Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

API para assinatura eletrônica, facilitando ainda mais os processos em sua empresa

1-15
Assinatura eletrônica / Negócios / Tecnologia

API para assinatura eletrônica, facilitando ainda mais os processos em sua empresa

No cenário empresarial que o mundo está atualmente, existem diversas demandas exigidas: administrar a rotina acadêmica, prever e interpretar gastos, bem como reservar ferramentas práticas para melhor experiência do consumidor.

Uma API, em seu sentido traduzido, nada mais é do que uma Interface de programação de aplicativos. Nesse contexto, a aplicação dessa tecnologia compete não apenas com todos os três exemplos citados acima, e sim com outras vantagens que também serão pontuadas a seguir.

Embora seja uma função que passa praticamente despercebida para usuários on-line, API está muito presente não apenas em plataformas corporativas, mas principalmente em redes sociais. Aplicativos como “Facebook”, “Instagram” e “Twitter” utilizam API para permitir que outros sites e redes vejam apenas os dados específicos para que seja possível fazer login ou criar novas contas.

Diante disso, pode-se perceber uma das maiores características dessa tecnologia: a praticidade. Com a ferramenta, usuários não terão de lidar com inúmeras senhas, inúmeros logins e dados distintos: forma-se uma rede unificada e pessoal. Este fato também explica na prática qual a funcionalidade de uma API: resumidamente, permite que haja integração entre duas plataformas (compatíveis ou não), facilitando o acesso a dados autorizados e intuindo à rapidez, conforto e comunicabilidade.

Agilidade e transparência

Na era digital, são poucos os fatores manuais que de fato conseguem suprir uma demanda exponencial. Quando trata-se de empresas, consumidores e competitividade no mercado, torna-se praticamente imprescindível que haja uma viabilidade realmente compatível com o alto grau de exigência.

Dessa forma, as APIs proporcionam um ambiente moderno ao estabelecer uma única conexão em aplicativos, softwares e sites distintos uns dos outros. Essa ligação de fato integra informações e dados, evitando a necessidade de vários outros sites e etapas para coleta (fator também vantajoso para poupar tempo).

Nesse sentido, o banco de dados cedido pela tecnologia em questão também relaciona-se diretamente com uma comunicação transparente e imediata. Ao funcionar conjuntamente com uma plataforma corporativa, existe uma agilidade que trabalhos manuais não conseguiriam atingir.

Além disso, vale salientar a segurança dos dados cadastrais! Por mais que exista uma relutância sobre o fornecimento das informações, a aplicação só faz com que esse quesito seja mais controlado: utilizando APIs, há a seleção muito específica de apenas documentos autorizados  para serem disponibilizados na integração.

Outro fator é a possibilidade de identificação de usuários (cadastrados ou não) que solicitarem acesso ao sistema. Assim como sua localização exata, o que torna a empresa complacente às suas normas de segurança e às disciplinas conjuntas previstas na compliance (contra a corrupção e adulteração).

Outras características da API

Sua implementação sem sempre é fácil e rápida, assim como a manutenção da plataforma. Mas, uma vez integrada a uma empresa, a ferramenta garante atualizações automáticas para suas diversas áreas de uso, validando dados, documentações e assinaturas por um maior prazo. Suas configurações são simples, adequando-se à rotina corporativa e otimizando desde a robustez à modernidade segura que compete no mercado.

Além disso, a inteligência artificial permite automatizar formulários, adiantar preenchimentos cadastrais e processos internos. Potencializa, também, a otimização de empresas ao cortar gastos com documentação física, ainda que toda a documentação tenha sua mesma validação jurídica.

Logo em seguida pontua-se outro resultado econômico: não há necessidade real de mão-de-obra responsável por certificação digital. Tampouco uma equipe que monitore diversas plataformas (quando há possibilidade de trabalhar com apenas uma).

Diante disso, qualquer procedimento burocrático e administrativo torna-se um respaldo no mundo corporativo, apto para impulsionar sistemas mercadológicos e converter em maiores lucros.

Assinatura eletrônica e a tecnologia API

Ao contrário da assinatura digital, a assinatura eletrônica não requer o e-CPF. Por conta disso, é uma das medidas mais eficientes para fechar negócios, aprovar, assinar e enviar documentos eletrônicos com segurança e amparo judicial.

Para além desses fatos, também vale ressaltar sobre a flexibilidade da ferramenta: é possível resolver trâmites de grandes proporções a qualquer momento e de qualquer lugar.

Conjuntamente com as APIs, a assinatura eletrônica dobra em eficiência por conta de toda a sua automatização e recursos práticos. Adiantar processos contratuais com a solicitação de assinaturas, documentos e a uniformidade de e-mails são pontos notáveis da tecnologia.

Dessa forma, é notável que a API é uma programação que possibilita a comunicação de dois sistemas. Compartilhando ferramentas, dados, protocolos e ações, forma uma ligação estável, segura e eficiente para funcionalidade.

O mundo corporativo associado à tecnologia e suas facilitações resulta em tempo hábil, lucratividade, economia e até mesmo reduz a demanda de material físico (contribuindo automaticamente para o meio ambiente).

Um exemplo claro de APIs no mundo corporativo, é o próprio Mercado Livre. Ao implantar a tecnologia em seu aplicativo/site, tornou-se possível fazer exatamente todas as ações conhecidas hoje. Logo, varejistas ganharam espaço para anunciar e administrar vendas, controlar estoque e pagamentos (tudo via API).

API no mundo

Depois de todos esses fatos, agora pontua-se que em praticamente todos os softwares podem ou já atuam com a API. Sites, plataformas e aplicativos só funcionam com a comunicação entre as interfaces programadas para melhorar a eficiência e desempenho tecnológico!

Atualmente, também só é possível realizar compras e fazer reservas em hotéis, por exemplo, por meio de APIs. Cálculo de frete, compartilhamento de localização e uma série de outras funções em companhias virtuais, são de responsabilidade da tecnologia em questão.

É de se esperar que na era digital (onde 74% da população está conectada à internet), o mercado esteja apto para acompanhar a evolução exponencial. Setores financeiros, governamentais e educativos, já adotam as mais variadas funções que só são possíveis com as APIs.

Nesse sentido, é uma tendência natural que as ferramentas e funções só sejam ainda mais elaboradas. Os recursos da Clicksign são igualmente assertivos, seguros e práticos para compor uma lacuna de sistemas. Acredita que a sociedade está caminhando para uma Era Tecnológica, e compromete-se a fazer parte dessa transição auxiliando as demais áreas com profissionalismo.

Com transparência e segurança, a assinatura eletrônica conjuntamente com o sistema tem potencial para alavancar o comércio do país e expandir o alcance da monetização.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *