Estamos contratando, veja nossas vagas.

Blog

Aprenda a aumentar a taxa de renovação de contratos de seus clientes

Aprenda-a-aumentar-a-taxa-de-renova-o-de-contratos-de-seus-clientes-sem-t-ADtulo
Assinatura eletrônica / Negócios / Tecnologia

Aprenda a aumentar a taxa de renovação de contratos de seus clientes

Para além de documentos digitais, contratos são parte do perfil que sua empresa carrega. Garantir que estejam sempre renovados/atualizados é priorizar uma gestão que diz respeito não apenas à boa funcionalidade, mas também com a sua própria marca.

Quando estamos falando de renovação de contratos, são vários os fatores pautados – eficiência do serviço, qualidade e conforto podem ser os principais! Por esse motivo, garantir que haja de fato uma preferência do cliente, é imprescindível para o desenvolvimento do universo mercadológico.

Dentre os benefícios da gestão de contratos, existe a parceria duradoura e uma extensa rede de contatos possíveis, competitividade no mercado e, como consequência natural, uma melhor logística operacional no ambiente corporativo.

A seguir, a Clicksign pontua sobre como a boa relação com seu público-alvo para favorecer a renovação de contratos, fornecer táticas para liquidar competitividade no mercado e ainda destaca a importância da fidelidade como alavanca para seu negócio.

Falemos sobre a importância da renovação de contratos

Você já parou para analisar qual a real importância que a renovação contratual tem para sua empresa? De como o controle acerca dessa necessidade, a administração de cada um de seus contratos e o impacto que isso gera ao seu negócio? O controle de informações, prioridades, prazos e dados é estratégia clara que inibe possíveis prejuízos e oferece um panorama dos recursos mais adequados a premissa de traçar os interesses predominantes de clientes.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nisso?

Estratégias de renovação de contratos

Antes de tudo é necessário que você tenha em mente que existem vários tipos de contratos com características diversas, então, como cada cliente também tem suas individualizações, é mister que seja observada a intenção de cada um, a duração da estratégia a ser implantada e quais o níveis de conhecimento serão exigidos. Tudo isso auxilia na produção do contrato ideal.

Que todos os contratos possuem datas de início e final você já sabe, mas o que nos interessa agora não é mais a adesão inicial e sim a manutenção do cliente. Pode sim ser uma nova adesão, mas a parte mais burocrática que é a prospecção de clientes em um mercado diversificado já foi vencida. Fazer com que ele escolha não entrar no mar de possibilidades novamente é sua missão: fidelize-o.

Mas como? Temos dicas interessantes voltadas ao business inteligence da sua empresa:

1. Adote pagamentos mensais até mesmo em contratos de longa duração

Uma das principais formas de aumentar renovação de contratos é a adoção aos pagamentos mensais. A ação sugere uma fidelidade quando há contratos anuais (por exemplo), e há maiores chances de acompanhar as impressões do consumidor – afinal, a experiência dele conta muito! –, promovendo uma proximidade entre ambas as partes.

Seja por meio de pesquisas de satisfação ou pelo feedback do próprio cliente, saber como ele se sente em relação ao trabalho por você fornecido ou executado faz com que você, empresário/advogado/contador, saiba melhor qual postura adotar frente a alguma situação problemática.

Dessa forma, administrar o andamento da própria logística na prática, também torna-se mais fácil: acompanhar o interesse de seu público alvo e comparar com a eficiência do serviço prestado acaba por condicionar a otimização dos processos internos.

É notável as grandes influências que podem surtir com apenas esse tópico, acredite. A renovação de contratos tem o potencial de ser um procedimento indispensável para alavancar seus projetos e resultar em maior autonomia e autoridade.

2. Agregue valor ao seu negócio: trabalhe com persuasão da qualidade

Oferecer um serviço que seja de interesse do consumidor não é apenas sobre o perfil do público alvo. É extremamente necessário que haja consideração na qualidade que, junto com um leque de fatores, amplia todas as expectativas e desempenho da empresa. Praticidade, organização, robustez e eficiência são pontos que validam a experiência do cliente.

Nesse sentido, intuindo um destaque visível no mundo corporativo, é altamente aconselhável que a equipe mantenha-se antenada com as tendências trazidas pela transformação digital no âmbito empresarial. De mesma forma que é importante discernir o perfil dos consumidores, também é significativo manter os procedimentos internos compatíveis com interesses externos. Dessa maneira, a posição da empresa nunca seria alienada perante as demais táticas do mercado.

Além disso, prezar por uma harmonia operacionaljá ouviu falar de lean office?? – é uma forma assertiva de atrair boas impressões. Oferecer uma estrutura (tanto digital quanto física, se for o caso), implica diretamente na forma com que o seu negócio será visto. Manter um rotina fiel às programações para evitar contratempos; sempre otimizar os padrões dos serviços prestados também é um vislumbre de uma desenvoltura almejável.

Nesse contexto, sabe-se que existe a tecnologia a favor da corporação. Utilizar da análise de dados também é uma forma de estimar as demandas mais pautadas entre consumidores. Simular produções à longo prazo e prever o grau de investimento válido na empresa, torna-se mais uma estratégia gestacional.

3. Defina seu público alvo com exatidão

Não menos importante do que oferecer um produto – o conhecimento também é negociado em atividades intelectuais – é saber para quem você fornece esses serviços. É essencial que sua função seja, de fato, desejável ou necessária (e por que não ambos!) e aproveitável.

A dica é: tenha um nicho! Quando define-se qual público realmente será prioridade para seus serviços, torna-se muito mais fácil agregar características à sua marca.

Exemplos clássicos são editoras focadas especialmente em um único gênero, ou em uma única temática; escritórios de advocacia que atuam para uma área específica do direito. Ao olhar para uma marca que foque em determinado assunto, automaticamente acontece uma associação com todas as especialidades sugeridas. Quem não prefere contratar e seguir em fusão com um especialista?

Essa relação facilita o crescimento da empresa e atrai mais consumidores interessados exatamente no que tem-se a oferecer. Dessa maneira, a probabilidade de que seu público permaneça em um contrato com os serviços prestados também é muito maior.

4. Relação direta com seu público alvo: passe segurança

Assim como em qualquer área, o consumidor aprecia a segurança. A sensação de poder obter suporte ao menor sinal de obstrução aponta uma conexão muito mais fiel entre ambas as partes. Por parte da empresa, uma maior transparência em seus critérios e normas de segurança; por parte do consumidor, a despreocupação iminente que inibe qualquer possibilidade na quebra de contratos ou de insatisfação.

Diante disso, é sempre muito mais abrangente disponibilizar canais que viabilizem a comunicação constante, mesmo pós contrato/venda. Acompanhar e também deixar o cliente integrado de novos processos e mudanças, estabelece um contato frequente e sólido. Dessa maneira, é fácil que seu público se familiarize com todas as elaborações de seu negócio, adaptando um cenário favorável para fidelidades duradouras.

Leia depois: Como profissionalizar seu atendimento via WhatsApp.

Nesse sentido, é perceptível que o grau de satisfação mensurada também é indispensável. Essa forma específica de comunicação pontua o nível de eficiência gestacional (ou operacional) do seu negócio. Leve em consideração a avaliação para se atentar aos aspectos que podem ser remodelados, para alinha-los aos padrões desejáveis.

Não menos importante é a proteção do seu cliente e dos dados por ele fornecidos. Aplique a metodologia da política de segurança da informação para procedimentos inteiros da empresa, e deixe claro para o cliente os direitos e obrigações de ambas as partes do contrato: abuse da legislação e acordos protetivos aos dois polos da negociação para isso.

5. Tecnologia e renovação de contratos

Não só o mercado de trabalho, mas todos os setores ligados à existência social e biológica têm se expandido com furor na direção das inovações tecnológicas. Sua empresa não pode ficar para trás.

Para potencializar ainda mais a robustez e eficiência de seus projetos, a Clicksign oferece uma plataforma de inúmeras ferramentas. Alinhar e gerenciar sem burocracias ou maiores desfalques, garante uma experiência de praticidade e organização no seu ambiente de trabalho.

5.1. Aposte em contratos eletrônicos!

Optando pelo conforto da Inteligência Artificial aliada à rotina corporativa, será possível estudar todas as questões pautadas acima. A credibilidade da empresa dispara quando existe fidelidade e alto índice de renovação de contratos.

Facilite as coisas para a empresa e o cliente: trabalhe com assinatura eletrônica de contratos. Em mundo digital como o de hoje (principalmente com a pandemia) , algumas interações pessoais têm de ser evitadas – e sinceramente acreditamos que este é o novo normal –, mas não é por isso que o cliente tem que ter sua renovação contratual adiada. Fazer via internet é a solução.

Indicamos a leitura de outro post de nosso blog que ensina de forma prática acerca da assinatura eletrônica. Aprenda para ontem!

5.2. Trabalhe com computação na nuvem

Já foi dito nas entrelinhas deste conteúdo, mas vale o reforço expresso: documentos físicos não são aliados à praticidade e organização de um escritório. Tenha de maneira impressa apenas o necessário, e o restante das informações de seu cliente serão guardadas na nuvem. De fácil acesso à quem executa o trabalho, também tem um nível de proteção super interessante à quem fornece os dados.

Neste post falamos de forma mais aprofundada acerca dos benefícios da computação na nuvem com a Clicksign.

5.3. Invista em automação de processos, se possível

Além disso, a redução de gastos também é recorrente. Ao substituir o trabalho manual pela tecnologia com a gerência dos arquivos, faz-se desnecessário uma equipe encarregada para isso.

Nesse sentido, automatizar atendimento e encaminhá-los a suporte técnicos apenas se solicitado é algo que também diminui demanda de inúmeros funcionários. É possível manter os clientes integrados esporadicamente das novas elaborações, sem a necessidade real de reservar um setor para tal.

Para ler depois: Formas de otimização de escritórios de advocacia.

Propagar uma experiência leve e convidativa para seus clientes torna-se um objetivo que promete favorecer ambos os lados. Agregue valores, elabore e alavanque a procura à sua marca, de maneira simples e eficiente! Fique de olho no conteúdo produzido e disponibilizado pela Clicksign, seu contrato com um futuro ágil pode ser negociado hoje!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *