<strong>Gestão Financeira na prática: dicas para potencializar seus resultados</strong>

<strong>Gestão Financeira na prática: dicas para potencializar seus resultados</strong>

Fazer uma boa gestão financeira nem sempre é uma tarefa fácil. Ela envolve o planejamento, controle e monitoramento dos recursos financeiros, permitindo que sejam utilizados de forma eficiente e eficaz. 

Na vida pessoal, um bom controle de finanças pode ajudar a alcançar metas, como economizar para a aposentadoria, pagar dívidas e adquirir ativos importantes.

banner teste grátis

Apesar disso, seis em cada 10 brasileiros admitem que nunca ou quase nunca dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Quando olhamos pelo lado empresarial, a gestão financeira se torna ainda mais crucial. Afinal, as finanças são um fator crítico para o sucesso de um negócio.

Em um cenário no qual a inadimplência já alcançou 5,7 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras, segundo dados do Serasa Experian, investir em uma boa gestão financeira pode ajudar a minimizar riscos financeiros, maximizar lucros e investir em crescimento e inovação, além de implementar políticas de crédito sólidas nas empresas.

Gráfico mostrando a inadimplência no Brasil de dez/16 a dez/22.
Em dezembro de 2022, a inadimplência já alcançava mais de 5,7 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil | Fonte: Serasa Experian

É fundamental, portanto, que indivíduos e empresas cuidem de suas finanças para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo. Para isso, vale, primeiro, entender o que é gestão financeira.

O que é Gestão financeira e por onde começar?

Podemos definir gestão financeira como o processo de planejamento, organização, controle e monitoramento dos recursos financeiros de uma pessoa ou empresa.

Isso envolve a tomada de decisões estratégicas sobre despesas, investimentos e financiamentos, além de abranger também, no caso das empresas, a distribuição de lucros e controle dos fluxos de caixa.

O principal propósito da gestão financeira é preservar a saúde da operação, mantendo o equilíbrio entre os custos e os ganhos. É a partir dessa balança financeira que se torna possível a interpretação de dados, a fim de identificar tendências e riscos e traçar estratégias que façam sentido tanto em um âmbito pessoal quanto empresarial.

Neste artigo, exploraremos alguns dos principais tipos de gestão financeira utilizados atualmente, suas diferenças e como a gestão financeira pode ser aplicada de forma eficaz para potencializar resultados.

Tipos de gestão financeira

Existem diferentes tipos de gestão financeira, cada uma com foco em áreas específicas.

A gestão financeira pessoal, por exemplo, trata de um tipo de gestão voltado para o controle das finanças pessoais, com o objetivo de manter as contas em dia, economizar dinheiro, investir em oportunidades lucrativas e evitar dívidas.

Já a gestão financeira empresarial envolve o controle das finanças de negócios de diversos tamanhos, desde lean startups a empresas enterprise. Esse tipo de gestão traz um foco na maximização do lucro e na otimização dos recursos financeiros disponíveis. Ela inclui, também, atividades como planejamento financeiro, orçamento, gestão de caixa, gestão de estoque e análise de rentabilidade.

Na estrutura organizacional das empresas, há a gestão financeira de curto prazo, que foca na análise de fluxo de caixa imediato, enquanto a gestão financeira de longo prazo se concentra em estratégias de investimento e crescimento em um prazo de tempo maior. 

Aliada a isso, a gestão financeira estratégica se preocupa com a análise de tendências do mercado e a elaboração de planos de negócios para uma gestão ainda mais estratégica. Assim, é possível estabelecer metas financeiras claras e criar um planejamento para alcançá-las.

Por fim, também temos a gestão de risco financeiro, que envolve a identificação, avaliação e gerenciamento dos riscos financeiros de uma empresa ou organização, como risco de crédito, risco de mercado, risco cambial e risco operacional. Seu objetivo é minimizar os riscos financeiros e aumentar a segurança dos investimentos.

Como potencializar seus resultados financeiros?

O sucesso financeiro requer disciplina, planejamento e paciência. Confira algumas dicas para gerenciar suas finanças pessoais ou da sua empresa de forma eficiente e estratégica: 

01) Identificar suas metas financeiras

Ter clareza sobre onde você quer chegar e o que deseja alcançar é fundamental para tomar decisões mais acertadas. Defina objetivos financeiros acessíveis e crie um plano para realizá-los. 

02) Definir orçamento e estratégias para atingir suas metas

Identificou seus objetivos? É hora de fazer um planejamento realista e estabelecer prazos para cada meta. Não esqueça de começar a reduzir gastos desnecessários e economizar o máximo de dinheiro possível para alcançar seus objetivos mais rapidamente!

03) Aprender sobre investimentos

Leia livros, assista a vídeos, participe de cursos e converse com profissionais do mercado financeiro. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais fácil será tomar decisões financeiras acertadas e potencializar seus resultados. Lembre-se de sempre monitorar as tendências do mercado a fim de fazer escolhas inteligentes e maximizar seus ganhos. 

05) Gerenciar eventuais dívidas existentes e evitar a criação de novas

Conheça as suas dívidas e negocie-as! Faça um levantamento de todos os empréstimos, financiamentos, faturas e linhas de crédito. Liste suas taxas de juros, prazo de pagamento e valor total. Depois, é hora de negociar com seus credores por taxas de juros mais favoráveis. 

06) Utilizar a tecnologia como aliada 

Hoje, a tecnologia possibilita inúmeros recursos para tornar a gestão financeira muito mais eficiente, principalmente quando estamos falando de empresas. Ao utilizar uma API de integração de sistemas como a da Clicksign, por exemplo, você automatiza processos e agiliza etapas como aprovação de orçamentos, pagamentos e documentos financeiros. Isso permite que as decisões sejam tomadas com maior agilidade e aumenta a eficiência da empresa.

07) Monitorar e avaliar seu progresso e o sucesso de suas estratégias

É importante revisar seus objetivos financeiros periodicamente e ajustar seu plano de ação conforme necessário. Afinal, suas metas podem mudar com o tempo e, por isso, é fundamental se manter atualizado e flexível para se adaptar às mudanças. 

Otimizar sua gestão financeira só depende de você

Como vimos, para estabelecer uma gestão financeira eficaz e realista é necessário ter um controle financeiro adequado para atingir seus objetivos e metas. Além disso, ficar atento às tendências do mercado pode ajudar a trilhar o melhor caminho para a estabilidade financeira.

Lembre-se sempre: uma gestão financeira eficiente só depende de você. Mas que tal facilitar esse desafio contando com a tecnologia para te dar uma mãozinha? Inspire-se nas fintechs e busque soluções tecnológicas para resolver os gargalos da sua gestão financeira! 

Com a Clicksign, você envia, recebe e assina documentos de qualquer lugar, tornando tudo mais ágil, seguro e econômico. Saiba como a assinatura de documentos online pode revolucionar seus processos:

✓ Melhore a gestão de documentos online, mantendo um registro eletrônico de todos os documentos assinados e facilitando o controle de documentos financeiros importantes.

Agilize o processo de assinatura eletrônica de contratos e acelere seu fluxo de caixa, ajudando a evitar atrasos em pagamentos ou recebimentos.

Economize tempo e dinheiro eliminando a necessidade de imprimir e assinar manualmente documentos físicos.

https://youtu.be/zt9e1XShoTA

Não perca tempo e conheça a chave para acelerar o crescimento do seu negócio! Teste a plataforma da Clicksign gratuitamente e envie, hoje mesmo, até 30 documentos para assinatura com validade jurídica. Experimente em menos de um minuto, sem a necessidade de um cartão de crédito. 

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign