Como usar a rubrica eletrônica na Clicksign?

Como usar a rubrica eletrônica na Clicksign?

Rubricar as páginas de um documento é uma prática comum no contexto da assinatura analógica – feita à mão, no papel. Trata-se de um reforço que confirma a leitura do conteúdo que está sendo assinado página a página.

Em outro artigo do blog, explicamos o que é uma rubrica, suas vantagens e a diferença entre ela e uma assinatura. Basicamente, a rubrica é uma forma de representar a assinatura de uma pessoa de maneira simplificada, com diferentes aplicações e formas de ser feita.

banner teste grátis

Rubrica eletrônica na Clicksign: uso e configuração

Por conta do crescimento no uso da assinatura eletrônica, especialmente durante e após a pandemia, a demanda pela rubrica no ambiente digital também aumentou.

Na Clicksign, a rubrica eletrônica pode ser utilizada de diferentes maneiras. Veja abaixo as diferentes formas de utilizar e como configurar a funcionalidade ao enviar um documento para assinatura:

Confirmação de leitura de cláusulas

A confirmação de leitura de cláusulas solicita ao signatário que confirme que está ciente e concorda com cláusulas específicas do documento, determinadas por quem o enviou.

Imagem da Confirmação de leitura de cláusulas na plataforma Clicksign.

Rubrica no canto da página

Outra opção disponível na Clicksign é a rubrica no canto da página. Nesse caso, o signatário define suas iniciais, que serão inseridas em todas as páginas do documento, simulando uma rubrica tradicional.

A grande vantagem em comparação às demais soluções de assinatura eletrônica é que a rubrica no canto da página da Clicksign sinaliza automaticamente todas as páginas de uma só vez, otimizando o tempo de quem assina.

Visualização completa do documento

Para evitar que o documento seja assinado sem sua leitura por completo, esta opção exige que o signatário passe por todo o conteúdo do documento antes de concluir a assinatura.

Ao avançar na leitura do documento, uma barra de progresso exibida no topo da página ilustra o quão perto o signatário está do final do documento.

Comprovação do uso da rubrica eletrônica

Qualquer que seja a escolha por parte do remetente ao configurar a rubrica eletrônica no documento, a informação sobre o cumprimento do que foi exigido ficará registrada no log do documento, uma página anexa no documento assinado, contendo o histórico completo das assinaturas. É nesse log que está atestada a validade jurídica do que foi assinado.

Log do documento com histórico na plataforma Clicksign

Por que utilizar a rubrica eletrônica da Clicksign?

A nova funcionalidade beneficia quem envia e quem assina documentos em nossa plataforma. 

Precisa garantir que o conteúdo seja lido de acordo com o que planejou? A rubrica eletrônica é ideal para você. Por outro lado, quem assina o documento ganha tempo ao rubricar várias páginas de uma só vez.

Crie uma conta teste na Clicksign, sem custos, e experimente nossas funcionalidades. Depois, basta escolher o plano que mais se adequa à sua realidade! A experiência de assinar documentos com agilidade e segurança vai te surpreender.

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign