Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Marketing Escolar e Matrículas

marketing-escolar-e-matriculas-sem-texto
Educação / Negócios

Marketing Escolar e Matrículas

 Você já sabe como alcançar seus potenciais alunos na Internet?

Uma das estratégias mais importantes de uma escola é sua temporada de matrículas. Decerto, é um momento decisivo que vai ditar os principais fluxos de caixa da instituição; mas, no momento, arriscamos dizer que é ainda mais do que isso: não é novidade que em tempos de reclusão social (e com certeza, até depois da imunização completa), muitos processos escolares estão sendo convertidos para o âmbito virtual.

Assim, surge a questão: como abordar potenciais clientes pela internet?

Primeiramente, vale salientar que o mundo virtual é o principal meio de comunicação do seu público alvo. Tanto estudantes quanto os pais desses alunos estão, diariamente, conectados em redes sociais e sites que, por sua vez, são uma verdadeira rede de conectividade de algoritmos!

O que isso quer dizer?” — quer dizer que você pode se aproveitar desse sistema para se aproximar facilmente do seu cliente, com suas melhores abordagens e melhores qualidades para apresentar. É exatamente nisso que vamos te ajudar nesse post: como usar a internet a seu favor para conversão de matrículas na sua instituição. Vem com a gente!

A campanha de matrículas e a importância da persuasão profissional

Antes de se aprofundar nas estratégias de marketing mais relevantes para uma escola (particular, pública, fundamental ou até mesmo universitária), é necessário compreender com quem a sua instituição está conversando. O marketing sempre recobra a importância de traçar métricas que condizem com seus potenciais clientes — no caso, alunos. Pois bem, pergunte-se: “qual a idade dos alunos que quero, massivamente, converter em matrículas?” Onde eles moram? Qual o curso mais procurado, ou qual a série predominante desses estudantes?

As respostas dessas perguntas serão o desenvolvimento embrionário do marketing da sua escola. O resultado dessa análise vai levar a uma persona (ou várias), na qual seu time de marketing irá espelhar os potenciais clientes. A partir daí, sua instituição poderá formular tom de voz, conteúdo e anúncios assertivos, especificamente para esse perfil comportamental. Complexo? Te ajudamos a entender de uma forma prática!

A diferença entre marketing e publicidade

Muitas escolas adotam o modelo mais superficial e quase despretensioso da publicidade genérica. O marketing para as escolas é extremamente assertivo, pois tem uma intenção muito maior do que apenas divulgar a instituição: se a meta é mais matrículas, a estratégia será uma; se a meta é mapear possíveis clientes, a tática será outra e assim por diante. A seguir, vemos alguns exemplos práticos sobre tudo isso:

  • Defina seus valores e a ideologia da sua instituição

Quanto mais clara estiver a identidade da escola, mais fácil será passar a visão e diferencial do ecossistema escolar. Além disso, propagar uma identificação identitária entre potenciais clientes, torna-se muito mais fácil, já que podem pensar da mesma forma que a instituição.

  • Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais são o principal canal de comunicação para o público juvenil e adulto. A escolha de uma instituição de ensino é rigorosa, pois representa uma referência importante na vida do aluno.

Um dos primeiros ímpetos que todos temos é pesquisar sobre a escola nas redes sociais, justamente para tentar conhecer a rotina, estrutura e ideologia, de uma maneira transparente e familiar: querem se identificar e sentem vontade de participar das atividades quando as conhecem e se imaginam ali.

Portanto, faça sua escola ser vista e mostre presença nas redes, compartilhe o planejamento, dê comunicados, celebre as conquistas dos alunos e mostre tudo da sua escola que pode fazer os olhos de um estudante brilharem.

Além disso, para despertar um interesse ainda maior em potenciais alunos, disponibilize fotos e até vídeos da sua instituição, mas lembre: não faça nada inconsequentemente, sempre tenha uma finalidade por trás! Se a intenção é captação de alunos por uma temporada de matrículas, mostre cada área da escola e conte para o quê serve, conte a ideia do espaço e a importância dele para o desenvolvimento e ambientação dos alunos.

  • Promova eventos

Presenciais ou virtuais, eventos são essencialmente objetivos para uma campanha de matrículas. Eventos online podem se basear em Lives em alguma rede social, cujo palestrante preferencialmente vá ser um dos representantes da instituição — para desenvolver um conteúdo, um bate-papo ou um estudo, e sempre associar esse assunto com o que a escola tem a oferecer. Dessa forma, a chance de despertar interesse, deixar um legado por meio da autoridade da pauta e atrair potenciais estudantes, é muito grande.

A rede de conectividade dos algoritmos

Uma das coisas que eventos proporcionam, além da informação, ambientação e inclusão dos seus clientes, é o mapeamento dos perfis. “O que é isso?” — é simples: existe um perfil que, predominantemente, procura sua instituição. É aí que voltamos na história da persona, pois os eventos podem ajudar a mapear os potenciais clientes! Olha só:

Monitore a procura

Qual é o público que mais faz inscrição no evento? Para ter esse controle, prive de forma que você consiga fazer esse participante depender de um link de acesso. Assim, será possível descobrir a média da idade desses participantes, bem como o interesse deles no assunto tratado.

Como desenvolver uma persona a partir dessa pesquisa?

O time de marketing da sua escola vai moldar um personagem que tenha, predominantemente, as características desse público alvo. Esse personagem será sólida e milimetricamente construído: receberá um nome, uma cidade, um interesse, vontades, incômodos, etc.

O que vou fazer com isso?

O marketing escolar vai, por fim, se basear nesse molde para chegar exatamente onde e quando deve estar. Essa persona vai ajudar sua instituição a se conectar muito facilmente com potenciais alunos ou seus responsáveis, diminuindo a margem de desfalque do marketing genérico. Além disso, vai te ajudar a reconhecer o que seu público alvo precisa e espera de você, e sua escola perceberá que até mesmo os valores e cultura da instituição, vão se tornar ainda mais presentes: pois saberão exatamente qual direção seguir.

Por isso, defina o perfil comportamental, a segmentação desse perfil, faça uma coleta de dados minuciosa e abuse das estratégias do marketing!

  • Ofereça assinatura digital

Tornar-se acessível virtualmente, não se resume apenas nas redes sociais (por mais que seja extremamente importante). Uma assinatura digital permite a comodidade e conveniência que seus clientes já têm em suas compras de mercado, em seus bancos e até mesmo no trabalho. Como ficar para trás?

Em uma campanha de matrículas, é muito válido destacar que todo o processo burocrático pode ser feito digitalmente. Assim, até mesmo a instituição ganha a vantagem de fechar contratos muito mais rapidamente do que seria, caso fosse necessário esperar o deslocamento dos pais ou dos alunos até a secretaria da escola.

Diminua a margem de erros e desistências oferecendo a assinatura digital, que é naturalmente movida pela tecnologia mais moderna do mercado — e possui pontos de autenticação, tornando-a tão segura quanto uma assinatura física. Em menos de um minuto, uma matrícula é realizada à distância, sem filas, estresse ou dúvidas!

  • Use um sistema de gestão escolar

Planejar uma temporada de matrículas é sinônimo de organização. Portanto, por que ocupar o tempo do time da escola com a administração escolar, quando poderiam estar desenvolvendo suas funções com a atenção totalmente voltada para elas?

Um software de gestão escolar une uma série de funcionalidades com potencial extremamente completo e especializado para uma gestão autêntica. A gestão das finanças, fluxo de caixa, geração de boletos, suporte técnico e estreitamento da relação entre estudante/pais e escola: tudo isso a instituição consegue com um sistema automatizado e inteligente de gestão escolar!

  • Tenha um site

Um site, diferentemente das redes sociais, é bem mais objetivo e intuitivo. Essa deve ser sua chave de ouro, a porta de entrada dos seus alunos na sua instituição. Tenha em mente que a comunicação sempre será importante, portanto, use esse canal como um portal de informações sobre projetos pedagógicos e eventos, por exemplo. Além disso, disponibilize uma área do aluno com a frequência, histórico de presença nas aulas, atividades extracurriculares disponíveis, bem como a chamada para rematrículas.

Outra vantagem é que o sistema de gestão escolar, bem como a assinatura eletrônica, podem ser integrados nesse site! Sem saírem da página da instituição, é possível ter acesso às informações, suporte, bem como reemissão de boletos — e ainda por cima, assinar digitalmente.

Lembre da importância da identidade visual

Seu site precisa falar sobre sua instituição, favorecer o fortalecimento do nome da escola. Por isso, atente-se também às cores, às fontes e ao logo adotado para representar seus valores fielmente. Esse será o seu legado!

 Vamos começar juntos?

Começando agora, você tem os próximos 14 dias gratuitos por toda a plataforma de assinatura eletrônica da Clicksign. Ah! Dica: até mesmo a funcionalidade da integração estará disponível para uso gratuito! Não vai deixar para depois, não é? Vem saber mais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *