Contratação de serviços: como melhorar a experiência do cliente na sua empresa

Contratação de serviços: como melhorar a experiência do cliente na sua empresa

Em um mundo de negócios extremamente competitivo, estar atento a um atendimento diferenciado é essencial para manter o cliente fiel. Afinal, mais do que nunca, o que diferencia as empresas não é só o seu produto ou serviço, mas sim a experiência de contratação de serviços que proporcionam aos seus clientes.

Como prova disso, pesquisas mostram que empresas que investem em estratégias eficazes para reter seus clientes obtêm benefícios financeiros consideráveis, visto que mais de 50% dos clientes estão dispostos a pagar 2% a mais por um ótimo serviço.

banner teste grátis

O fato é que, ao contratar um serviço, é comum que o cliente esteja buscando uma solução para um problema ou necessidade específica. Porém, muitas vezes, a experiência pode ser frustrante, seja pela dificuldade em encontrar um prestador de serviços confiável, pela falta de velocidade na prestação do serviço ou até pela falha de comunicação entre empresa e consumidor. 

Neste texto, discutiremos algumas dicas e estratégias para melhorar a experiência de contratação de serviços da sua empresa, a fim de tornar esse processo mais tranquilo e satisfatório para todos os envolvidos.

Entenda quem é o seu cliente

Compreender quem é o seu cliente é fundamental para oferecer um serviço mais personalizado e satisfatório, aumentando a chance de fidelizá-lo e conquistar novos clientes. Isso envolve entender suas necessidades, desejos e expectativas, bem como características demográficas, comportamentais e psicológicas. 

É importante realizar uma pesquisa de mercado para coletar informações relevantes sobre o perfil dos clientes em potencial e, a partir disso, adaptar o processo de contratação de serviços para atender suas demandas específicas. 

Além disso, é preciso se colocar no lugar do cliente e pensar como ele gostaria de ser atendido, quais são as suas principais dúvidas e objeções e como é possível facilitar o processo de contratação de serviços para ele.

Mapeando pontos de contato

Ao  se debruçar sobre a experiência de contratação de serviços, é preciso entender quais são os momentos em que a empresa interage com o cliente antes, durante ou depois de fechar negócio. 

Os chamados pontos de contato são todo e qualquer lugar ou momento em que um consumidor se depara com sua marca: um formulário para solicitação de contato, um e-mail ou telefonema, uma versão self-service para compra, o fechamento de contrato, o suporte, entre outras possibilidades.

Seja online ou offline, cada um desses pontos é uma oportunidade de criar uma experiência positiva para o cliente e aumentar a satisfação com o serviço prestado. Saber quais são e onde estão seus pontos de contato é um dos princípios para entender o seu consumidor, mapeando a jornada que seu cliente faz até chegar a você. Lembre-se: 68% dos clientes deixam de fazer negócios com uma determinada empresa por sentirem que a marca não se importa com eles. Isso destaca a importância de criar uma cultura centrada no cliente e garantir que suas necessidades e expectativas sejam atendidas em todas as interações com a empresa.

Infográfico mostrando porque consumidores deixam de usar um serviço.
Gráfico da Visual Capitalist mostra que 68% dos consumidores deixam de fazer negócio quando acreditam que a marca não se importa com eles, em comparação com apenas 14% que desistem por insatisfação com o serviço.

É importante que a empresa esteja atenta a cada um desses pontos de contato e busque sempre oferecer um atendimento personalizado, ágil e eficiente, com informações claras e precisas, além de se mostrar disponível para esclarecer ou solucionar qualquer problema que possa surgir.

Elimine o “vai e volta” na contratação de serviços

Poucos fatos impedem tanto uma venda quanto o vai e vem de contratos. A hora de fechar o trato deve ser o ponto alto da negociação e, portanto, é necessário que a experiência de assinatura seja o mais eficiente e direta possível. 

Isso é dificultado quando pensamos, principalmente, em contratos assinados com papel e caneta: o transporte de documentos, as idas aos cartórios, as diversas vias a serem assinadas e impressas… tudo isso representa atritos na hora de fechar a contratação de serviços. 

Para solucionar esse problema, uma alternativa é investir em uma solução de assinatura eletrônica, que permite que documentos sejam assinados de forma rápida, com validade jurídica e sem a necessidade de deslocamentos ou contatos presenciais.

A plataforma de assinatura eletrônica da Clicksign, por exemplo, proporciona uma experiência de contratação mais ágil e eficiente para o cliente, eliminando o risco de extravio ou perda de documentos e reduzindo o tempo de espera para a conclusão do processo. Além disso, é possível gerenciar diversos documentos de uma só vez, todos salvos, com segurança, na nuvem.

Outra dica é a solução Clicksign Automação, que permite a utilização de um documento pré-montado, baseado em informações preenchidas pelo próprio cliente através de um formulário online. Essa facilidade permite que o momento chave de fechar o contrato seja melhor aproveitado, diferenciando a empresa no mercado e gerando satisfação na experiência do cliente. 

Conheça um pouco mais sobre como a Clicksign Automação pode fazer parte dos seus processos corporativos:

https://www.youtube.com/watch?v=6-K4IqyVqwU

Como personalizar a experiência do cliente?

Investir em experiências personalizadas é uma das melhores maneiras de aprimorar a experiência de contratação de serviços. Afinal, cada cliente é único, com necessidades e expectativas diferentes, e espera um atendimento que atenda às suas demandas específicas. 

A personalização das interações é o novo padrão: 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam experiências personalizadas, segundo pesquisa da McKinsey.

Para ajudar na confecção de uma experiência personalizada, a coleta de dados e informações pode ser feita, desde que siga os princípios de Segurança da Informação e as regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

A equipe de suporte e contato com o cliente também desempenha um papel fundamental na obtenção de informações valiosas para personalizar as experiências e melhorar a contratação de serviços. Ao interagir com os clientes, os membros da equipe podem coletar feedbacks sobre as necessidades e expectativas do cliente, bem como identificar pontos fortes e fracos dos serviços prestados. 

Com base nessas informações, é possível realizar ajustes para aperfeiçoar o atendimento e o desempenho da equipe, além de personalizar a experiência do cliente de acordo com suas necessidades e preferências. 

Facilite o uso do seu serviço ou produto 

Manter uma interface que não apenas ajude, mas, sobretudo, guie o seu cliente na jornada de compra é o que fará a diferença na hora de melhorar a experiência dele com sua empresa. 

Seja em um site, aplicativo ou até um panfleto, o cuidado com o layout e os textos é essencial para atrair e reter clientes, além de aumentar a eficiência do processo de contratação de serviços.

Pesquisa mostrando o impacto da experiência do usuário.
Pesquisa da UXmatters mostra que 65% dos profissionais entrevistados consideram que o estudo da experiência do usuário tem um impacto positivo em toda a experiência do cliente com o produto.

É fundamental que a apresentação do seu produto ou negócio facilite a compreensão das informações pelo cliente, construindo uma imagem positiva da marca e transmitindo confiança e credibilidade ao cliente.

Outra forma de facilitar o processo de contratação de serviços é com a utilização de API de integração de sistemas para criar experiências mais fluidas. Com a integração de sistemas, é possível oferecer uma experiência de compra mais suave e consistente para o cliente, independentemente do canal de vendas utilizado.

Além da melhoria na experiência do usuário, as vantagens do uso de APIs em empresas também incluem a possibilidade de implementação de maior número de funcionalidades, aumento de produtividade, proteção de dados e flexibilidade na integração de plataformas.

Com uma API de assinatura eletrônica, por exemplo, é possível eliminar os pontos de atrito e aumentar a conversão das transações, facilitando o processo de fechamento de contratos. Isso tudo é possível através da solução Clicksign Integração:

https://www.youtube.com/watch?v=LVUxthdJ7e8

Agora é hora de colocar a mão na massa e mapear como a sua empresa pode melhorar a experiência de contratação de serviços! 

Que tal começar reformulando o jeito que você assina e gere seus contratos? Clique aqui para falar com um especialista e entender como a Clicksign pode ajudar a sua empresa a oferecer uma experiência única na contratação de serviços!

Gostou? Compartilhe!

Pronto para começar?

Experimente grátis por 14 dias e veja como a Clicksign pode mudar o jeito como você faz negócios!

Tela do App Clicksign