Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

5 técnicas de recrutamento e seleção na era do RH Digital

Imagem de três pessoas conversando em ambiente empresarial
Tecnologia e Negócios
Segmento:

5 técnicas de recrutamento e seleção na era do RH Digital

O RH digital para recrutamento de talentos em todas as áreas já uma realidade em pequenas, médias e grandes empresas. Essa é uma das consequências – muito positiva, diga-se de passagem – do avanço das práticas do RH Digital, pois agiliza inúmeros processos e reconfigura o trabalho do capital humano responsável por esse setor.

Quer saber mais sobre esse assunto? A Clicksign preparou um conteúdo completo sobre o tema para te explicar como funciona esse estilo de seleção digital, quais seus benefícios e algumas técnicas que pode aplicar a seu empreendimento. Não deixe de conferir também nosso post sobre Design Thinking e a inovação nas soluções de problemas empresariais!

Afinal, o que é recrutamento digital?

O recrutamento digital nada mais é que a prática de utilizar aparatos tecnológicos para conseguir novos colaboradores para alguma vaga que está aberta na empresa. Essas ferramentas podem ser usadas para divulgar o cargo, alcançar um maior público, selecionar possíveis candidatos e avaliá-los, e até mesmo fechar a contratação dessas pessoas.

Não existe apenas um recurso digital que abarque todas essas funções, mas dá para utilizá-los em conjunto para alcançar o resultado desejado. Assim, fica muito mais simples e descomplicado realizar esse processo que poderia desgastar toda sua equipe de gerenciamento de colaboradores.

Quais os benefícios de aderir a essas práticas na sua empresa?

Existem muitas vantagens significativas para negócios que aderem a opção de realizar seu recrutamento online. Não é a toa que esse método é utilizado até mesmo por grandes corporações que são referência para tantos gestores. Ficou curioso sobre quais são esses benefícios? Listamos os principais deles!

  • maior eficiência no setor de Recursos Humanos: algumas das ferramentas que o RH Digital utiliza para o recrutamento acaba cobrindo demandas que seriam feitas manualmente pelo setor, causando um aumento na velocidade de execução da atividade;
  • modernização dos processos e redução de gargalos: uma empresa que visa crescer e se destacar no mercado precisa manter-se atualizada em todas as áreas possíveis, o que ajuda a encontrar solução para problemas que travam o trabalho de alguns funcionários;
  • redução de custos para contratação: custa muito para a empresa ter que deixar um ou mais funcionários demandarem muitas horas para descoberta de talentos, seleção de currículos e outras demandas que são otimizadas pela tecnologia. As novas ferramentas reduzem esses gastos por substituir o capital humano em tarefas demoradas e maçantes;
  • aumento das chances de encontrar profissionais capacitados: os meios digitais de seleção de funcionários permite que mais pessoas tomem conhecimento da vaga, aumentando as chances de encontrar alguém qualificado para o setor que possui vaga aberta. Além disso, com as formas de trabalho remoto também dá para contar com talentos de outras localidades, o que antes não era possível;
  • facilidade para criar um banco de currículos: eliminando os currículos impressos, fica mais simples de organizar todas as candidaturas e armazenar perfis interessados em fazer parte da empresa. Poupa tempo da equipe de RH e espaço que seria destinado a pilhas de papel que acabariam apenas atrapalhando;
  • poder conhecer melhor os candidatos: existem alguns testes de personalidade que podem ser realizados pela internet e que dão ao recrutador uma noção melhor sobre o tipo de perfil do candidato, identificando traços que talvez nem a pessoa ainda observou em si mesmo.

Veja também nosso post completo sobre RH digital e seus benefícios para os negócios!

Como funciona essa prática de RH digital?

Na teoria, essa técnica funciona de maneira muito simples: a equipe de back office ao identificar a necessidade de preencher uma nova vaga na empresa, inclui esse anúncio na plataforma e aguarda as inscrições. No entanto, quando partimos para a prática vemos que existem muitos outros detalhes envolvidos no processo.

Saber utilizar cada ferramenta, entender como selecionar os candidatos nesse sistema e quais novos aspectos observar uma vez que não estará mais frente a frente com quem deseja entrar para o time. Mesmo assim, te prometemos que aderir a esse método de trabalho para recrutamento e seleção não é um bicho de sete cabeças. Existem algumas estratégias que facilitam a adaptação a essa nova possibilidade para o RH!

Conheça as estratégias para iniciar no mundo do recrutamento digital

Capacitação dos funcionários do setor de RH é a primeira preocupação de uma empresa. Eles serão quem vão criar os parâmetros que aprovarão ou não um candidato para fazer parte da equipe, portanto é importante que eles estejam familiarizados com as ferramentas.

A segunda estratégia é priorizar sites e plataformas de recrutamento digital que sejam mobile-friendly, ou seja, que consigam ser utilizadas com facilidade a partir de celulares. Esse detalhe parece dispensável mas, quando paramos para pensar sobre a porcentagem de pessoas que buscam vagas por esses dispositivos móveis, vemos que é necessário esse cuidado para não excluir uma parte dos candidatos que poderiam ser de grande interesse para a empresa.

A checagem em redes sociais também é uma ótima forma de conhecer mais o candidato, já que o contato com ele nesse momento não será tão grande quanto seria em uma seleção tradicional. Existem até mesmo plataformas destinadas exclusivamente para isso, como o Linkedin.

A quarta estratégia é criar mais filtros para esse processo, como a realização de algum teste que comprove a aptidão necessária para o desempenho da atividade para qual será destinado. Não é que não possa desenvolver esse talento dentro de seu negócio e o capacitar para atuar ainda melhor no cargo, mas é importante saber se o candidato tem a mínima aptidão para o serviço que enviou seu currículo.

5 técnicas de recrutamento e seleção digital para seu negócio

Agora que já falamos sobre o que é, como funciona e quais as estratégias para implantar a opção de recrutamento digital em sua empresa, nada melhor do que te contarmos as técnicas e ferramentas que podem ser usada nesse processo. Conheça quais são elas!

1. Plataforma de triagem de currículos

A principal maneira de utilizar ferramentas tecnológicas para realizar o recrutamento de novos funcionários é inscrever a vaga em uma plataforma de triagem de currículos. Nelas é possível colocar as exigências para a vaga, descrever as funções, as habilidades esperadas e muito mais. Assim, todos os participantes dessa comunidade poderão encontrar essa chance, aumentando as chances de encontrar um candidato que incorpore a equipe.

O melhor de tudo é que o RH não precisará ficar filtrando quais as pessoas que não têm perfil para a vaga e quais cumprem os requisitos exigidos. As plataformas mais atuais já não liberam a opção para inscrição para currículos que não possuam os requisitos impostos pela empresa.

2. Ferramentas de inteligência artificial

Essa técnica é utilizada por grandes corporações e apresenta ótimos resultados para a seleção digital de candidatos. Existem inteligências artificiais como chatbots, que podem ser utilizadas para entrevistas iniciais ou para aplicar perguntas de formulários que normalmente seriam atividades de algum colaborador da empresa.

Obviamente essa opção não substitui o capital humano envolvido no processo, mas agiliza o recolhimento de informações básicas que tomaria um bom tempo de sua equipe de recursos humanos.

3. Aparatos de análise comportamental

Citamos os testes de personalidade e comportamento anteriormente, e eles são uma das principais técnicas para que o back office digital possa avaliar as pessoas que tentam preencher uma vaga. Existem sites e aplicativos que realizam essa tarefa, eliminando a necessidade de que um profissional faça as mesmas perguntas.

Assim, essa técnica poupa tempo do setor de RH que apenas fica responsável pela avaliação dos resultados e deixa essa equipe disponível para realizar outras atividades prioritárias.

4. Realização de provas online

Trabalho remoto é uma realidade que só aumenta a cada dia. Essa possibilidade ajuda uma empresa que busca um time mais diversificado, uma redução de gastos com espaço físico e a modernização de processos. Para que isso seja efetivo, contar com aparatos de provas online é a melhor forma de oferecer uma chance para pessoas de diferentes regiões.

Esse teste também ajuda a filtrar pessoas que possuem as habilidades básicas necessárias para o cargo. Ou, caso seja uma prova realizada em grupo durante uma dinâmica por vídeo chamada, possibilita avaliar o desempenho desses candidatos perante o público.

5. Uso de automações

No contexto de back office digital, há uma variedade de automações que podem ser utilizadas. Por exemplo, existem as que cumprem apenas funções de RH como gerenciamento de ponto, manutenção de benefícios, entre outras atividades. Outras, otimizam a assinatura de documentos e contratos no ambiente virtual, garantindo a seguranças das informações e a validade legal da certificação.

Optar por essas automatizações irá poupar tempo e esforço tanto da equipe diretamente responsável por cuidar do preenchimento de novas vagas, quanto do restante dos colaboradores que também podem ser beneficiados por essa modernização. E não podemos esquecer, é claro, dos candidatos que poderão ter sua contratação feita sem precisar sair de casa para isso.

Esperamos que seja mais simples começar a atualizar os processos de recrutamento depois de descobrir todas essas informações sobre RH digital. Conte com o blog da Clicksign para sempre ter as melhores dicas empresariais. Veja também nosso post sobre a Indústria 5.0 e descubra mais sobre o avanço da tecnologia para outros setores!

Avalie esse conteúdo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.