Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

O que é Digital Twin? Entenda como aplicá-lo em seu negócio!

digital-twin
Tecnologia e Negócios

O que é Digital Twin? Entenda como aplicá-lo em seu negócio!

Descubra o que é a Tecnologia Digital Twin e aprenda como utilizá-la em sua empresa!

O Digital Twin é uma tecnologia que promete inovar o processo de desenvolvimento de novos produtos.
Entenda o seu funcionamento na prática!

A tecnologia Digital Twin funciona como um “gêmeo digital” de um produto físico. Em outras palavras, é uma versão virtual de um produto que existe no mundo real.

Com o avanço da Transformação Digital nas empresas, o Digital Twin vem como uma nova forma de tornar o processo de desenvolvimento e aprimoramento de produtos mais assertivo e mais ágil.

Ficou curioso e quer entender como essa tecnologia funciona? Então, este artigo é para você! Nele, você entenderá tudo o que está por trás do Digital Twin, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é a Tecnologia Digital Twin?
  • Quais tecnologias auxiliam o Digital Twin?
  • Como funciona um Digital Twin?
  • 3 principais benefícios do uso do Digital Twin

Vamos à leitura?

O que é a Tecnologia Digital Twin?

O Digital Twin é uma tecnologia responsável por criar uma versão digital de um produto físico. Dessa forma, é possível testar a sua usabilidade e desempenho em um ambiente virtual. Para isso, essa tecnologia faz uso do machine learning, inteligência artificial e Big Data.

Por meio do Digital Twin, o público-alvo do produto físico pode testá-lo, mesmo antes dele ser lançado no mercado. Isso permite que os engenheiros e projetistas consigam identificar quais os pontos de melhorias que o artefato apresenta sem os custos de lançar um MVP.

Quais tecnologias auxiliam o Digital Twin?

A tecnologia Digital Twin está em seu início e conta com o apoio de algumas outras tecnologias que são velhas conhecidas do mercado. Dentre elas, temos: machine learning, inteligência artificial e Big Data.

Abaixo, detalharemos o funcionamento de cada uma delas e mostraremos como elas se relacionam com o Digital Twin. Vamos lá?

Machine Learning

Machine Learning, ou aprendizado de máquina em português, é a tecnologia capaz de modificar o seu próprio funcionamento com base na análise dos dados gerados e na identificação de padrões, com o mínimo de interferência humana.

No Digital Twin, o aprendizado de máquina é utilizado para fazer previsões de alguns indicadores do produto finalizado. Dessa forma, o processo de tomada de decisão pode ser executado em tempo real pelos engenheiros e desenvolvedores.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um segmento da computer science que busca reproduzir a capacidade de raciocínio humano em máquinas. Isso permite que os computadores consigam “pensar” e tomar decisões baseadas em dados.

Juntamente ao machine learning, a inteligência artificial é utilizada no Digital Twin para encontrar irregularidades no funcionamento do produto e buscar meios de corrigir esses problemas, de forma autônoma. Esse processo permite que um plano de ação assertivo seja criado.

Big Data

O Big Data é o conjunto de dados gerados digitalmente e em grande volume e velocidade. Dessa forma, não é possível gerenciá-los por meio de um software tradicional de processamento de dados. Contudo, o Big Data é de suma importância para a resolução de problemas, nas empresas.

O Digital Twins faz uso do Big Data para coletar dados que permitirão replicar, com assertividade, a operação de um produto físico em um ambiente virtual.

Como funciona um Digital Twin?

O funcionamento do Digital Twin ocorre em 3 macro etapas. A primeira é a coleta de dados de desempenho do produto físico. A segunda etapa é referente ao desenvolvimento do seu modelo 3D virtual. A terceira e última etapa é a coleta de insights e a implementação de melhorias no Digital Twin.

Para facilitar a compreensão, observe o exemplo abaixo:

Uma empresa de construção civil possui uma máquina X que é intensamente utilizada ao longo de um processo Y. É do interesse da empresa desenvolver uma nova versão desse produto que seja mais resistente e exija menos manutenção.

Para isso, o primeiro passo é coletar todos os dados que são gerados com o funcionamento da máquina X. Eles serão armazenados em nuvens e, a partir deles, serão criados alguns cenários estatísticos.

A partir dos dados coletados em campo e dos cenários estatísticos desenhados, é possível desenvolver um modelo 3D da máquina X e testar o seu desempenho em um ambiente virtual e em tempo real.

Esses testes possibilitam identificar algumas oportunidades de melhorias no produto e testá-las. Dessa forma, é possível incrementar o desempenho da máquina X, com o auxílio da realidade aumentada, realidade virtual e modelagem 3D.

3 principais benefícios do uso do Digital Twin

A tecnologia Digital Twin tem se mostrado bastante promissora, por proporcionar diversos benefícios para as empresas. Como vimos até o momento, é possível fazer testes em um produto físico, por meio de sua versão 3D, em um ambiente virtual.

Contudo, os benefícios não se restringem a esse fato. Abaixo, listamos as 3 principais vantagens que o Digital Twin pode trazer para os negócios. Confira!

1.Processos otimizados

Por fazer uso da inteligência artificial e do machine learning, o Digital Twin consegue trazer insights de melhorias na medida em que os dados são coletados. Isso permite que essa tecnologia se desenvolva de forma autônoma e facilite o processo de tomada de decisão.

2.Maior capacidade de prever cenários

Com base nos dados coletados e com os cenários estatísticos desenhados, é possível aumentar a previsibilidade dos acontecimentos que podem gerar algum tipo de impacto no produto físico com o passar do tempo.

3.Redução de custos desnecessários

Como o Digital Twin permite saber o custo de implementação e o retorno que as melhorias aplicadas no produto podem gerar antes da sua produção no mundo real, é possível evitar o gasto com um novo produto que não proporcionará o retorno financeiro desejado.

Conclusão

A tecnologia Digital Twin ganhará bastante força com a Transformação Digital nas empresas. Com ela, será possível criar produtos de maior qualidade e em tempo cada vez menores.

Além disso, no futuro, é esperado que as empresas deixem de criar produtos padrões e passem a criar produtos personalizados, com base nas necessidades de cada cliente.

Percebe a importância da tecnologia no desenvolvimento das organizações? Se você se interessou por este tema, não deixe de conferir os demais conteúdos do Blog da Clicksign.

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.