O blog da Click está com outros conteúdos que ajudarão a otimizar sua gestão. Não deixe de conferir!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.