O que é Digital Twin? Entenda como aplicá-lo em seu negócio!

O que é Digital Twin? Entenda como aplicá-lo em seu negócio!
Descubra o que é a Tecnologia Digital Twin e aprenda como utilizá-la em sua empresa!
O Digital Twin é uma tecnologia que promete inovar o processo de desenvolvimento de novos produtos.
Entenda o seu funcionamento na prática!
A tecnologia Digital Twin funciona como um “gêmeo digital” de um produto físico. Em outras palavras, é uma versão virtual de um produto que existe no mundo real.

Com o avanço da Transformação Digital nas empresas, o Digital Twin vem como uma nova forma de tornar o processo de desenvolvimento e aprimoramento de produtos mais assertivo e mais ágil.
Ficou curioso e quer entender como essa tecnologia funciona? Então, este artigo é para você! Nele, você entenderá tudo o que está por trás do Digital Twin, por meio dos seguintes tópicos:
- O que é a Tecnologia Digital Twin?
- Quais tecnologias auxiliam o Digital Twin?
- Como funciona um Digital Twin?
- 3 principais benefícios do uso do Digital Twin
Vamos à leitura?
O que é a Tecnologia Digital Twin?
O Digital Twin é uma tecnologia responsável por criar uma versão digital de um produto físico. Dessa forma, é possível testar a sua usabilidade e desempenho em um ambiente virtual. Para isso, essa tecnologia faz uso do machine learning, inteligência artificial e Big Data.
Por meio do Digital Twin, o público-alvo do produto físico pode testá-lo, mesmo antes dele ser lançado no mercado. Isso permite que os engenheiros e projetistas consigam identificar quais os pontos de melhorias que o artefato apresenta sem os custos de lançar um MVP.
Quais tecnologias auxiliam o Digital Twin?
A tecnologia Digital Twin está em seu início e conta com o apoio de algumas outras tecnologias que são velhas conhecidas do mercado. Dentre elas, temos: machine learning, inteligência artificial e Big Data.
Abaixo, detalharemos o funcionamento de cada uma delas e mostraremos como elas se relacionam com o Digital Twin. Vamos lá?
Machine Learning
Machine Learning, ou aprendizado de máquina em português, é a tecnologia capaz de modificar o seu próprio funcionamento com base na análise dos dados gerados e na identificação de padrões, com o mínimo de interferência humana.
No Digital Twin, o aprendizado de máquina é utilizado para fazer previsões de alguns indicadores do produto finalizado. Dessa forma, o processo de tomada de decisão pode ser executado em tempo real pelos engenheiros e desenvolvedores.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é um segmento da computer science que busca reproduzir a capacidade de raciocínio humano em máquinas. Isso permite que os computadores consigam “pensar” e tomar decisões baseadas em dados.
Juntamente ao machine learning, a inteligência artificial é utilizada no Digital Twin para encontrar irregularidades no funcionamento do produto e buscar meios de corrigir esses problemas, de forma autônoma. Esse processo permite que um plano de ação assertivo seja criado.
Big Data
O Big Data é o conjunto de dados gerados digitalmente e em grande volume e velocidade. Dessa forma, não é possível gerenciá-los por meio de um software tradicional de processamento de dados. Contudo, o Big Data é de suma importância para a resolução de problemas, nas empresas.
O Digital Twins faz uso do Big Data para coletar dados que permitirão replicar, com assertividade, a operação de um produto físico em um ambiente virtual.
Como funciona um Digital Twin?
O funcionamento do Digital Twin ocorre em 3 macro etapas. A primeira é a coleta de dados de desempenho do produto físico. A segunda etapa é referente ao desenvolvimento do seu modelo 3D virtual. A terceira e última etapa é a coleta de insights e a implementação de melhorias no Digital Twin.
Para facilitar a compreensão, observe o exemplo abaixo:
Uma empresa de construção civil possui uma máquina X que é intensamente utilizada ao longo de um processo Y. É do interesse da empresa desenvolver uma nova versão desse produto que seja mais resistente e exija menos manutenção.
Para isso, o primeiro passo é coletar todos os dados que são gerados com o funcionamento da máquina X. Eles serão armazenados em nuvens e, a partir deles, serão criados alguns cenários estatísticos.
A partir dos dados coletados em campo e dos cenários estatísticos desenhados, é possível desenvolver um modelo 3D da máquina X e testar o seu desempenho em um ambiente virtual e em tempo real.
Esses testes possibilitam identificar algumas oportunidades de melhorias no produto e testá-las. Dessa forma, é possível incrementar o desempenho da máquina X, com o auxílio da realidade aumentada, realidade virtual e modelagem 3D.
3 principais benefícios do uso do Digital Twin
A tecnologia Digital Twin tem se mostrado bastante promissora, por proporcionar diversos benefícios para as empresas. Como vimos até o momento, é possível fazer testes em um produto físico, por meio de sua versão 3D, em um ambiente virtual.
Contudo, os benefícios não se restringem a esse fato. Abaixo, listamos as 3 principais vantagens que o Digital Twin pode trazer para os negócios. Confira!
1.Processos otimizados
Por fazer uso da inteligência artificial e do machine learning, o Digital Twin consegue trazer insights de melhorias na medida em que os dados são coletados. Isso permite que essa tecnologia se desenvolva de forma autônoma e facilite o processo de tomada de decisão.
2.Maior capacidade de prever cenários
Com base nos dados coletados e com os cenários estatísticos desenhados, é possível aumentar a previsibilidade dos acontecimentos que podem gerar algum tipo de impacto no produto físico com o passar do tempo.
3.Redução de custos desnecessários
Como o Digital Twin permite saber o custo de implementação e o retorno que as melhorias aplicadas no produto podem gerar antes da sua produção no mundo real, é possível evitar o gasto com um novo produto que não proporcionará o retorno financeiro desejado.
Conclusão
A tecnologia Digital Twin ganhará bastante força com a Transformação Digital nas empresas. Com ela, será possível criar produtos de maior qualidade e em tempo cada vez menores.
Além disso, no futuro, é esperado que as empresas deixem de criar produtos padrões e passem a criar produtos personalizados, com base nas necessidades de cada cliente.
Percebe a importância da tecnologia no desenvolvimento das organizações? Se você se interessou por este tema, não deixe de conferir os demais conteúdos do Blog da Clicksign.